Coelho pode comer manga?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 31, 2021

Coelhos
Coelho pode comer manga?
Tempo de leitura: 3 minutos

De origem asiática, essa é uma fruta doce e saborosa que costuma agradar até os paladares mais seletivos, como o das crianças. Mas será que coelho pode comer manga? De que maneira a fruta pode fazer parte da alimentação dele?

manga descascada

O alimento é muito rico em nutrientes importantes para o organismo. Ganham destaque os minerais cálcio, ferro e potássio, além das vitaminas A e C. Ainda contém fibras, que além de ajudarem na digestão, aumentam a sensação de saciedade. Vamos descobrir se o coelho pode comer manga!

Frutas na alimentação do coelho: pode ou não pode?

Para muitos, fornecer uma ração para coelho de qualidade é a melhor maneira de proporcionar uma nutrição adequada ao pet. De fato, de acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, uma ração específica é extremamente importante para a nutrição. 

Ainda de acordo com a especialista, embora seja uma das bases da alimentação, a ração não deve ser o único alimento oferecido aos coelhos. Também é fundamental que o pet tenha acesso a feno à vontade. Ele é essencial para a digestão desses animais herbívoros. 

Já verduras, legumes e frutas que coelho pode comer, além de serem ricos em fibras, ajudam a aumentar a ingestão hídrica, uma vez que possuem água em sua composição. Eles podem ser oferecidos três vezes na semana de maneira intercalada.

Antes de incluir um novo alimento na dieta do seu amigo, contudo, é importante ter em mente que nem todos os vegetais são recomendados. Alguns deles, como abacate, alho e cebola, são tóxicos para os pets. Outros, embora não levem a quadros de intoxicação, podem desencadear problemas como gases ou redução da motilidade gastrointestinal.

“Para animais filhotes, temos que ter cuidado ao inserir qualquer alimento para que não ocorra diarreia”, destaca. Lembrando que mudanças na alimentação devem ser realizadas de maneira gradual. Mas e a fruta, o coelho pode comer manga?

coelho na grama

Afinal, coelho pode comer manga?

Felizmente para os apreciadores dessa fruta adocicada, a manga para coelho está permitida. Pode ser oferecida em pequenas porções de duas a três vezes por semana, de preferência de maneira intercalada com outros vegetais.

Para aumentar a segurança, é importante que os alimentos oferecidos estejam frescos e bem-lavados para evitar contaminação por micro-organismos causadores de doenças. O coelho pode comer fruta desde que esteja madura, nunca verde ou passada.

Algumas sementes de frutas, como as da maçã e da pera, contêm os chamados glicosídeos cianogênicos, substâncias tóxicas prejudiciais aos pets. Na dúvida se o coelho pode comer casca de manga, procure sempre remover essas estruturas antes de oferecê-las. 

Por fim, lembre-se de que alimentos frescos não devem ficar o tempo todo disponíveis, pois podem oxidar e acabar atraindo insetos para o ambiente. Sobras que não tenham sido ingeridas após duas horas devem ser descartadas.

Cuidado com excessos!

Assim como outros vegetais, o coelho come manga e tem uma boa fonte de vitaminas e minerais. Entre as mais abundantes na fruta estão as vitaminas A e C, importantes respectivamente para funções relacionadas à visão e ao sistema imunológico. 

Isso posto, não tente incrementar as doses de vitamina para os coelhos, oferecendo vegetais mais vezes na semana ou pior: recorrendo a suplementos vitamínicos sem orientação veterinária. 

Não só a falta, mas o excesso de vitaminas também é prejudicial ao organismo. Nesse sentido, vale lembrar que as rações para coelho já são balanceadas levando em conta esses nutrientes.

Uma vez que sobrecarrega o fígado, o excesso de retinol (vitamina A) está associado a quadros de intoxicação, além de afetar o crescimento, no caso de filhotes. Enquanto isso, o excesso de vitamina C aumenta a necessidade de cobre, provocando desequilíbrios no organismo. 

coelho de perto

Depois de saber que seu coelho pode comer manga, continue acompanhando nossos conteúdos da Petz. Aqui temos várias dicas para você incrementar com cuidado a alimentação do peludo!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *