Curiosidades

Cat Café, o café para os amantes de bichanos!

Publicado em 28 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 4min

Para os gateiros apaixonados não há nada melhor do que passar uma tarde preguiçosa bebendo um saboroso café na companhia de um bichano. Pensando nisso, criou-se o cat café

gato com coleira vermelha

Esse espaço dedicado aos amantes dos felinos tem uma proposta diferente: além da decoração focada em gatos, você ainda pode passar bons momentos ao lado de peludos que vivem ali! Se interessou? Continue lendo para conhecer a cafeteria com gatos

O que é um cat café? 

Apesar de estar crescendo em popularidade, muita gente ainda não sabe o que é um cat café. Trata-se de um estabelecimento com um conceito simples e fascinante: um restaurante que além de servir café e outras refeições, permite que os clientes se encantem com fofos bichanos. 

Ou seja, enquanto você se delicia com seu aperitivo favorito, graciosos felinos desfilam pelo espaço. Além de pets, a decoração, os enfeites e até mesmo o menu são baseados nos bigodudos. Em outras palavras, cat café é imperdível para os gateiros de plantão!  

Um pouco de história

Para compreender o conceito de cat café, é interessante conhecer sua história. Isso porque apesar de ser relativamente novo no Brasil, esses espaços surgiram há mais de 20 anos! O primeiro cat café foi na cidade de Taipei, em Taiwan, em 1998. O conceito fez sucesso e, logo, começou a se espalhar por toda a Ásia. 

Foi no Japão que eles ganharam mais popularidade, com o nome de Neko Cafe. O êxito na “terra do Sol nascente” foi tanto que ainda hoje muitas pessoas usam o nome japonês para se referir aos cat cafés. Alguns anos depois, tivemos no Brasil o primeiro estabelecimento desse tipo.

Chegando ao Brasil 

A moda da cafeteria de gatos demorou um pouco para chegar em terras tupiniquins. O primeiro estabelecimento do tipo foi o Café com Gato, em Sorocaba, interior de São Paulo. O restaurante abriu em 2014 e ainda hoje é um dos espaços favoritos dos amantes de gatos

Porém, por questões sanitárias, o cat café no Brasil deve funcionar de forma diferente. Nossas leis proíbem animais soltos em espaços que sirvam refeições. Por isso, os bichanos ficam separados em um cômodo especial, com tudo que eles precisam. 

As paredes de vidro permitem que pessoas que gostam de gatos admirem e interajam com os bigodudos. Hoje, outras regiões do país contam com cat cafés de sucesso, como os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande so Sul. Se você é fã de bichanos, não deixe de conferir se há um cat café em sua cidade! 

Cuidados com os pets

Apesar de ser um conceito que tem conquistado cada dias mais fãs, o cat café também desperta atenção em relação à saúde dos pets. Afinal, devemos nos lembrar que o amor pelos bichanos não pode colocar em risco sua segurança. 

Por isso, especialistas defendem que cat cafés devem possuir uma estrutura confortável e segura. Assim, as interações nunca devem ser forçadas e, de preferência, os bichanos devem possuir liberdade para ficar sozinhos quando desejarem. Além disso, é importante que o cat café seja um espaço de conscientização. 

gato laranja espreguiçando

Os benefícios de se conviver com bichanos

Os cat cafés permitem que os “cat lovers” desfrutem de algum tempo com o pet favorito. Afinal, com seu jeito gracioso e divertido, os bichanos conquistam fãs por onde passam. E conviver com um felino não traz só fofura para sua vida. Estudos demonstram que se divertir com um pet oferece muitos outros benefícios.

Melhoras na saúde

Algumas horas com um bichano, além de deixar seu dia mais feliz, podem melhorar sua saúde! Um estudo publicado em 2009 demonstrou que tutores de gatos têm 30% menos chances de sofrer um ataque do coração. 

Sono mais tranquilo 

Não é só para o coração que os amigos de quatro patas fazem bem. De acordo com uma pesquisa norte-americana, quem convive com gatos passa a dormir mais tranquilamente.

Menos alergias

Muitas pessoas evitam ter um pet por medo de alergias. Entretanto, um estudo publicado pelo National Institutes of Health afirma que a exposição aos bichanos, na realidade, pode diminuir a probabilidade de doenças alérgicas no futuro. 

cat café com desenhos de gatos

Com tantos benefícios, dá até vontade de adotar mais um bichano, não é mesmo? Depois de conferir tudo sobre cat café, acesse o blog da Petz para outros conteúdos sobre bem-estar animal!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog