Curiosidades

Camundongo hairless: saiba tudo sobre o pet!

Publicado em 13 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Animais com características incomuns sempre chamaram a atenção das pessoas. Como prova, basta pensar nas inúmeras matérias sobre animais albinos, assim como na fama de raças como o gato Sphynx, famoso por não possuir pelos. Mas você sabia que ele não é o único pet careca? Conheça o camundongo hairless!

camundongo laranja

Por que o camundongo hairless não tem pelos?

O camundongo pelado é resultado de uma mutação genética. De acordo com estudos, a característica é resultado de diversos alelos Rh-Hr ausentes ou hipomorfos, isto é, que produzem pouca quantidade de produto. Como resultado, o camundongo desenvolve alopécia logo após o primeiro ciclo de crescimento de pelos. 

De acordo com registros, os primeiros camundongos carecas foram apreendidos em um aviário na cidade de Londres, em 1924. Os médicos responsáveis pela captura levaram os roedores para estudos em laboratório, onde, após uma série de cruzamentos, foram capazes de selecionar indivíduos com a mutação.

O interesse no roedor, que ficou conhecido como camundongo hairless, não é à toa. Devido à ausência de pelos, o ratinho careca facilita o estudo de problemas de pele e seus tratamentos, visto que permite uma melhor visualização da pele e não corre o risco de desenvolver inflamações relacionadas ao crescimento dos pelos.

Características dos camundongos carecas

Fora o fato de não ter pelos, os camundongos hairless compartilham algumas características similares com os demais camundongos. Ou seja, esse pet também possui:

  • Tamanho: até 10 cm;
  • Peso: 20 a 25 g;
  • Comportamento: desconfiado e curioso;
  • Hábito alimentar: onívoro;
  • Atividade: preferencialmente noturna,
  • Expectativa de vida: de 1 a 2 anos.

Em relação à expectativa de vida, ela é um pouco mais baixa para os camundongos hairless do que para demais camundongos. Embora alguns estudos apontem para um sistema imunológico eficiente, a ausência dos pelos os deixa mais suscetíveis a infecções por micro-organismos. 

camundongo correndo

Como cuidar de um camundongo careca

Boa opção de pet para quem não deseja ter muito trabalho, o camundongo, independentemente da espécie, depende de alguns cuidados básicos para uma vida mais saudável e feliz:

  • Gaiola: deve ter no mínimo 70 cm. Lembrando que quanto mais espaço o roedor tiver, melhor será para ele. O substrato higiênico colocado ao fundo serve tanto para brincar quanto para manter a higiene da gaiola, absorvendo a urina e, por conseguinte, diminuindo a umidade. Uma vez que o camundongo sem pelo é mais propenso a desenvolver problemas de pele, redobre a atenção para manter a gaiola seca e limpinha. 
  • Acessórios: brinquedos como a famosa roda de exercícios são fundamentais para manter o camundongo ativo e em forma. Já os brinquedos de madeira são ótimos para serem roídos, contribuindo para a manutenção dos dentes, que crescem continuamente. Outros acessórios essenciais são toca ou casinha, comedouro e bebedouro. 
  • Alimentação: uma vez que a dieta do camundongo de estimação é semelhante à do twister, é recomendado utilizar a ração específica para a espécie como base da alimentação. Também é possível oferecer vegetais e frutas como petisco uma ou duas vezes por semana. Além disso, o feno é fundamental para o desgaste dos dentes e bom funcionamento do sistema gastrointestinal,
  • Saúde: por ser mais suscetível a infecções por micro-organismos, o camundongo hairless exige cuidados redobrados com a higiene do ambiente e ao manuseá-lo. Pensando nisso, evite pegá-lo com muita frequência e lembre-se de lavar bem as mãos antes de fazer isso. 

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre o camundongo sem pelos. Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre seus pets favoritos. 

camundongo sem pelo

Depois de ler tudo sobre o camundongo hairless, confira outras curiosidades sobre animais de estimação no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog