»
»
»
Basenji

GUIA DE RAÇAS
Basenji

Neste guia você vai encontrar:

Um cãozinho esperto e independente!

CBKC - Grupo 5

Companheiro e afetivo, trata-se de um peludo protetor e brincalhão.

Quem vê o Basenji pela primeira vez, logo fica encantado com sua expressão viva e alegre. O peludinho de porte médio é considerado um dos mais antigos entre as raças de cães e, ao longo da história, desempenhou muito bem o papel de caçador, assim como companheiro fiel de seu tutor.

Protetor e guardião, o animal também é brincalhão e super afetivo. Pensa em ter um cãozinho da raça como novo integrante da família? Aproveite para saber tudo sobre seu futuro mascote neste guia completo que a Petz preparou!

Condição física

Cheio de energia, o Basenji é um cachorro curioso e muito ativo. O pet necessita de atividades físicas regulares para manter sua condição física. Além disso, ele precisa se exercitar como forma de distração para evitar que fique entediado.

Por conta de seu instinto de cão de guarda, o animal se dá super bem com esportes caninos. As competições de rastreamento, obediência e agilidade são algumas das mais comuns entre os peludos da raça. Neste caso, o ideal é consultar o veterinário sobre os hábitos mais adequados ao animal.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Basenji

Média de Altura

Média de altura do Basenji

Média de Peso

Média de peso do Basenji

Nível de Fofura

Nível de fofura do Basenji

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Basenji

Destaques e curiosidades

Como todo animal, a raça de cachorro Basenji apresenta diversos fatos curiosos e interessantes. Por ter um passado tão distante, nosso amigo de quatro patas possui uma trajetória marcada por diferentes acontecimentos marcantes. Acompanhe!

A raça Basenji vem da África, mais precisamente da área central do continente. Em vilas e tribos locais, os cãezinhos recebem diferentes nomenclaturas. Muitos nativos do Sudão, por exemplo, apelidaram o peludo de Ango Angari.

Estima-se que um dos primeiros fluxos de migração da raça se deu ainda no Antigo Egito, quando foram utilizados como presentes para os faraós. Eles foram retratados em artefatos da época, assim, como na arte babilônica e mesopotâmica.

Ao contrário de praticamente todos os cachorros, o Basenji não late. Na verdade, ele emite um grunhido peculiar, semelhante a um uivo. Isso acontece por conta do formato da laringe do animal, que é bem diferente dos demais cães.

Basenji guia raças

História do Basenji

Origem

Candidato ao título de raça mais antiga, o cão Basenji tem suas raízes na região de cabeceiras dos rios Nilo e Congo, onde resistiram como animais semi-selvagens. A espécie continuou isolada em áreas remotas do continente por milhares de anos até o final do século 19.

Descobrimento

Como explicamos, a raça já era reconhecida como semi-selvagem pelos africanos e chegou a fazer parte de diferentes tribos e civilizações. Porém, foi no século 17 que os europeus conheceram o cão. Um missionário foi o primeiro estrangeiro a observar o animal, no Congo.

Migração

Os primeiros cães da raça foram levados da África para a Inglaterra em 1895. Outro par migrou para o país europeu em 1937. Eles foram exibidos como curiosidades naturais. Afinal, eram cachorrinhos de instinto selvagem, mas, com fácil adaptação ao ambiente doméstico.

Clubes

Assim como as outras raças, o Basenji cachorro possui clubes especializados. Os grupos são compostos por especialistas, tutores e entusiastas do peludo. O primeiro clube foi criado no Reino Unido, em 1939, antes mesmo do reconhecimento da raça pelo Kennel Club, quatro anos depois.

Basenji veterinário guia raças

Características físicas

Nosso querido Basenji é de tamanho médio para pequeno. O animal tem um corpo de construção leve e ossatura fina. A cabeça é alta comparada ao seu comprimento e as orelhinhas estão sempre eretas. Os olhos são arredondados e apresentam tons escuros, como avelã.

A pelagem é bem curtinha e a pele é bastante flexível. Geralmente, apresenta cores como preto, vermelho, tigrado, creme ou mogno, em todos os casos, acompanhada pelo branco. A cauda é pequena e fica enrolada sobre o corpo do pet.

Conheça rações para Basenji

Personalidade

Segundo os guias de padronização da raça, o cachorro Basenji tem notável inteligência e é muito independente. De todo modo, isso não interfere no espírito de lealdade e afeição pelo tutor, mesmo que de forma reservada.

Seu instinto de caça é sempre perceptível, pois ele adora rastrear e percorrer coisas ou animais menores. Obstinado e curioso, ele é capaz de arquitetar certos planos e objetivos para conseguir o que quer. Não à toa, muitos comparam a personalidade única do Basenji com o temperamento felino!

Convivência

A convivência com um Basenji pode ser definida por altos e baixos, isso porque animal é obstinado e, por vezes, bastante teimoso. A raça vive bem em apartamentos e condomínios, desde que tenham sessões de brincadeiras e passeios, além de interação com o tutor.

O animal suporta bem a ausência do tutor e da família durante certo período. Contudo, é importante lembrar que ele sempre procura algo para se entreter e passar o tempo, seja para “escalar” móveis e lugares da casa, como mastigar algo que achar interessante. O ideal é adaptar bem o ambiente do pet, e sempre utilizar técnicas de adestramento.

Socialização

O tutor que pensa em adotar esse animal precisa ter mente que o trabalho com disciplina e hierarquia é fundamental. Portanto, adote técnicas de adestramento com o Basenji desde cedo. A raça é conhecida por certa teimosia e sua agitação constante!

Trata-se de cão bastante desconfiado com estranhos. A convivência com crianças deve ser supervisionada por um adulto. O macho pode ser agressivo com seus congêneres e recomenda-se familiarizá-lo desde cedo com outras espécies de animais domésticos.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Apesar dos pelinhos serem tão curtos, os Basenjis demandam certo cuidado em relação à pelagem. São precauções básicas, mas muito importantes. A escovação deve ser feita toda semana, com uma escova de cerdas macias ou uma luva tira-pelos.

Com o hábito adequado de escovações, os óleos da pele ficam bem distribuídos por todo o pelo. Além disso, vale ressaltar que a prática evita o acúmulo de pelinhos mortos pelo corpo do animal.

Escovação dos Pelos do Basenji

Higiene

De novo citando características parecidas as dos gatos, o cão da raça Basenji preza muito pela higiene e mantém-se bastante limpinho. Por essa razão, os banhos devem ser dados com baixa frequência, respeitando as necessidades da pele e da pelagem do bichinho.

Além desse cuidado, o tutor precisa ficar sempre de olho nas orelhinhas do animal. Deixe-as sempre bem limpas e, caso seja necessário, solicite alguma solução apropriada para a higiene dos ouvidos ao veterinário.

Por ser tão agitado, o Basenji tem as unhas desgastadas naturalmente, conforme faz suas atividades. Em todo caso, é prudente apará-las se perceber que o comprimento atrapalha o pet. A prática pode ser feita em casa, ou com ajuda profissional.

Como todo cachorrinho, ele também precisa de cuidados bucais para evitar o surgimento de probleminhas nos dentes, como o tártaro e a placa bacteriana. Consulte o veterinário e obtenha indicações de escovinhas e produtos adequados.

Cuidados com a saúde do Basenji

Geralmente, essa raça é bastante saudável e possui pouca propensão a doenças muito sérias. Entretanto, é fundamental ficar de olho na saúde do peludo, com a realização de exames periódicos definidos pelo médico-veterinário.

Segundo o guia de saúde do cãozinho do Kennel Club, testes de problemas renais, avaliações de quadril e consultas oftalmológicas são recomendáveis. Além disso, é importante manter uma rotina com alimentação balanceada e exercícios físicos.

Cuidados Basenji

Higiene e Limpeza para Basenji

Alimentação

A escolha pelo alimento apropriado para a dieta do pet deve ser feita por um profissional. A ajuda do médico-veterinário é fundamental, para que a ração esteja de acordo com o peso, a idade, o porte e os hábitos do animal. Dessa forma, o peludo terá uma vida bem mais saudável!

Acompanhamento

Leve seu amigão ao médico-veterinário regularmente. A realização de check-ups de rotina é fundamental para averiguar se a saúde do bichinho está sempre em dia. O acompanhamento facilita um diagnóstico rápido e antecipado de possíveis problemas de saúde.

A avaliação periódica pelo especialista também faz parte de outros momentos da vida do animal. O veterinário pode ajudar a definir a ração ideal para cada faixa etária do bichinho, os hábitos adequados de atividade física, além de manter a carteirinha de vacinação do pet sempre atualizada!

Filhotes

Filhotes

Ao adotar um Basenji filhote, o tutor precisa alinhar a sua rotina ao mais recente integrante da família, principalmente durante a adaptação do peludinho ao novo lar. Além disso, é importante deixar o local totalmente seguro e acessível ao bichinho.

Fora esses cuidados, é essencial que filhotinho passe por todo o processo de vermifugação e atualização da carteira de vacinas do peludo. Assim, você garante mais qualidade de vida e bem-estar ao animal!

Dicas de adestramento

Para os Basenjis, as aulas de socialização têm prioridade, por isso, são indicadas tanto para os adultos como para filhotes. Eles possuem treinabilidade mais complexa e difícil se comparadas com outras raças, por isso, dedicação e paciência são imprescindíveis.

Os cães dessa raça aprendem de maneira mais prática com táticas de encorajamento e gratificação. Eles também perdem o interesse nas atividades muito rapidamente, portanto, as sessões de adestramento não devem durar mais do que cinco ou dez minutos.

Encontre tudo para seu Basenji aqui na Petz!

Gostou de saber todas essas informações sobre os Basenji? Aproveite e conheça também todos os produtos que o Pet Shop on-line da Petz disponibiliza para que seu amigo de quatro patas cresça saudável e feliz!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Basenji

Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar
Biscoito Premier Cookie para Cães Filhotes 250g
Biscoito Premier Cookie para Cães Filhotes 250g
Comprar
Ração Úmida Pedigree Sachê Vital Pro para Cães Adultos de Raças Pequenas Sabor Frango ao Molho - 100g
Ração Úmida Pedigree Sachê Vital Pro para Cães Adultos de Raças Pequenas Sabor Frango ao Molho - 100g
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças