Animais Silvestres

Raças de cavalo: quais são as mais comuns no Brasil?

Publicado em 22 de julho de 2023

Tempo de leitura: 5min

Os cavalos estão entre os animais mais magníficos que existem, devido a sua inteligência, porte, nobreza, cor, velocidade, rusticidade e músculos. Quer saber quais raças de cavalo são as mais criadas no Brasil?

cavalo marrom olhando para frente

Os cavalos convivem com os homens há milhares de anos e sua domesticação ocorreu mais ou menos 5.500 anos atrás. Inicialmente, o animal era criado para o transporte de cargas e para ajudar o homem na agricultura e nas guerras. Atualmente, existem mais de 100 raças de cavalo no mundo todo!

Os 10 países com maior população de cavalos

Em 2011, foi feito um ranking sobre os países que possuíam a maior população de cavalos no mundo. Em primeiro lugar ficaram os EUA, depois China, México, Brasil, Argentina, Mongólia, Etiópia, Cazaquistão, Rússia e, por fim, o Sudão.

Como é possível observar, a maioria dos países citados possui uma economia baseada na produção agrícola, por isso o cavalo é tão útil para eles. Além disso, seu uso como meio de transporte nessas regiões é significativo.

Cada um desses países possui raças de cavalo criadas conforme a necessidade. Porém, nem por isso ele deixa de ser criado para o lazer e até mesmo como animal de estimação!

Diante de tantas utilidades e benefícios que traz para o homem, não é de se espantar que o cavalo se encontre até nas áreas mais remotas do planeta e que a sua domesticação tenha mudado o modo de viver do ser humano.

As raças queridinhas do Brasil

Embora para um fazendeiro uma determinada raça seja melhor e para um atleta outra seja a escolhida, todas as linhagens possuem valor. No entanto, algumas são mais criadas, dependendo das características de cada país.

No Brasil existem 30 raças de cavalo e pônei criadas oficialmente, sendo que 13 delas são genuinamente brasileiras e foram desenvolvidas por amantes da espécie para o esporte, monta para lazer e diversos tipos de trabalhos. Vamos a elas:

Bretão

O cavalo Bretão é originário da região da Bretagne, na França. Seus moradores são os Betrons, daí o nome da raça. Ele é muito usado para a tração no seu país de origem, sendo seu porte musculoso uma característica marcante.

Por ser um animal que possui a maior conversão alimentar entre os equinos, é também usado para a produção de carne e como ama de leite para outros cavalos, principalmente os de hipismo.

Mangalarga

O cavalo Mangalarga é um genuíno brasileiro! Foi criado a partir de cavalos da raça Andaluz, Alter e Árabe, que vieram para o Brasil com a corte portuguesa. Ele é considerado o principal cavalo de sela do mundo!

Sua principal característica é possuir pouco peso na frente e garupa mais robusta, o que proporciona leveza a seus movimentos, explosão nos arranques e comodidade ao seu cavaleiro. Por isso, sua marcha é considerada única!

cavalo com sela

Quarto de Milha

O cavalo Quarto de Milha recebeu esse nome por ser um dos mais velozes em 402 metros, o que equivale a um quarto de milha. Ele é resultado do cruzamento de cavalos selvagens da América do Norte com os cavalos dos colonizadores ingleses.

A raça foi a primeira a ser desenvolvida na América e conquistou muitos criadores e admiradores. Ela pode correr a 88 km/h e chegou ao Brasil em 1995. É um animal muito musculoso e pesa em torno de 500 kg. Também é uma raça bastante longeva.

Pampa

O cavalo Pampa é originário do Brasil e recebe esse nome em homenagem ao estado do Rio Grande do Sul, que possui o codinome “Pampa”, e devido a sua coloração, que é malhada.

Essa coloração é a mesma do cavalo Paint Horse Norte-americano, por isso, o Pampa é muitas vezes confundido com ele. Contudo, no Brasil, a raça vem sendo purificada para poder ser internacionalmente reconhecida.

Appaloosa

O Appaloosa surgiu na região do Rio Pallose, quando os índios norte-americanos capturaram os cavalos de conquistadores espanhóis e gostavam particularmente dos malhados.

Ele possui o corpo bastante parecido com o do Quarto de Milha e é muito resistente, mas sua característica mais marcante é a pelagem, que pode ter pintas ou manchas escuras espalhadas principalmente pela garupa e tórax.

Puro-sangue Lusitano

O Puro-sangue lusitano é considerado o cavalo de sela mais antigo do mundo Ocidental. Com muitas idas e vindas, a raça foi muito usada no período da Guerra Napoleônica.

Antes esse animal era tido como um cavalo militar, mas com o advento das artilharias e dos veículos motorizados, passou a ser admirado por sua beleza e docilidade. Começou a ser criado, então, para o lazer das famílias portuguesas e do mundo todo.

Shire

O cavalo Shire é conhecido mundialmente como a raça mais alta do mundo. É a raça da realeza inglesa. Possui as patas bastante largas e cobertas por uma densa pelagem, o que a faz ser bastante habilidosa para andar na neve e em terrenos acidentados.

Atinge facilmente 1,80 m de altura e pesa em torno de uma tonelada. Com isso, é capaz de carregar até cinco vezes o seu peso. O cavalo Angus, do desenho da Disney “Valente”, é um representante da raça.

cavalo olhando para frente

E você, possui alguma dessas raças de cavalo? Então, saiba que nas lojas da Petz você encontra produtos e medicamentos específicos para esse lindo animal. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog