Você sabe se coelho pode comer milho?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 31, 2021

Coelhos
Você sabe se coelho pode comer milho?
Tempo de leitura: 3 minutos

O milho é um vegetal muito popular entre nós, humanos, e está presente em nosso dia a dia nas mais variadas formas. Porém, quando o assunto é a alimentação de coelhos, esse não é o tipo de comida que costumamos associar a esses bichinhos. Sendo assim,  será que coelho pode comer milho

milho cozido

É sempre importante tomar cuidado ao oferecer novos petiscos aos pets. Parte da tutoria responsável consiste em se atentar aos hábitos alimentares dos bichinhos. Com isso, podemos oferecer tudo o que eles precisam para ter uma dieta balanceada e ficar com a saúde em dia.  A seguir, descubra se coelho pode comer milho!

Alimentos tóxicos, contraindicados ou permitidos

Sempre que alguém se pergunta se um pet pode comer determinado alimento, é importante saber qual a diferença entre alimentos tóxicos, não recomendados e permitidos. 

Alguns alimentos, como o abacate, por exemplo, contêm substâncias tóxicas para os coelhos e outros animais. Ou seja, após sua ingestão, é esperado que o pet apresente sintomas de intoxicação, como: diarreia, alteração das frequências cardíaca, tremores, entre outros. Em casos mais graves, o quadro pode até mesmo levar ao óbito.

Já outros alimentos, embora não sejam considerados tóxicos, não são recomendados para os bichinhos. Isso porque podem prejudicar a saúde do pet a longo prazo ou mesmo de maneira mais imediata. Isso vai depender da quantidade ingerida e da sensibilidade de cada indivíduo.

Finalmente, alimentos permitidos são aqueles que podem entrar para a dieta de determinada espécie. Ainda assim, é preciso respeitar a quantidade e a frequência recomendadas, uma vez que o excesso (de calorias, vitaminas, minerais, etc.) também pode ser prejudicial.

Afinal, coelho pode comer milho? 

Mas, afinal, coelho pode comer milho ou não? De maneira geral, esse não é um alimento tóxico para os felpudos. Contudo, não é recomendado oferecer milho para coelho ou até mesmo torná-lo parte da dieta do pet. 

Isso porque, diferentemente de outros vegetais, o grão de milho não é composto, principalmente, por celulose, mas por um tipo de polissacarídeo complexo. Essa substância não é facilmente digerida por animais herbívoros. 

Assim, o coelho come o milho e pode acabar sofrendo muito desconforto abdominal, provocado pela formação de gases. Em casos mais sérios, pode causar obstrução ou a chamada “estase gastrointestinal”, caracterizada pela redução dos movimentos gastrointestinais.

Entre os sintomas de problemas na digestão do seu amigo estão falta de apetite, redução ou ausência de fezes e distensão abdominal. Em caso de suspeita, procure um veterinário.

Assim, coelhos podem comer milho-verde sem sofrerem intoxicações graves. Entretanto, é recomendado que esse alimento seja evitado na dieta da sua bolinha de pelos. 

coelhos na sombra

Alimentação de coelho: confira outros alimentos mais indicados

De acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, a ração específica para coelhos é fundamental para sua nutrição. Ela é balanceada de acordo com as necessidades da espécie, e assim, você nem precisará se preocupar se o coelho pode comer milho ou não. 

No entanto, a especialista diz que o ideal é variar a dieta. Se você queria saber se coelho pode comer espiga de milho para desgastar os dentes, saiba que o feno é a melhor opção para isso.  Assim, além de ração em quantidade adequada ao peso, é preciso oferecer feno à vontade, pois ele ajuda no desgaste dos dentes e na digestão.

Já frutas, verduras e legumes podem ser oferecidos três vezes por semana, e são importantes para reforçar a ingestão hídrica. Já que você não pode dar milho para coelho, algumas opções de vegetais e frutas recomendados são:

  • Banana;
  • Morango;
  • Manga
  • Mamão;
  • Maça;
  • Pera;
  • Melão
  • Acelga
  • Agrião
  • Rúcula
  • Espinafre;
  • Couve-flor;
  • Couve-manteiga;
  • Cenoura (folhas e talo).

Atente-se apenas ao preparo e à dosagem desses alimentos antes de oferecê-los ao pet. O recomendado é que as sementes e cascas sejam retiradas, para que, assim, seu bichinho possa aproveitar as guloseimas sem precisar se preocupar com nada. 

coelho em gramado florido

Pronto, agora você já sabe se coelhos podem comer milho ou não. Já que esse não é o petisco mais indicado para seu bichinho, aconselhamos que você dê uma olhadinha no Pet-Shop online da Petz. Por aqui, você vai encontrar todos os petiscos e artigos que sua bolinha de pelos precisa e merece! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *