Quantos anos vive um coelho? Descubra a expectativa de vida dos orelhudos!

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 15, 2020

Coelhos
Quantos anos vive um coelho? Descubra a expectativa de vida dos orelhudos!
Tempo de leitura: 3 minutos

Os coelhos vêm ganhando espaço no mundo pet graças à sua doçura e beleza. Entretanto, apesar da popularidade, ainda há muitas dúvidas sobre os orelhudos. Quantos anos vive um coelho, por exemplo, costuma ser uma pergunta comum entre os tutores. 

coelho se coçandocoelho se coçando

Afinal, sempre queremos o melhor para nossos amigos, e diferentes fatores podem influenciar suas expectativas de vida. Se você quer saber quantos anos vive um coelho doméstico, continue lendo! Elaboramos um guia com essa e outras respostas. 

Entendendo a expectativa de vida dos pets

Quando falamos sobre pets, especialmente sobre a dúvida “coelho vive quantos anos?, precisamos explicar alguns pontos. Isso porque, em nossas casas, os orelhudos vivem uma vida muito diferente do que na natureza. Além disso, o processo de domesticação altera algumas características dos pets. 

Esses fatos em conjunto mudam drasticamente a expectativa de vida de um coelho. Para se ter uma ideia, na natureza, os orelhudos vivem, em média, apenas dois anos. Já os orelhudos domésticos costumam alegrar sua família por muito mais tempo! 

Quantos anos vive um coelho? 

Vários fatores podem influenciar em quantos anos vive um coelho. Com o conforto e carinho de um lar, estudos indicam que os orelhudos podem viver, em média, de 8 a 12 anos. 

É importante lembrar, entretanto, que esse é um número genérico, que não se aplica a todos os peludos. Cada pet possui suas características e personalidade. O coelho Mick, por exemplo, fez 16 anos em fevereiro e se tornou o mais velho do mundo! 

As raças podem influenciar?

Quem é fã dos orelhudos provavelmente já sabe que há diversas raças de coelho. Cada uma possui tamanho, pelagem e até personalidade diferente a partir de certas características genéticas. 

Mas será que esse fator também interfere na expectativa de vida? De acordo com especialistas, esse é um fato que não altera quantos anos um coelho vive. Na verdade, outros pontos são mais importantes na hora de analisarmos o bem-estar dos orelhudos, como uma rotina saudável e um lar carinhoso!

coelho ao lado de flores

Como contribuir para a qualidade de vida dos coelhos

Se você está preocupado com quantos anos vive um coelho, é necessário estar atento a alguns pontos. Seguindo algumas poucas atitudes, podemos ajudar os peludos a terem mais qualidade de vida! Para aumentar a expectativa de vida do coelho, siga as recomendações abaixo.

Gaiola

É comum deixar os coelhos em gaiolas, pelo menos parte do dia. E, como sabemos, uma casa confortável é algo importante em nosso bem-estar. Para os orelhudos não é diferente. Por isso, disponibilize para o amigo uma gaiola grande, agradável e com tudo que ele precisa.

Ração

Os coelhos são famosos por sua fama de comilões! Por isso, muitos tutores acreditam que sua nutrição deve ser feita através de cenouras e outros de seus petiscos favoritos. 

Entretanto, a alimentação dos orelhudos é bem mais delicada. Os coelhos precisam de nutrientes específicos, obtidos através das rações próprias. Esses produtos são preparados por especialistas e contêm tudo que os pets necessitam.

Atividades e brincadeiras

Os coelhos são pets muito ativos. Com seus saltos e brincadeiras, é difícil encontrar os orelhudos parados. Por isso, eles precisam de estímulo para gastar sua energia. Os tutores devem oferecer momentos de diversão e disponibilizar brinquedos para seu amigo se entreter. 

Visitas ao veterinário

Parte da rotina saudável de todo pet é visitar o veterinário regularmente. O mesmo se aplica aos coelhos! Em clínicas modernas e bem equipadas, é possível encontrar profissionais especialistas em pets silvestres, como os orelhudos. 

coelho em cima de flores e grama

Depois de conferir quantos anos vive um coelho, confira o blog da Petz e veja outros conteúdos sobre bem-estar animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *