Cachorros

Cachorro híbrido: saiba o que é e como surgiu essa mistura

Publicado em 18 de maio de 2020

Tempo de leitura: 4min

Você já ouviu falar em cachorro híbrido? Em tese, são considerados SRDs (Sem Raça Definida) todos os cachorros que não possuem pedigree. Isso ocorre porque, sem um certificado que ateste a ascendência do pet, as entidades oficiais entendem que não há como saber se ele tem linhagem pura ou se houve mistura com outra raça no meio do caminho. 

cachorro feliz com a tutora

Mas e quando dois cães de raça definida cruzam e nasce um pet que é a mistura das duas? Neste caso, estamos falando de um SRD, sim, mas ele também pode ser chamado de cachorro híbrido. A seguir, falamos mais sobre isso e apresentamos algumas características desses pets.

Definição e características de um cachorro híbrido

Recapitulando, pode ser considerado cachorro híbrido todo pet que nasceu do cruzamento de dois cães de raça definida. Assim, ele será uma mistura de raças de cães, com características de ambos os lados. Isso tanto na aparência quanto no comportamento.

Já imaginou um cachorro que combina a inteligência típica de uma raça à amabilidade e aparência de outra, famosa por seu visual exuberante? Mesmo sendo um sonho, um fator de destaque a respeito dos cachorros híbridos é que, a princípio, não dá para saber quais características eles vão “puxar”. Pelo menos não no primeiro cruzamento, já que algumas misturas de raças são perpetuadas, por assim dizer.

Como surgiram os cachorros híbridos?

Se você parar para pensar, muitas das raças que conhecemos hoje surgiram como cachorros híbridos. Ao longo do tempo, diversos cruzamentos seletivos foram feitos a fim de obter determinadas características. 

A diferença é que, se antes a preocupação na mistura de raças de cachorro era selecionar cães adequados ao trabalho — como para caça, pastoreio, guarda  —, hoje esses cruzamentos são feitos com objetivo quase exclusivamente estético ou como resultado de cruzamentos acidentais.

Fato é que alguns cruzamentos híbridos agradaram tanto que já existem cruzamentos feitos entre dois cães híbridos semelhantes a fim de manter suas características. Nos Estados Unidos, essas combinações recebem o nome de designer breeds. É o caso do Mal-Shih, mistura de Maltês e Shih-Tzu. 

cachorro peludo no colo

10 combinações de cachorro híbrido famosas

Como dito anteriormente, a mistura de raças fez tanto sucesso que recebeu um nome próprio e conta com um grande número de fãs. Veja os principais tipos de cachorro híbrido:

  • Labradoodle: Labrador + Poodle;
  • Yorkipoo: Yorkshire Terrier + Poodle;
  • Mal-Shih: Maltês + Shih-Szu;
  • Puggle: Pug + Poodle;
  • Maltipoo: Maltês + Poodle;
  • Schnoodle: Schnauzer + Poodle;
  • Goldendoodle: Golden Retriever + Poodle;
  • Morkie: Maltês + Yorkshire Terrier;
  • Pomchi: Lulu da Pomerânia + Chihuahua,
  • Cockapoo: Cocker Spaniel + Poodle.

O cruzamento entre duas raças é recomendado?

Naturalmente, cruzamentos entre cães de duas raças ou com características diferentes acontecem. Como prova, basta pensar nos queridos vira-latas. No entanto, antes de fazer o encontro entre seu amigo e um pet de outra raça, é importante conversar com um veterinário para avaliar os riscos. Do contrário, a gestação pode colocar em risco a vida da cadelinha. Ou seja, as raças híbridas de cachorros devem ter cautela.

O temperamento também é importante. Você se compromete a amar e cuidar deles mesmo que eles não saiam parecidos com aquele pet que você viu no Instagram? Caso não queira ficar com todos, o que vai fazer com os filhotes? Achar um lar para SRDs ainda é mais difícil do que achar uma casa para um cão que pertence ou lembra muito alguma raça.

Por fim, uma reflexão necessária não só quando falamos de cachorros híbridos, mas principalmente quando se trata de realçar algumas características de determinadas raças, é pensar se vale a pena sacrificar o bem-estar de um pet em nome de uma aparência fofa.

cachorro peludo com a língua de fora

Dependendo da mistura de raças, o pet pode apresentar problemas de coluna ou, no caso de braquicefálicos, dificuldade para respirar. Pense nisso e converse sempre com um veterinário. E, caso tenha dúvidas, consulte o blog e as redes sociais da Petz ou vá até uma de nossas lojas. Temos informações, curiosidades e produtos para seu amigo de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog