Pets

Como treinar seu cachorro de forma eficiente

Sabemos que existem muitas dúvidas sobre como treinar seu cachorro da forma mais efetiva possível e uma das principais chaves para o sucesso desse tipo de treinamento é mostrar ao cão que será mais vantajoso para ele obedecer.

Um dos erros mais comuns durante o adestramento de cachorros feito em casa é agir de forma a incentivar o cachorro a fazer o exato oposto ao que você quer que ele faça e, por isso, preparamos algumas dicas sobre como treinar seu cachorro filhote ou adulto da melhor maneira possível; veja!

Como treinar seu cachorro a ficar – 4 passos

A primeira regra para condicionar o cachorro a obedecer qualquer comando é: aja de acordo com o que você estiver falando. Ensinar o seu cachorro a ficar, por exemplo, e logo em seguida se afastar e manda-lo ir até você fará com que ele aprenda a desobedecer o que você estiver pedindo.

Considere pedir que ele fique na posição e, gradativamente, aumente o tempo de permanência até que ele seja liberado para lhe seguir, sempre o recompensando com petiscos, brinquedos ou carinho; que devem ser dados quando ele for liberado do comando ou enquanto ele o obedece. Existem, inclusive, brinquedos educativos que podem ajudar no adestramento de cachorros.

Com esta primeira regra em mente, vamos ao treinamento!

Passo 1 – Introduzindo o cachorro à recompensa

Vista a coleira no seu pet e ajoelhe-se, segurando-o pela coleira com uma das mãos enquanto a outra segura uma porção de ração ou de algum outro petisco que ele goste. Diga para ele ficar e espere pacientemente até que ele pare de se mexer em direção ao petisco, repetindo “fica” até que ele entenda que, quanto mais ele se mexer, mais ele demorará para ganhar o agrado. Assim que ele se mantiver na posição sem puxar a coleira, diga incentivos como “muito bem” e dê um dos petiscos. Seja paciente e carinhoso, principalmente no começo do treinamento.

Passo 2 – Fique em pé e repita o comando

Fique em pé e segure a guia do seu cachorro próxima a você. Diga “fica” e jogue um dos petiscos a alguns passos de vocês, esperando que o cachorro fique calmo. Alcance a recompensa e a traga mais perto, deixando-o alcançar o petisco depois que ele estiver calmo e parado por um tempo, dizendo “ok” antes de liberá-lo.

Passo 3 – Repita o passo 2

Apenas jogue a recompensa um pouco mais longe, para que você precise caminhar até ela para buscar. Nossos cachorros são acostumados a nos seguir, portanto não dê uma bronca caso ele faça isso, apenas caminhe sempre olhando para ele, repetindo “fica” e parando de andar sempre que ele se mexer. Carinho e paciência são os segredos do processo, por isso sempre demonstre que ele está fazendo um bom trabalho e que esse é um momento divertido para vocês dois.

Passo 4 – Troque a recompensa

Tente substituir os petiscos por brinquedos e, depois, por carinho e palavras de encorajamento. Repita os três primeiros passos com essas novas recompensas, até usando mais de uma delas de cada vez e, assim que o cachorro estiver obedecendo bem ao comando, você já pode introduzi-lo ao “senta”, “deita”, “dá a pata” e assim por diante.

É importante esclarecer que, assim como acontece conosco, cada cachorro possui um tempo de aprendizado bastante variável, por isso, seja paciente e não desista de adestrar seu cachorro caso você ache que ele está demorando para aprender.

Além disso, cachorros treinados desde filhotes tendem a aprender melhor do que cachorros adultos, mas isso não significa que o adestramento de cães adultos seja impossível, certo? Qualquer cachorro pode ser treinado!

Para entrar em contato com excelentes profissionais que possam te ajudar no treinamento do seu cachorro, encontre a unidade Petz mais próxima a você e nos faça uma visita!

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

View Comments

  • isso da certo
    meu cachorro não me obedecia mas depois que eu li essa dica ele me obedeceu
    esse blog dos pets é muito legal

Recent Posts

A focinheira para cachorro é obrigatória? Entenda o que diz a lei

A focinheira para cachorro é frequentemente associada a cães bravos ou situações extremas. Na prática,…

4 horas ago

Hepatite infecciosa canina: o que você precisa saber

A hepatite infecciosa canina é uma doença que pode ser grave. A condição costuma se…

12 horas ago

Perigo silencioso: conheça melhor a diabetes em cães

A detecção precoce da diabetes em cães é um grande desafio para responsáveis e veterinários.…

12 horas ago

Câncer de mama em cadelas: um guia completo

Infelizmente, o câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns nas fêmeas…

1 dia ago

Infecção urinária em cães: será que é grave?

Pode começar como uma incontinência urinária ou com a lambedura excessiva das genitais. Ou talvez…

1 dia ago

Dor muscular em cachorro: como identificar esse problema?

A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…

2 dias ago