Curiosidades

Descubra os mistérios por trás dos corais

Publicado em 27 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Conhecer um pouco da natureza é uma maneira de entender porque a preservação é tão importante para o futuro das próximas gerações. Pensando nisso, é comum ter algumas dúvidas, principalmente quando o assunto é menos explorado, como o fundo do mar. Afinal, você sabe o que são corais e recifes coralíneos?

peixes e corais

Pode ser que você não tenha essa resposta na ponta da língua, mas imaginou um mosaico de cores, não é mesmo? Mesmo que muitos não conheçam a definição, a forma é popular e chama a atenção pela beleza.

Para ter acesso a dados e curiosidades sobre os fascinantes corais, continue lendo! Preparamos um conteúdo cheio de informações para você se maravilhar com o fundo do mar.

O que são corais?

Muita gente se pergunta o que são corais, imaginando que as estruturas que constroem os recifes são vegetais ou minerais. No entanto, os corais são membros de um filo animal chamado Cnidários, que inclui anêmonas-do-mar e águas-vivas. 

Eles são formados por um esqueleto calcário e minúsculos corpos individuais agrupados, chamados pólipos. Os corais crescem em diferentes formas e camadas, que se acumulam para formar a topografia complexa do recife. 

Os pólipos têm uma boca cercada por tentáculos. Por elas, os pólipos se alimentam, excretam resíduos e desovam. Nas células dos pólipos, vivem algas, formando uma relação simbiótica com os pólipos.

Tipos de corais

Existem vários tipos de corais. Vale ressaltar que todos pertencem à classe Anthozoa, mas alguns tipos, como o coral-de-fogo, são considerados hidrocorais, ou seja, corais falsos duros.

Inclusive, o coral-de-fogo pode ter um efeito nocivo se entrar em contato com humanos, como queimaduras intensas. No entanto, existem corais marinhos que podem até ser usados em aquários, como o trumpet e o hammer. Além de oferecerem um visual único, eles são muito importantes para certos peixes.

Como os corais se alimentam?

Os nutrientes produzidos pelas algas zooxantelas são os alimentos preferidos dos corais. O mais incrível é que, para se alimentar, um pólipo estica os tentáculos e “pesca” peixes pequenos, plâncton e outras comidinhas.

peixes e corais

Em cada tentáculo, existem células que liberam nematocistos, capazes de matar a presa antes de levá-la para a boca. Esses são mecanismos naturais, que auxiliam a sobrevivência dos corais.

O que são recifes de corais?

Não sabe exatamente o que é um recife de corais? Esse é o nome dado a uma formação geológica, subindo quase ao nível da superfície do mar, construída por um longo período, camada por camada, pelos esqueletos calcários. 

A atividade ecológica dos corais do mar é influenciada por uma variedade de fatores, incluindo as outras criaturas que coexistem na área e o teor de nutrientes da água. Muitos dos recifes de coral que podem ser vistos no mundo existem há mais de cinco mil anos. 

Quando vários recifes de coral se formam em uma área, é possível que surja uma estrutura como a Grande Barreira de Coral Australiana, um dos Patrimônios da Humanidade pela UNESCO. Só nela, existem quase três mil recifes de coral, sendo uma estrutura tão grande que pode ser vista do espaço. 

Existem recifes em todo o mundo: a área ultrapassa 600 mil quilômetros quadrados. Ou seja, são animais bastante expandidos e que evoluíram muito desde a existência. 

Mesmo sendo organismos tão fascinantes, o aquecimento global está colocando os corais em risco, com o processo chamado de branqueamento dos corais. Quando esses animais são afetados, toda a vida marinha sofre com as consequências.

A diversidade dos corais

Aproximadamente 97% da superfície do planeta Terra é composta pela água salgada, incluindo mares e oceanos. Sendo assim, o extenso ambiente apresenta enormes variações, como salinidade e pressão por causa da profundidade, substratos inconsolidados (macios e móveis) e consolidados (sólidos e estáveis).

No mar, existem diversas espécies. No entanto, mesmo com a variedade de organismos, nos recifes, são encontradas maiores diversidades. Além disso, esses corais do mar são comparados com flores tropicais, devido à grande diversidade e à complexidade física e biológica.

Nos recifes, existe uma quantidade extraordinária de variedades e quantidades de organismos. Isso porque de quatro espécies marinhas, apenas uma vive em recifes. Então, não há nada mais fascinante que conhecê-los mais de perto. 

Nesses ambientes, encontra-se a maior diversidade de vertebrados por metro quadrado do mundo. Um exemplo é que cerca de 65% dos peixes de mar são encontrados em recifes. Além disso, há muitos invertebrados, como esponjas-do-mar, camarões, polvos, lagostas, entre outros.

No entanto, mamíferos são raramente encontrados. Animais cetáceos, como baleias e golfinhos, são encontrados em recifes de corais somente em períodos de rota migratória. 

A cadeia alimentar ou trófica ocorre com a transferência de energia por meio da alimentação. As cadeias formam redes, que consomem e servem de alimento para várias espécies. Assim, o funcionamento das redes tróficas é responsável pela perpetuação dos recifes de corais.

peixes e corais no mar
Agora, você já sabe diversas informações e curiosidades sobre os corais tão inusitados! Para continuar descobrindo mais sobre a vida ao redor, não deixe de navegar entre os demais conteúdos que publicamos aqui, no blog da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog