Comportamento

Tipos de coleira para cachorro: saiba como escolher a ideal!

Publicado em 21 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Você sabia que existem vários tipos de coleira para cachorro? Há acessórios dos mais variados tamanhos e materiais, feitos para animais de todos os portes andarem na rua com segurança e conforto.

buldogues na guia

Esses itens também são disponibilizados em muitos modelos, como peitorais, cabrestos e outros. Dessa forma, você pode escolher aquele que mais combina com a personalidade e o tamanho do seu companheiro.

Sendo assim, é muito importante conhecer todas as opções de guias para utilizar a mais adequada para o passeio com o peludo. A seguir, confira os principais tipos de coleira para cachorro e saiba qual escolher para o seu pet! 

Quais são os principais modelos de coleira? 

A coleira dos pets é um acessório extremamente importante. Afinal, além de manter a segurança do animal durante os passeios, ela é essencial para você encontrar o bichinho após uma fuga acidental. 

Isso porque a plaquinha de identificação do cachorro, contendo todos os dados para contato com o tutor, deve ficar na coleira. Sendo assim, é fundamental escolher o modelo mais adequado possível. A seguir, veja os principais tipos de coleira para cachorro. 

Coleira plana tradicional

Este modelo tem formato de tira e deve ser colocado ao redor do pescoço do cão. Geralmente, é utilizado diariamente pelos bichinhos, sendo ideal para prender uma plaquinha com as informações do tutor. 

Além disso, a coleira plana pode ser suficiente para um passeio na rua. Basta que você tenha uma guia adequada para um bichinho tranquilo e comportado. Do contrário, um puxão forte pode acabar em fuga. 

Coleira de liberação rápida

Este modelo está entre os tipos de coleira para cachorro usados em áreas onde o cão pode ser solto em segurança. Afinal, é fácil de destravar e funciona como substituto para os modelos com fivelas. 

Além disso, com esta coleira, seu amigo de quatro patas tem mais liberdade para correr e brincar durante o passeio. Afinal, é prático travar o produto novamente, no momento de ir embora.

Enforcador

Esta opção de coleira é muito indicada por adestradores tradicionais, já que oferece maior controle para o tutor. É recomendada para cães agitados, que costumam puxar muito a guia durante os passeios. 

Entretanto, é preciso ter cuidado, pois, se o animal for muito forte, pode acabar se machucando. Sendo assim, certifique-se de que o enforcador está regulado corretamente e acalme o pet em momentos de frenesi.

cachorro marrom na coleira

Cabresto

Já para os cachorros em fase inicial de adestramento, o cabresto é o modelo mais indicado. Ele dá a volta ao redor do pescoço do animal e da região do focinho. 

Com ele, o tutor consegue adestrar cães agitados e que têm o hábito de pular nas pessoas. Entretanto, por ser um tanto quanto desconfortável, é preciso ter paciência para o cachorro se adaptar ao modelo.

Peitoral

A coleira peitoral é ideal para cachorros de pequeno porte. Porém, se você procurar pelo modelo adequado, também pode usá-la em cães de tamanho médio e grande. Esse tipo de coleira é muito confortável e oferece bastante segurança durante os passeios. 

É muito importante que o seu amigão tenha toda a proteção ao realizar um passeio. Assim, o peitoral de cachorro é ideal para deixar o momento ainda mais agradável para o cãozinho e para o tutor.

Como escolher o modelo ideal de coleira para cachorro?

Como vimos, existem vários tipos de coleira para cachorro. Assim, para seu melhor amigo ficar seguro e confortável, é preciso analisar todos, determinando o ideal para o pet. Para isso, é necessário levar alguns fatores em consideração.

Primeiro, escolha um modelo compatível com o tamanho do peludo. É essencial que a coleira de cachorro não fique muito apertada e nem muito frouxa. Lembre-se: o melhor tipo de coleira para o peludinho é aquele que não o incomoda, mas o mantém seguro.

Também é importante se certificar de que a coleira é feita com um material resistente. Afinal, você não quer que ela arrebente inesperadamente no meio da rua. Atente-se para esse ponto, principalmente, se o seu companheiro for bem forte, pois a possibilidade do material romper com um puxão é maior nesse caso. 

O ideal é que seu cachorro esteja junto quando você for comprar uma coleira no pet shop. Assim, você poderá testar diversos tipos de coleiras e descobrir qual modelo combina mais com o seu peludo.

pug com peitoral rosa

Agora, você já sabe quais são os principais tipos de coleira para cachorro. Portanto, é só escolher aquele que atende às necessidades do seu bichinho e sair para um passeio agradável. Para mais dicas sobre cuidados com cachorros e curiosidades sobre outros animais de estimação, confira os conteúdos do blog Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog