Curiosidades

Lagarto que muda de cor: conheça o Anolis Verde!

Publicado em 05 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 5min

O Anolis Verde é um bichinho frequentemente confundido com o camaleão, devido à sua capacidade de também mudar de cor. Apesar de muitas semelhanças, esse simpático e encantador lagarto não é nem mesmo parente do camaleão, mas vem ganhando espaço nas casas das famílias brasileiras.

Anolis Verde

Originária da América do Norte, principalmente do Texas e da Flórida, o Anolis carolinensis, ou Anolis Verde, como é popularmente conhecido, é um réptil que pode ser domesticado, distrair e fazer companhia para as pessoas. Descubra as principais curiosidades sobre esse belo animal exótico!

Características do Anolis Verde

Se você pretende ter um Anolis Verde como bichinho de estimação, é importante conhecer as características físicas e comportamentais desse animal. Para quem não quer ou não pode ter um lagarto de estimação muito grande, o Anolis Verde é uma excelente opção. Seu tamanho mediano (24 cm, aproximadamente), não exige tanto espaço quanto o camaleão.

Sua coloração predominante é a verde, mas, dependendo do seu humor e temperatura, esse animal que muda de cor acaba se camuflando na paisagem. Outra característica é o papo vermelho, muito maior nos machos do que nas fêmeas, exibido durante disputas territoriais ou por fêmeas.

As fêmeas prenhas precisam enterrar seus ovos, que eclodem após um período de 30 a 45 dias. Em boas condições, esse lagarto pode viver oito anos em cativeiro, desde que com cuidados adequados quanto ao habitat e à alimentação. Por isso, saber tudo sobre o Anolis Verde garante bem-estar e longevidade ao pet.

O comportamento do Anolis Verde

Como a maioria dos lagartos, o Anolis Verde tem hábitos solitários e territoriais. Quando em disputa por terra ou fêmeas, pode ser agressivo, por isso, não é bom ter dois machos no mesmo recinto. Por outro lado, um macho com várias fêmeas não costuma causar problemas.

Quando agarrados pela cauda e ameaçados, esses lagartos podem desprender o rabo e fugir. A cauda nasce novamente, mas não será tão longa quanto a anterior, por isso, ao manejar esse tipo de lagarto, pegue-o com cuidado. Por falar nisso, o animal é muito ágil e pode escapar facilmente.

Por conta dessas características, o Anolis Verde não é um pet para ser constantemente manuseado. No entanto, é fácil treiná-lo para comer na mão do tutor ou subir nos ombros — sempre respeitando a vontade dele!

Como criar o Anolis Verde?

Antes da chegada do lagarto é preciso preparar o ambiente em que ele vai viver. Nunca adquira um animal por impulso, pois a vida dele dependerá do seu novo tutor. Por isso, leia atentamente sobre toda a preparação necessária para receber e ter um excelente convívio com o pet exótico de estimação.

Anolis Verde

Preparo do terrário

Se o terrário for para um grupo pequeno de animais — nunca colocando machos juntos —, ele pode ter, aproximadamente, 80 cm de largura e profundidade. Para animais criados sozinhos, porém, pode ser menor. Geralmente, são usados aquários enriquecidos com substratos que imitam seu habitat natural.

O terrário deve ser alto, se possível vertical, pois o Anolis Verde gosta de escalar. Coloque muitas plantas naturais ou artificiais, pedras e galhos. O chão pode ser recoberto com terra e folhas em decomposição. O ideal é que tenha mais de um metro de altura

A iluminação e a temperatura do ambiente devem ser ajustadas de acordo com as necessidades do lagarto. Por isso, é importante ter um termômetro para averiguar se a temperatura está entre 23oC e 26oC durante o dia, e de 18oC a 21oC durante a noite. Se necessário, utilize aquecedores.

Quanto à iluminação, o terrário deve ser bem iluminado por, pelo menos, oito horas por dia. A luz natural é mais bem-aceita, mas se o local onde fica o terrário não recebê-la, será necessário luz artificial com radiação ultravioleta.

Outros cuidados com o terrário

Como esses lagartos gostam de subir em árvores e observar tudo do alto, tente adequar o terrário em cima de um móvel para que eles possam ficar mais elevados e enxerguem o ambiente do alto. Normalmente, terrários baixos deixam o bichinho mais ansioso e nervoso.

Tenha certeza de que os substratos e qualquer outro adorno do terrário não ofereça perigo ao animal. Alguns exemplos são plantas tóxicas, com espinhos ou pequenos objetos que o lagarto possa ingerir. Fique atento a acidentes com lâmpadas e aquecedores para não queimar o pet.

Do que se alimenta o Anolis Verde?

Tão importante quanto o local onde vai viver é a alimentação, fundamental para a saúde do lagarto. Inicialmente, separe um local do terrário onde será oferecida a comida. O lagarto Anolis Verde é capaz de aprender e esperar pela alimentação no mesmo local, estabelecendo uma rotina.

Sua dieta é à base de gafanhotos, moscas, vermes, larvas e mariposas, mas sua comida preferida em cativeiro são pequenos grilos. Sendo um caçador nato, o ideal é servir essas presas ainda vivas para estimular seu comportamento natural.

Com a orientação de um médico-veterinário especializado, elabore um cardápio equilibrado, calculando a quantidade diária e a necessidade de suplementação com vitaminas para que corra tudo bem com a saúde do lagarto.

Anolis Verde

Gostou de saber um pouco mais sobre o Anolis Verde? Essas foram somente algumas informações sobre esse interessante animal! Que tal visitar o site da Petz e conferir mais dicas e todos os produtos necessários para criar pets exóticos?

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog