Comportamento

Gato pode comer lagartixa acidentalmente. Isso pode fazer mal para o bichano?

Publicado em 06 de dezembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Embora sejam muito amorosos e companheiros, os bichanos possuem um instinto de caça bastante aflorado. Evidência disso é que basta entrar qualquer bichinho em casa, como uma lagartixa, para que muitos felinos comecem a persegui-la, desencadeando o seguinte questionamento no tutor: gato pode comer lagartixa?

gatos brincando

Entenda por que os gatos gostam de perseguir bichos

Responsáveis e cientes da importância de uma alimentação de gatos completa e balanceada para o bom funcionamento do organismo dele, muitos tutores se preocupam em oferecer a ele uma ração de qualidade, estando atento também à frequência e à quantidade das porções.

Nesse contexto, pode parecer estranho que os bichanos busquem outras fontes de alimento. Em especial quando elas nos parecem tão pouco apetitosas quanto uma mosca, uma barata ou mesmo uma lagartixa. Pois saiba que não é bem por estarem com fome que os gatos perseguem roedores, insetos e outros pequenos animais, mas sim pelo instinto de caçar.

Descendentes de felinos selvagens, uma das curiosidades sobre gatos domésticos é que eles ainda mantêm muito do instinto de seus ancestrais. Assim, apresentam um faro predatório natural bastante aflorado, razão pela qual, mesmo estando saciados, eles não deixam de exercer atividades de caça.

Principalmente quando o ambiente não é enriquecido com recursos adequados, a presença de uma lagartixa em casa possibilita que o bichano expresse uma série de comportamentos naturais ligados à caça, tais como espreitar, perseguir e capturar a presa. Com isso, o gato pode comer lagartixa e barata por acidente.

Por que não é recomendado deixar gato comer lagartixa

Se caçar pequenos animais, como a lagartixa, é um comportamento natural para a espécie, então não tem problema deixar que o pet capture e coma essas presas, certo?

Não é bem assim! Nem tudo o que acontece com o bichano fora de ambientes controlados deve ser reproduzido com gatos domiciliados. Afinal, em casa temos a oportunidade de adotar medidas preventivas a fim de protegê-los contra uma série de riscos, contribuindo para que tenham mais qualidade de vida e longevidade.

Isso posto, embora a atividade de caçar seja fundamental para o bem-estar físico e emocional do pet, o contato com bichos, como lagartixas e baratas, pode desencadear doenças causadas por micro-organismos presentes nesses animais. É importante manter lagartixas e gatos o mais longe possível!

Embora não tenham veneno e não ataquem, as lagartixas transmitem doenças para os gatos. Elas podem estar parasitadas pelo verme Platynosomum fastosum, causador da platinosomose.

Ainda que a maioria dos gatos infectados seja assintomática, a doença pode se tornar grave quando inflama e obstrui as vias biliares, o que pode evoluir para óbito. O gato pode comer lagartixa por acidente, por isso, é preciso ficar atento ao comportamento do seu bichano.

Sintomas da doença

Entre os sintomas da doença estão vômitos, emagrecimento progressivo, hiporexia (diminuição do apetite, diarreia e icterícia), amarelamento da cor dos olhos e das mucosas devido ao excesso de bilirrubina no sangue.

como brincar com gatos pet

Após o diagnóstico, que pode ser dado a partir do exame coprológico, com método de sedimentação fecal, com resultado positivo para a presença de ovos do parasita nas fezes ou por meio da caracterização do parasita na bile, o tratamento é feito com o uso de vermífugo específico.

Lembrando que em caso de obstrução das vias biliares, é necessário recorrer à cirurgia. Além da lagartixa, outros animais que transmitem a doença são sapos e lagartos contaminados.

O gato comeu uma lagartixa, e agora?

Se você observou que seu gato comeu uma lagartixa, a recomendação é levá-lo para uma consulta ao médico-veterinário. Após uma conversa com o tutor e uma avaliação geral do pet, ele poderá recomendar o acompanhamento do quadro ou o uso de um vermífugo em momento oportuno para evitar o desenvolvimento da platinosomose.

Como evitar que o gato coma lagartixa e outros bichos

O gato pode comer lagartixa e outros bichinhos durante suas perseguições e capturas domésticas. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para que o bichano tenha a mínima chance possível de comer bichos. Um dos cuidados mais importantes com gatos domiciliados é a instalação de telas em todas as janelas.

Além de evitar o risco de quedas fatais para bichanos que vivem em apartamentos, ela também serve para impedir fugas ou mesmo “passeios” pela vizinhança que expõem o pet ao risco de atropelamentos, intoxicações e, claro, doenças.

Vale lembrar que além da contaminação pela ingestão de bichos contaminados, como é o caso da platinosomose, o acesso à rua favorece outras doenças transmissíveis, como Fiv e Felv.

E quando esses bichos entram em casa, o que fazer?

Antes mesmo de qualquer bicho entrar na sua casa, é importante que o ambiente e a rotina do gato sejam adaptados para que ele possa expressar comportamentos naturais de caça.

Brinquedos como ratinhos de corda ou varinhas curtas manuseadas para o tutor são boas opções para suplantar ao menos parcialmente a necessidade do gato de caçar presas vivas.

Também invista em medidas preventivas para evitar a entrada desses bichos em nossa casa. Algumas opções de inseticidas e repelentes veterinários não agridem a saúde do pet e servem para manter pernilongos, mosquitos, ratos, formigas, baratas e até mesmo morcegos afastados.

brincadeiras para gatos 3 Copia

Quanto às dedetizações, é importante respeitar as orientações da empresa contratada para o serviço no que diz respeito ao tempo de espera e a ventilação para evitar a intoxicação do pet.

Agora que você sabe que gato pode comer lagartixa, barata e outros bichos durante suas brincadeiras, confira outras publicações do blog da Petz para entender melhor determinados comportamentos do seu bichano!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog