Comportamento

Gatos sentem saudades do dono? Descubra e veja o que seu felino sente

Publicado em 13 de junho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Será que os gatos sentem saudades do dono? Essa é uma pergunta que intriga muitos gateiros. Afinal, os bichanos possuem um estilo muito peculiar de demonstrar suas emoções. Com sua elegância e certa indiferença, pode ser difícil entender  os sentimentos dos felinos. 

gato deitado esperando

Fato é que não são só os tutores que buscam respostas. Pesquisadores de todo o mundo vêm procurando compreender essa questão. Se quiser saber se gatos sentem saudades do dono, continue lendo. Buscamos todas as respostas para você! 

A independência dos bichanos: um caso de ciência

Quem tem um bichano em casa sabe que nossos amigos de quatro patas são fofos, divertidos e ótimos companheiros. Porém, os peludos também são conhecidos por sua grande independência, um comportamento felino comum. 

Afinal, eles não precisam de passeios, enterram suas necessidades e ainda tomam banho sozinhos. Por isso, em 2015, pesquisadores da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, tentaram entender melhor até onde os gatos são independentes

Para isso, realizaram o seguinte experimento: 20 gatos foram colocados em um cômodo junto com seus tutores. Depois, os tutores saíram e os bichanos ficaram sozinhos com estranhos. 

Por fim, mediram as reações de quando os pets ficaram completamente sozinhos no ambiente. Os resultados demonstraram que a independência dos bichanos é maior do que se imagina! 

O resultado do experimento

Em sua análise, os pesquisadores perceberam que os bichanos possuem um senso de apego pequeno, muito menor que os cães, por exemplo. Isso significa que eles não se sentem dependentes de seus tutores e, consequentemente, não se incomodam tanto quando estão sozinhos. 

Esse fator é chamado “laço de segurança”, muito utilizado para medir a dependência de bebês. Em outras palavras, os felinos são independentes e sabem muito bem disso. Mas será que isso quer dizer que os gatos não sentem saudades do dono?

Independência ancestral

Você deve estar pensando: não precisa de um estudo para saber que o comportamento dos gatos é de independência, não é mesmo? Porém, devemos lembrar que os bigodudos foram domesticados há milhares de anos e, nesse tempo, passaram por diferentes evoluções. 

Normalmente, esse processo torna os pets dependentes para tarefas como alimentação e higiene. Entretanto, pesquisas mostram que os felinos passaram por uma domesticação diferente e guardam muitos traços de seus antepassados selvagens. 

Assim, por mais fofo e indefeso que o amigo de quatro patas pareça, ele provavelmente seria capaz de se virar, até mesmo caçando a própria comida. Por isso, quando o bichano vê seu tutor deixando sua casa, ele não fica desesperado, pois sabe que é autossuficiente! 

gato com a cabeça baixa

Autônomo e amoroso

O que muitos não sabem é que ser um pet independente pode, sim, significar que gatos têm sentimentos. Isso é uma informação que os próprios cientistas afirmam! Na verdade, sob certo olhar, essa é uma verdadeira prova de amor dos bichanos. 

Sua relação não se dá por interesse, já que eles sabem que podem viver muito bem sem seus tutores. Em outras palavras, o bichano demonstra carinho por puro carinho, e não para ganhar um pote de ração.

Sinais de que seu gato ama você

Não são necessárias pesquisas tão complexas para saber se os gatos gostam do dono. Se você tem um bichano em casa, basta observar os sinais de amor e carinho. Os bigodudos são discretos, mas com seu jeitinho especial, demonstram seu afeto pelo tutor. Fique atento às situações abaixo: 

  • Quando o gato dorme com você;
  • Quando ele lambe você;
  • Se quando você chega, o bichano solta vários miados curtos e rápidos;
  • Se o peludo olha para você e pisca demoradamente;
  • Se o gato fica ronronando quando você chega; 
  • Se o gato deita e mostra sua fofa barriguinha, pedindo um afago; 
  • Se o peludo se esfrega em suas pernas quando você chega.

Todas essas atitudes acima são sinais de que os gatos sentem saudades do dono. Elas estão relacionadas a comportamentos ancestrais dos bichanos, como seu senso de sobrevivência e marcação de território. É como se seu felino dissesse: esse é meu humano e eu confio nele! Por isso, aproveite o carinho e retribua. 

gato de olho fechado

Após descobrir se os gatos sentem saudades do dono, acesse o blog da Petz e tenha outros conteúdos em primeira mão para garantir o bem-estar do amigo peludo.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog