Aquário

Confira mais de 25 opções de peixe de estimação

Publicado em 28 de julho de 2023

Tempo de leitura: 5min

Ter um peixe de estimação é uma ótima escolha para pessoas que passam pouco tempo em casa e não podem ter pets que demandam cuidados mais intensos. Apesar de não receberem toques e carinhos, os peixes são interessantes e interativos e proporcionam vários benefícios para a saúde de crianças e adultos.

Peixe Betta vermelho

Confira opções de peixes de aquário ideais para água doce ou salgada. Saiba também quais são os cuidados básicos para manter as espécies saudáveis e em um ambiente ideal e encontre também dicas de nomes para peixes ornamentais.

Peixes para água doce

Para ter um peixe de estimação, é importante entender o que cada espécie necessita, como a temperatura da água e o tamanho do aquário. Peixes de água doce precisam de um pH em torno de 6 a 9, por exemplo. Confira!

Betta

Tem o tamanho de 6 a 8 cm e a expectativa de vida de cinco anos. O betta talvez seja o peixe de estimação mais conhecido. É famoso pelas caudas volumosas e coloridas. Os machos podem ser agressivos na convivência com peixes da mesma espécie. Já as fêmeas vivem bem com os outros e entre si.

Limpa-vidro

O peixe limpa-vidro é longo, fino e pequeno, por isso, não é recomendável criá-lo junto a espécies maiores, para que não se torne uma presa. Essa espécie gosta de estar em grupo, pois isso a mantém segura. Ela tem entre 3 e 5 cm, e pode ser criada em aquários pequenos e com outros peixes de tamanho parecido. Sua expectativa de vida é de três a cinco anos.

Tetra

Existem diversos tipos de peixe Tetra, como neon, mMato grosso, preto, limão e rodostomus. Ele é pequeno, tendo entre 1,5 e 3 cm, com a expectativa de vida de três a cinco anos e ama viver em cardumes. Por isso, é ideal mantê-lo junto a outros da mesma espécie, sendo essencial adquirir um aquário espaçoso.

Mexirica Ouro Pequeno

Um dos peixes pequenos para aquário é o mexerica, com cores e formatos variados. É fácil de cuidar, com tamanho de 6 a 8 cm. A expectativa de vida é de três a cinco anos e ele se alimenta de plantas e carnes. Adulto, pode chegar até 8 cm, sendo assim, recomenda-se colocá-lo em um aquário espaçoso.

Peixe Dourado

Esse peixe de estimação é conhecido como o rei dos rios. Ele se adapta bem a outras espécies e é consideravelmente grande, com um metro e expectativa de vida de 20 anos. Por isso, precisa de um bom espaço para viver. Escolha um aquário de 40 a 60 litros para o dourado, para que ele possa nadar livremente.

Coridora

Esse peixe de estimação gosta de viver em cardumes e tem um visual diferente, começando pelos “bigodes”. Apresenta-se em mais de 50 espécies, com o tamanho de 2 a 8 cm, e a expectativa de vida de três a cinco anos. É mais pacífico do que outras espécies, sendo uma ótima opção para quem deseja um aquário colorido.

Molinésia

O molinésia é um peixe que se reproduz rapidamente. Apesar de ser territorialista, vive bem com outras espécies, deixando o aquário de água doce ainda mais bonito e misturado. Tem até 5 cm e expectativa de vida de três anos.

Peixe Betta em aquário

Peixes para água salgada

Os peixes de água salgada necessitam de pH entre 8,1 e 8,5, que é o pH encontrado em água salgada, seu habitat natural. Também é essencial incluir no aquário acessórios como bombas e filtros, além de plantas variadas.

Peixe-palhaço

O eixe-palhaço pode ser considerado um dos tipos de peixe de estimação mais autênticos e famosos, principalmente devido ao filme Procurando Nemo. Ele se adapta bem às outras espécies e gosta de viver em anêmonas.

Donzela

As donzelas são peixes de água salgada que resistem bem às mudanças de ambientes. Essa espécie é considerada agressiva entre si e brava com peixes mais tímidos, sendo necessário um aquário grande para uma boa convivência.

Goby

Os gobies vivem em comunidades pequenas e variam em cores e formas. São compridos e existem em mais de duas mil espécies. São facilmente adaptáveis a mudanças de ambiente e temperatura.

Peixe-cirurgião

Também conhecido como Tang, o peixe-cirurgião é maior e necessita de aquários espaçosos. Recebem esse nome, pois dos lados possuem espinhos que lembram bisturís, usados como ataque ou defesa. Alimentam-se de algas e plânctons.

Outras opções de peixes para água doce ou salgada

Outras opções de peixes de estimação para água doce são: Acara-bandeira Marmorato, Lebiste, Paulistinha, Botia Sucker, Oscar Albino, Barbos sumatra, Labeo bicolor, Colisa, Boca-de-fogo, Platy, Comedor-de-alga, Cascudo-abacaxi e Peixe-mocinha.

Outras opções de peixes de estimação para água salgada são: Peixe-anjo imperador, Pseudochromis magenta, Peixe-borboleta, Coral beauty, Benny, Andarim, Dottyback bicolor.

Como cuidar dos peixes de estimação?

Afinal, como cuidar de um peixe de estimação? É importante considerar a alimentação mais indicada para cada espécie, podendo ser alimento vivo, larvas, ovos de peixes, plantas, algas e rações industrializadas. Não se esqueça de considerar um medidor de pH e termômetropara manter o pH e temperatura correta da água.

A dimensão do aquário deve ser de acordo com o tamanho dos peixes escolhidos, para que as espécies tenham como nadar de maneira confortável. É importante manter o ambiente sempre limpo, sem restos de comida e com uma ótima qualidade de água.

Dicas de nomes para peixes ornamentais

Confira algumas dicas criativas para nomes de peixes de estimação: Dory; Nemo; Tonico; Pipo; Ariel; Cory; Apolo; Diva; Concha; Dino; Joy; Duque; Jasmin; Milu; Otto; Zizi; Nina; Mia; Lily; Molly; Jopy; Nora; Marlin; Oscar; Glub; Ted; Sea; Rubi; Dália; Sunny; Lord; Tico; Nana; Rico.

Peixe dourado

Agora você já pode escolher qual peixe de estimação quer colocar no aquário. Não se esqueça que no blog da Petz tem várias dicas sobre peixes: como alimentar, decorar o espaço onde vivem, tratar a água e muito mais!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog