Como fazer muda de cebola? Conheça alguns modos para pôr em prática

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 1, 2021

Curiosidades
Como fazer muda de cebola? Conheça alguns modos para pôr em prática
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você gosta de comer comidas orgânicas, que tal aprender como fazer muda de cebola? Assim, além de ganhar um hobby para passar o tempo, você garante o tempero das comidas por meio de um trabalho totalmente manual.

como fazer muda de cebola

Caso tenha se interessado e esteja pensando em como plantar em casa, veio ao lugar certo. Mais adiante, iremos explicar algumas maneiras de como fazer muda de cebola, além de dar dicas para que o vegetal cresça saudável e saboroso. Confira!

Por que é tão interessante cultivar cebola em casa?

Mesmo que a ideia de investir no cultivo da cebola seja interessante, por que escolher esse vegetal? É claro que esse é um ingrediente essencial para dar sabor às refeições, mas você sabe quais são os benefícios nutricionais dele? Veja a lista abaixo.

  • Combate gripes e resfriados, já que é rico em vitaminas A e C, além de enxofre;
  • Ajuda no emagrecimento, pois possui quercetina, acelerando o metabolismo;
  • Protege o coração, por conta do alto teor de vitaminas A, C e E, além de selênio e antocianina;
  • Controla a hipertensão e o diabetes, já que contém potássio;
  • Previne cânceres, graças a uma substância chamada alicina.

Os benefícios da cebola não acabam! Isso porque esse vegetal é muito recomendado para o combate ao envelhecimento precoce. Afinal, a vitamina C é essencial para a produção de colágeno.

Quais são os modos de fazer a muda de cebola?

Agora que já provamos que fazer muda de cebola em casa é uma boa ideia, o que acha de irmos para a parte prática? Nos tópicos a seguir, listamos alguns modos de ter essa plantação ao alcance da mão. Veja!

Com a própria cebola

Conseguir a semente de cebola é a parte mais fácil para cultivá-la. Isso porque é possível ir ao mercado e comprar esse vegetal para plantar a muda no quintal de casa.

Para isso, você terá que separar a parte inferior da muda em uma altura de um a dois centímetros debaixo da água. É necessário deixar de molho de sete a dez dias, esperando as raízes começarem a crescer.

Depois disso, é só plantar em um pedaço de terra e esperar de 20 a 30 dias. Neste período, as raízes começarão a coletar os nutrientes necessários, e as primeiras folhas irão aparecer.

Com bulbos

Outra maneira de plantar a cebola é comprar alguns exemplares pequenos. Na verdade, a dica é escolher as menores do mercado e cultivar em casa com um pouco de terra.

como fazer muda de cebola

Prepare o local em que as pretende plantar e as enterre. Lembre-se que é importante que cada uma fique a uma distância de 15 cm para você não ter que as replantar mais tarde quando não houver espaço para as raízes.

Uma dica importante é escolher a parte inferior da cebola, em que há vestígios das raízes, facilitando o processo de cultivo. Fácil, não?

Em vaso

Também é possível entender como fazer muda de cebola em vasos. Essa é uma solução interessante e útil, principalmente para quem mora em apartamentos.

Para isso, você deve comprar algumas cebolinhas e plantá-las em um vaso comprido, de tamanho médio. O ideal é que somente três cebolas fiquem alinhadas, para que nenhuma roube nutrientes da outra.

Com sementes

Também é possível plantar cebolas usando sementes. Para isso, você terá que comprar ou reaproveitar a haste floral que outras mudas soltaram. Depois, semeia para que novas plantas cresçam no lugar.

Cuidados no cultivo

Além de entender como fazer muda de cebola, é preciso conhecer as características únicas dessa planta. Afinal, se você quer que esse vegetal cresça forte e saboroso, é preciso entender as necessidades dele. Para isso, separamos os seguintes tópicos.

Melhor época

A semeadura das cebolas muda de uma região para outra. No Brasil, a melhor época para a plantação das mudas é nos meses de maio e junho, período em que as chuvas são raras, evitando a formação de fungos nos bulbos.

Agora, se estiver interessado em mudas pequenas, saiba que essa data muda. As cebolinhas devem ser plantadas entre os meses de fevereiro e abril, garantindo o bom cultivo.

Luminosidade

Assim como outras plantas, a cebola precisa de algumas horas de sol direto. Por isso, se onde você mora, o dia tende a ser mais curto, lembre-se de colocar os vasos em lugares que recebam raios solares.

Agora, se os dias tendem a ser mais longos, será preciso controlar as horas de exposição ao sol. Afinal, se receberem a luz solar por muito tempo, é possível que as plantas não nasçam saudáveis.

Terra

Não se esqueça da terra! Ficar atento ao tipo de solo é outra dica essencial para que as suas mudas de cebolas cresçam saudáveis e sejam colhidas rapidamente.

Em geral, a cebola não é tão exigente quanto ao solo ideal. Na maioria das vezes, uma terra fértil, orgânica e com pouco nitrogênio é suficiente, ou seja, com pH de 5,5 ou 6,8.

como fazer muda de cebola

Viu como pode ser prático entender como fazer muda de cebola? Se estiver procurando por alguns produtos para cultivar em casa, dê uma olhada no site da Petz. Acesse e encontre exatamente o que você procura.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *