Curiosidades

Tudo sobre jardinagem: conheça 7 mitos e verdades

Publicado em 31 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Se você está procurando um hobby, a jardinagem é uma boa opção. Cuidar de um jardim é terapêutico, uma ótima forma de aproveitar o dia e embelezar a casa. Você aprende essa atividade diariamente. Afinal, é impossível saber tudo sobre jardinagem.

casal de idosos cuidando de flores no jardim.

Esse hobby é delicado e pode ser muito complexo. Por isso, se você deseja começar a cuidar de suas plantas, pesquise bastante e descubra os mitos e as verdades sobre a jardinagem

O que você precisa saber sobre jardinagem?

Para você conhecer tudo sobre jardinagem, vale aprender o que faz bem para suas plantinhas, como nutri-las da forma certa, como saber o que elas precisam e o que evitar para elas se manterem fortes. A seguir, desvendamos alguns mitos mais difundidos sobre o assunto. 

1. Plantas precisam de água todos os dias

Mito! É verdade que água é essencial para o crescimento de qualquer vegetal, mas umidade em excesso pode ser muito prejudicial para as plantas. As raízes são a base deles, muito importantes, pois absorvem a água e os nutrientes da terra. 

No entanto, as verdinhas também necessitam de ar para sobreviver. Água em excesso impede que a raiz respire, matando-a pouco a pouco. Se o jardineiro rega muito, as folhas da planta ficam murchas e sem vida. Por isso, siga algumas instruções na hora da rega:

  • verifique se o solo ainda está úmido. Coloque seu dedo na terra e tente perceber se ainda há água. Se sim, espere mais um dia para regar de novo; 
  • fique atento às estações do ano. Dias mais quentes precisam de mais regas que dias frios ou com temperaturas amenas;
  • se estiver com dúvida, melhor não regar. A maioria das plantas sobrevive melhor com a falta de água que com o excesso. 

2. Regar durante o dia faz mal

Verdade! Especialistas indicam que a melhor hora para fazer a rega é durante a manhã ou à noite. Regar durante a hora mais quente do dia pode causar um choque térmico na planta, o que é prejudicial à saúde dela.

Além disso, a água vai evaporar rapidamente, e o jardim vai aproveitar pouco os nutrientes da planta. Caso esteja regando corretamente, mas suas plantas ainda não estejam com aparência saudável, tente procurar outras causas, como pragas ou localização do vaso.

3. Todo inseto faz mal para o jardim

Mito! Esse é um ponto de atenção para o manual com tudo sobre jardinagem. Na verdade, alguns insetos são ótimos para as plantas e indicam que o jardim está saudável.

É claro que há insetos e outros animais que são pragas e é preciso ficar de olho neles. No entanto, se encontrar algumas das espécies abaixo nas plantas, fique feliz, pois seu jardim está em ótimas condições:

  • joaninhas: na fase de larva e adulta, elas chegam a caçar 200 pulgões por dia, além de outras pragas;
  • louva-a-deus: ao contrário do que dizem, ele não come as plantas, mas as protege. Ele se alimenta de insetos menores, como moscas, pulgões e mariposas; 
  • abelhas: alimentam-se do néctar das flores e ajudam a polinizar o jardim em uma relação de mutualismo; 
  • vespas: também são grandes polinizadoras; 
  • aranhas: usam as teias para caçar insetos que tentam ficar nas plantas;
  • minhocas: arejam a terra e transformam resíduos orgânicos em húmus, que fornecem nutrientes para plantas. 

pessoa cuidando de plantas dentro de casa.

4. Cactos e suculentas não precisam de água

Mito! É verdade que os cactos e as suculentas retêm mais a água, mas também necessitam de nutrientes para plantas. A rega deve acontecer de forma regular e pode variar de acordo com a estação: uma vez por semana durante os períodos mais quentes e uma vez a cada duas semanas nas estações frias. 

5. Pesticidas naturais são mais saudáveis

Mito! De maneira geral, deve-se evitar pesticidas ou outros aditivos artificiais no jardim. Prefira substratos, adubos e fertilizantes para ajudar as plantinhas a crescer. Porém, como tudo sobre jardinagem, é preciso estudar para ver o que funciona ou não.

Fique atento porque nem sempre o natural é mais saudável. Pense no seguinte: se até água em excesso pode matar as plantas, o que pode causar uma dose errada de café, vinagre ou outro ingrediente natural? 

Os pesticidas regularizados vêm com indicações e orientações sobre a quantidade e a frequência ideal. Plantas são delicadas e precisam de quantidades precisas de nutrientes, adubos e fertilizantes. Por isso, cuidado com as receitas caseiras para jardinagem. 

6. A poda estimula o crescimento da planta

Verdade! A poda é essencial para alguns tipos de plantas, pois permite que novos ramos e folhas cresçam de forma saudável. Você não precisa saber tudo sobre jardinagem, mas identificar se sua planta precisa de poda é uma das habilidades mais importantes.

De modo geral, você pode cortar partes antigas e que não vão se desenvolver, dando lugar a novas formações vegetais. Também evite podar as flores em época de floração. O ideal é esperar que os botões parem de crescer.

7. Conversar ajuda as plantas a crescerem

Não é bem assim. Não há estudos científicos que provem que conversar com vegetais seja benéfico para o crescimento deles. Porém, ao falar com as plantas, você libera CO², um gás que serve de alimento para elas! 

Por isso, muitos especialistas aceitam essa prática como válida. Conversar também pode ser muito benéfico para o jardineiro, que cria uma relação de carinho com as plantas. Na dúvida, converse com as suas! Entre as ferramentas de jardinagem, não há nenhuma mais útil que o afeto.

pessoa cuidando de plantas em vaso.
Já se sente mais seguro agora que sabe tudo sobre jardinagem? Então, é hora de começar a criar suas próprias plantas! Na Petz, você encontra diversos produtos, tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. Venha nos visitar e conheça nosso site!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog