Bem-Estar

Dente de coelho: curiosidades e cuidados que você deve ter com eles

Publicado em 08 de outubro de 2018

Tempo de leitura: 4min

Aqui vai um mistério envolvendo os coelhos: eles sempre são lembrados e representados com dois dentões proeminentes, mas já reparou que, pessoalmente, dificilmente vemos o dente de coelho?

De um lado, a associação que fazemos entre coelhos e seus dentes até pode ter muito a ver com os desenhos animados. Mas a verdade é que, além de charmosos, os dentes de coelho são realmente únicos! Sem mencionar o fato de que desempenham um papel importante na vida desses pets orelhudos.

Quer saber mais sobre eles? Confira abaixo 5 curiosidades a respeito do dente de coelho:

Dente de coelho. os cuidados

5 curiosidades sobre dente de coelho

Quer saber mais sobre eles? Confira abaixo 5 curiosidades a respeito do dente de coelho:

1 – Dentes de coelho nunca param de crescer

Apesar de não serem considerados roedores e sim lagomorfos, coelhos compartilham essa

característica com hamsters, esquilos da Mongólia e outros peludos dentuços que dependem do ato de roer. Por isso mesmo, seus dentes precisam ser continuamente desgastados com a ajuda de uma alimentação apropriada e de brinquedos para evitar problemas de saúde.

2 – Coelhos possuem outros dentes além dos incisivos

Os quatro dentes grandes frontais dos coelhos são, sem dúvida, os mais famosos, mas os coelhos possuem também molares e pré-molares. Localizados na região mais interna da boca dos coelhos, eles servem para mastigar. Já os incisivos, como são chamados os dentes da frente, são usados principalmente para agarrar e cortar os alimentos.

Em tempo, você sabe quantos dentes tem um coelho? São 6 incisivos e não apenas 4! Um dos pares fica escondido logo atrás dos incisivos frontais superiores.

3 – A manutenção dos dentes de coelho depende principalmente de sua dieta

dente de coelho. manutenção

Para obter comida na natureza, os coelhos usam os incisivos para cortar a vegetação fibrosa e outros alimentos que fazem parte de sua alimentação. Com isso, os dentes são regularmente desgastados de maneira contínua e natural. Já no caso dos coelhos domésticos, uma das principais fontes de nutrientes é a ração peletizada, mais porosa e insuficiente para desgastar os dentes do seu pet.

Sendo assim, para manter os dentes dos coelhos saudáveis, a ração sempre deve ser complementada com muito feno que, de quebra, ainda garante um melhor funcionamento do intestino dos bichinhos. Lembrando que brinquedos apropriados também ajudam muito nesse sentido, além de distraírem o seu pet.

4 – A má oclusão é um problema sério de saúde

Mas o que acontece quando seu coelho não desgasta os dentes de maneira apropriada? É a chamada má oclusão, que ocorre quando os dentes crescem de maneira excessiva, tornando-se desalinhados e podendo, inclusive, ferir gravemente os coelhos. É que além de atrapalhar a mastigação, a má oclusão também pode levar os dentes dos coelhos a penetrar na carne, causando feridas e abcessos.

Vale lembrar que a má oclusão também pode ter a ver com a genética. Nesses casos, o melhor é fazer um acompanhamento com um veterinário.

5- O desgaste manual dos dentes é estressante para os coelhos

dente de coelho. desgasta?

Não pense que porque os dentes do coelho são feitos para ser desgastados que esse desgaste seja simples de fazer caso, eventualmente, os dentes de seu pet venham a crescer de maneira inadequada.

Na verdade, o processo é extremamente estressante para os coelhos que, assim como nós, também possuem terminações nervosas na dentição. Sendo assim, o desgaste mecânico deve ser feito somente por um veterinário especializado.

É importante ressaltar que tanto a ração quanto o feno oferecido ao coelho devem ser de qualidade e ter garantia de procedência a fim de proporcionar mais saúde para o peludo. O bom é que na Petz você encontra tudo isso, além de opções de brinquedos divertidos e atóxicos que auxiliam na manutenção dos dentes de coelhos e roedores. Procure a unidade mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog