Afinal, o cavalo dorme em pé ou deitado?

Postado por PETZ, em 11/10/2021

Comportamento
Afinal, o cavalo dorme em pé ou deitado?

Entre os mamíferos terrestres, o animal que possui os maiores olhos é o cavalo. Mas e quando esses grandes e lindos olhos se fecham durante o sono, o cavalo dorme em pé ou deitado?

cavalo-dorme-em-pe

Ao longo do texto, vamos explicar como o cavalo dorme, além de aprofundar questões como as etapas do sono desses animais e quantas horas por dia eles passam dormindo. Ficou curioso? Siga em frente e conheça um pouco mais sobre esses animais que convivem conosco desde 3.000 a.C.

Como é o sono dos cavalos?

Antes de sabermos se o cavalo dorme em pé, é importante separarmos o que é  sono de descanso. Os cavalos podem descansar e até fechar os olhos sem estarem dormindo. Você se identifica com esse comportamento? Se a resposta for positiva, não estranhe, porque essa condição também inclui os seres humanos.

Ao avaliar o cavalo dormindo, os estudiosos utilizam a mesma metodologia usada para as pessoas. Consideram três fontes de informação: eletroencefalograma para medir a atividade cerebral, eletro-oculograma para o movimento ocular e eletromiograma para tensão muscular.

Esses exames confirmam a existência de dois tipos de sono: o sono de ondas lentas e o de ondas rápidas. O de ondas lentas pode ser dividido em quatro fases. Vejam abaixo quais são:

  • fase 1 ou adormecimento: pode acontecer não apenas no início do sono, vai depender do grau de profundidade. Nessa fase, qualquer ruído pode ser o suficiente para interromper o sono;
  • fase 2 ou sono rápido: as atividades musculares e cerebrais diminuem. Mesmo dormindo, os radares internos do animal continuam ligados, e qualquer perigo é detectado;
  • fases 3 e 4 ou sono profundo: aqui o corpo realmente descansa. As atividades cerebrais ficam lentas e os músculos relaxam;
  • sono REM: os movimentos oculares ficam rápidos, como diz a sigla REM (“rapid eye movements”, em inglês) e os músculos do pescoço para baixo ficam completamente relaxados, a ponto do cavalo deitar. De acordo com os estudiosos, essa fase serve para absorver as memórias e aprendizados do dia que se foi.

Os cavalos dormem em pé ou deitados?

Você já deve estar ansioso para saber se o cavalo dorme em pé ou deitado, não é? Mas garantimos que agora que você sabe como funciona o sono deles, a resposta para essa questão será ainda melhor compreendida.

Sim, o cavalo pode dormir em pé, porém também se deita. Quando o cavalo dorme em pé e de olhos fechados, ele está naquelas fases iniciais do sono, que são popularmente conhecidas como sonecas. Na fase REM, eles estão deitados de lado ou com o peito no chão e ficam completamente relaxados.

Para saber porque cavalo dorme em pé, é importante ir além da fase do sono e considerar seu instinto de sobrevivência. Assim como outros animais que também tiram a soneca de pé, dormir o deixa muito vulnerável aos perigos. Por isso, ele se “dá ao luxo” de dormir de verdade por, no máximo, três horas por dia.

Uma prova da sua tensão constante em relação ao que acontece ao redor e à possível presença de predadores é a capacidade que os cavalos têm de ter entre dois e quatro ciclos de sono e acordar nos intervalos para retornar ao estado de alerta.

Ou seja, se você reclama que não consegue dormir profundamente após ser acordado por algum som externo, os cavalos fazem isso diariamente para se manterem vivos. Incrível, não é mesmo?

cavalo-dorme-em-pe

Saiba qual o tamanho ideal do estábulo

E quando os cavalos são criados em estábulos? Sendo assim, é preciso pensar no conforto deles, principalmente, porque as fases de sono acontecem não só à noite. Não pode faltar a palha no chão, já que ela representa o colchão mais confortável do mundo para eles.

Porém, a palha não é a cama mais indicada para cavalos que sofrem de doenças respiratórias. Nesse caso, o ideal é buscar outros materiais que não soltem resíduos. Além disso, por ser comestível, o material pode causar cólicas.

As dimensões do estábulo também precisam possibilitar o total movimento dos animais. Para cavalos de tamanho padrão, o correto é que o local não seja inferior a 3,5 x 3 metros.

Outros animais que dormem em pé

Curiosidades sobre cavalos como essa podem também se referir a outros animais. As vacas, burros, girafas, rinocerontes, elefantes, gnus, alces, renas, gazelas, búfalos, veados e bisontes também dormem em pé.

E não apenas esses mamíferos conseguem dormir sem se deitar! Aves como patos, galinhas, flamingos, pombos, cegonhas, canários, gaivotas, pardais e andorinhões também se mantêm em alerta enquanto descansam.

cavalo-dorme-em-pe

Em resumo, o cavalo dorme em pé para se manter vivo, assim como outros bichos que podem ser presas fáceis durante o sono. Quando entendemos isso, temos a certeza de que a natureza pensa em todos os detalhes! Quer saber mais curiosidades a respeito dos animais? Acesse o blog da Petz e aprenda muito mais sobre eles.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *