Coelhos

Coelho tremendo: o que pode ser e o que fazer?

Publicado em 02 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Com origem possivelmente nos locais mais frios da Península Ibérica, os coelhos não costumam ser considerados friorentos. Pelo menos não aqui, no Brasil, onde as temperaturas costumam ficar acima dos 20°C na maior parte do tempo. Por isso mesmo, ao ver um coelho tremendo, é normal questionar o que está acontecendo.

coelho cinza e branco

Para saber mais sobre as causas de tremor e antes de se perguntar “como saber se meu coelho está doente?”, continue lendo e confira as principais dicas para ajudar  coelho tremendo muito.

Identificando os diferentes tipos de tremor

Os tremores em seres humanos podem ter diferentes causas, como queda de temperatura ambiente, febre e até epilepsia. Em geral, porém, quando ouvimos dizer que alguém está tremendo, logo imaginamos esse alguém encolhido, com os pelos eriçados e em busca de um cobertor ou lugarzinho ao sol. 

Já no caso dos coelhos, eles podem apresentar uma série de tremores de causa não patológica, o que torna mais difícil saber a causa de coelho doente ou se ele só está sentindo frio.

Quanto aos tremores de causa não patológica, os coelhos podem tremer quando estão muito empolgados, curiosos ou felizes. Durante o sono, alguns coelhos também podem apresentar pequenos e suaves tremeliques. 

Além disso, assim como acontece conosco e com outros animais, um coelho também pode soluçar de vez em quando, dando a impressão de tremor. Nesse sentido, a menos que o quadro ocorra com frequência, não é preciso se preocupar. 

Quando os tremores são sinais de alerta

Antes de mais nada, não custa destacar que, na dúvida, é sempre melhor procurar um médico-veterinário, de preferência especializado em animais silvestres. Quando o assunto é saúde, é melhor prevenir do que remediar ou, como diziam os antigos, o seguro morreu de velho!

Isso posto, qualquer mudança na aparência ou no comportamento dos coelhos devem ser acompanhada com cautela. Se os tremores se tornaram mais frequentes ou intensos, não espere muito antes de levar o coelho ao veterinário. Além disso, mesmo tremores mais amenos devem servir de alerta quando acompanhados de outros sintomas, como:

  • Prostração;
  • Alterações no apetite;
  • Ranger de dentes;
  • Guinchos ou gemidos;
  • Mudanças na postura;
  • Dificuldade respiratória,
  • Dificuldade para dormir.

Ao observar qualquer um desses sintomas, procure atendimento médico com urgência. Lembrando que mesmo que não seja especialista, todo veterinário está apto a prestar socorro a diferentes espécies de animais em caso de emergência.

coelho laranja e branco

O que pode ser quando o coelho está tremendo?

Diversos problemas de saúde podem levar o coelho a apresentar tremores. Entre as principais doenças de um coelho tremendo estão as seguintes.

Golpes de calor

Em caso de aumento brusco das temperaturas ou quando a temperatura é elevada para mais de 25°C, o pet pode entrar em estado de choque, com aumento da frequência cardíaca, salivação excessiva e episódios de convulsão, podendo até mesmo levar o coelho a óbito. 

Portanto, procure manter seu coelho sempre em locais de temperatura mais amena. Em caso de suspeita de golpe de calor, procure refrescar o pet imediatamente, com a ajuda de uma toalha gelada úmida, enquanto o leva ao veterinário.

Intoxicação

Para coelhos que ficam soltos pela casa ou no jardim, tome cuidado para manter o pet longe de substâncias como produtos de limpeza, medicamentos e alguns tipos de planta. Além de mini coelho tremendo, diarreia, prostração e vocalizações também podem estar entre os sintomas de uma intoxicação alimentar.

Infecções

Com as orelhas compridas, os coelhos são propensos a desenvolver problemas como a otite, isto é, a inflamação dos canais auditivos. Nesses casos, o balançar frequente da cabeça pode ser confundido com coelho tremendo, que também pode ser acompanhado de secreção no canal auditivo, perda de apetite e coceira nas orelhas.

Estresse crônico

Assim como outros animais, o coelho é suscetível a esse problema. Entre as principais causas do estresse crônico em coelhos estão a ameaça de predadores e o excesso ou ausência de estímulos. 

Além de coelho tremendo muito, outros sintomas do estresse em coelhos são: mudanças na frequência respiratória, perda de apetite, ranger de dentes, falta de apetite e comportamentos estereotipados, como lambedura excessiva da pelagem.

Derrame

Apesar de o derrame em coelhos ser relativamente raro, os tremores são um dos primeiros sintomas do problema. Além deles, observe se o pet apresenta paralisia de alguma região do corpo e movimentos irregulares dos olhos. Em caso afirmativo, não perca tempo! Leve seu amigo imediatamente ao veterinário.

Agora que você já sabe as causas de coelho tremendo, não deixe de conferir outras dicas de bem-estar e saúde no blog da Petz

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog