Cães

Cachorro africano: conheça as 7 raças mais populares

Publicado em 17 de junho de 2020

Tempo de leitura: 3min

O cachorro faz parte da vida do homem moderno, mas o que muitos não sabem é a origem do pet de estimação. Por esse motivo, listamos 5 raças de cachorro africano para que você conheça a história de cada uma delas, inclusive, algumas são bem impressionantes. 

cachorro de perfil

Basenji 

O cachorro africano Basenji era conhecido no Egito Antigo, onde imagens de cães com todas as características desse animal foram esculpidas em pedra nas tumbas dos faraós. A raça foi desenvolvida para auxiliar na caça, sendo altamente qualificada na África central, onde ficou conhecida como o Cão do Congo. 

O nome de Basenji vem das línguas do Congo e significa “cachorro da vila”. Segundo historiadores, essa raça de cachorro africano não era domesticada até chegar no continente africano. 

Boerboel

Nascido na África do Sul, o Boerboel recebeu esse nome devido à palavra africana “boer”, que significa “fazendeiro”, que se refere aos fazendeiros holandeses que se estabeleceram na África do Sul e usaram enormes cães do tipo Mastim para proteger suas fazendas e famílias.

O surgimento da raça, segundo estudos, aconteceu em meados dos anos 1600, com o objetivo de proteger a propriedade. Eles foram criados como cães africanos de fazenda e excelentes cães de guarda.

Cão da Crista Chinês

Não se sabe ao certo a origem do Cão da Crista Chinês. E, apesar de ter no nome a palavra “chinês”, na verdade, esse pet é originário da África. Acredita-se que alguns cães sem pelo africanos foram levados ao continente asiático e tenham se popularizado por lá — por isso o nome. 

Saluki 

O cachorro africano Saluki é considerado a raça pura mais antiga do mundo, e também um dos primeiros cães a serem domesticados. Ele foi identificado em túmulos na região do Nilo, onde desenterraram esculturas de cães idênticos aos modernos Saluki.

Desde os tempos antigos, é uma raça de cachorro da África apreciada por sua habilidade na caça, principalmente de presas velozes sobre as areias quentes do deserto, o que, inclusive, resultava em um esporte dos reis e comida aos nômades. 

Um fato curioso é que em uma cultura que considerava os cães impuros, a raça de cachorro africano Saluki podia sozinha compartilhar as tendas beduínas e o pet era apelidado de El hor, ou seja, “o nobre”.

cachorro africano com a língua de fora

Coton de Tulear

Originado em Madagascar, há mais de três séculos, o cachorro africano Coton de Tulear era querido entre a realeza da ilha, tanto que era proibido pessoas de fora da elite ter um pet desse. E, quando a raça foi permitida, passou a ser popular entre moradores locais.   

Leão-da-Rodésia 

O cão Leão-da-Rodésia ou Rhodesian Ridgeback é um pet originado na África, especificamente na Rodésia, conhecida hoje como Zimbábue. Era um bichinho usado para rastrear animais de caça, como leões e guepardos. 

Há indícios de que os animais existiam há mais de 5 mil anos. Aliás, o nome da raça é determinado pela peculiaridade da crista na parte de trás desses cachorros africanos e por sua habilidade na caçada de animais selvagens.

Azawakh 

Os cachorros Azawakhs se originaram por volta de 1500 na Nigéria, e foram criados por tribos nômades do Saara do Sul para caçar com os proprietários e proteger o campo. Além disso, esses cães se desenvolveram devido ao cruzamento, milhares de anos atrás, e compartilham ancestralidade com o Saluki e o Sloughi. 

cachorro africano olhando para a câmera

Agora que você sabe sobre algumas raças de cachorro africano, confira o blog da Petz e conheça outras curiosidades e assuntos relacionados ao universo pet!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog