Comportamento

Gato medroso: o que fazer e como ajudá-lo

Publicado em 12 de novembro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Felinos possuem tantas personalidades que fica até difícil caracterizá-los apenas com uma delas. Porém, gato medroso acaba por não usufruir de todo seu potencial por se restringir e fugir de tudo e todos. Isso faz com que ele mantenha distância mesmo de pessoas confiáveis, e os tutores acabam por não entender o que acontece com o pet.

gato medroso

Por esse motivo, separamos algumas dicas para ajudar em caso de gato medroso, além de entender a origem desse problema. Assim, ele se torna mais confiante e pode ser ele mesmo sem medo de tudo e todos.

Por que meu gato é medroso?

São muitos motivos que tornam um gato medroso. Portanto, pesquisar a fundo o passado e acontecimentos que marcaram o bichano pode ser o primeiro passo para descobrir o que está por trás dessa introspecção. 

Caso se pergunte “por que meu gato é muito medroso?”, saiba que algumas vezes esse medo se dá por maus tratos enquanto filhote ou por causa de outros pets dentro da casa, e também por falta de apresentação a pessoas e sons novos.

Uma das principais razões que deixam felinos assim é a falta de exposição e estímulo enquanto filhote. Por esse motivo, é de extrema importância que, enquanto pequeno, mantenha bastante contato com conhecidos, desconhecidos e com outros pets da casa.

Quanto mais convívio ele tiver, mais normalizada vai ser a exposição dele com o externo. Além disso, restringir o acesso do gato somente aos donos o torna inseguro, ansioso e sem confiança. 

Meu gato é adulto e tem medo de tudo, o que eu faço?

Se tem um gato filhote medroso, essa personalidade fica mais fácil de trabalhar e garantir um gato adulto mais extrovertido. Porém, não é impossível ajudar seu filho de quatro patas já adulto a se socializar e perder o medo de pequenas coisas. 

Mas, para isso, alguns passos ajudam a estimular o pet. Entre eles, é de grande importância saber a causa e do que os gatos têm medo. Entre os motivos estão desde sons, outros pets, cheiros, objetos até pessoas. Conhecendo a causa, fica mais fácil mostrar conforto e segurança ao felino. 

Quando descobrir o que deixa o gato com medo, uma boa ideia é escolher um local como esconderijo para ele. Dê preferência a lugares não muito escondidos, senão não vai ajudá-lo com esse problema. Cantos altos geralmente são bons ambientes e eles adoram! 

Depois que escolher o lugar de refúgio, incentive que ele frequente mais o novo ambiente. Isso é possível colocando petiscos, brinquedos interativos e catnip para o bichano. Deixar esses objetos pela casa também o ajuda a sair do lugar para o qual ele sempre foge.

gato medroso

Meu gato adulto tem medo de gente

Além disso, se seu amigo tem medo de pessoas, mesmo os conhecidos que fazem visitas de vez em quando, é possível estimular a convivência entre ambos. Para isso, sempre que algum amigo te visitar, peça para que ele chame o pet e deixe petiscos em lugares que o gato frequenta. 

Dessa forma, o gatinho conhece o novo cheiro e passa a ficar curioso. Sempre que um amigo fizer isso, esse não será mais um bicho de sete cabeças para o felino, e sim uma novidade de interesse. Afinal, um desconhecido trouxe ração e não se aproximou dele de maneira brusca, na visão do felino. 

Cuidado para não forçar estímulos

Cada pet tem um tempo para se adequar às novidades. Portanto, é importante treiná-lo aos poucos, senão, com novidades demais, o gato pode se tornar ainda mais medroso, e você vai questionar: “Meu gato tem medo de mim?”, devido à desconfiança dele.

Alguns bichanos podem desenvolver depressão caso seja exposto demais ou de menos. Se notar ele muito recluso e sem se alimentar direito, procure imediatamente um médico-veterinário. Gato medroso pode não ser só medo, e o melhor é não deixar nosso filho de quatro patas sofrendo, não é mesmo?

gato medroso

Agora que você sabe como ajudar o bichano, confira o blog da Petz para mais dicas que vão auxiliar na adaptação felina. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog