Cães

Cruzamento de Pinscher com Shih-tzu: principais cuidados

Publicado em 17 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Você conhece o Pin-tzu, resultado do cruzamento de Pinscher com Shih-tzu? Cada vez mais popular na internet e na vida real, o Pin-tzu é a combinação de duas raças que, apesar do porte semelhante, contam com características muito diferentes. 

shih-tzu com lacinho

Enquanto o Shih-tzu possui pelagem longa, corpo atarracado e focinho achatado, o Pinscher miniatura é esbelto, tem pelo curto e focinho longo. Por isso mesmo, prever a aparência desse cachorro híbrido não é tarefa fácil. A seguir, vamos saber mais sobre o cruzamento Shih-tzu com Pincher e seus cuidados?

Afinal, como identificar um Pin-tzu?

Para alguns, a resposta é um balde de água fria: a única maneira de ter certeza de que se está diante de um cruzamento de Pinscher com Shih-tzu é saber a que raça pertencem os pais do pet

Isso porque, mesmo quando um cão apresenta características semelhantes a determinada raça, é difícil identificar todas as raças por trás de um cachorro sem raça definida. 

O resultado de um estudo genético conduzido pelo programa Darwin’s Dog, do Broad Institute de Cambridge, mostra que as pessoas são capazes de identificar corretamente uma das raças constituintes de um cachorro SRD em apenas 25% dos casos. 

Para o estudo, os pesquisadores fizeram uma enquete, apresentando a foto de 31 cães sem raça definida aos participantes, que deveriam dizer que raças eles acreditavam estar por trás desses petsa.

No caso do Pin-tzu, uma das dificuldades de reconhecer esse amigo de quatro patas é que, por ser uma mistura de raças muito distintas, a aparência dele é bastante imprevisível.

Quanto ao porte, sua altura oscila entre 25 e 30 cm, com peso geralmente abaixo de 7 kg. O focinho pode ser preto ou marrom, mais achatado ou proeminente. Os olhos são marrons e as orelhas podem tanto ser caídas, como as do Shih-tzu, como eretas, como as do Pinscher. 

A pelagem, em geral lisa e de comprimento médio, pode ter diversas cores: creme, marrom, cinza, preto, branco, entre outras. Aliás, longe de ser monocromática, é comum que a pelagem combine mais de uma cor, característica do Shih-tzu e do Pinscher. 

Temperamento 

Assim como a aparência, o temperamento da cruza de Pinscher com Shih-tzu também varia de um indivíduo para outro. Em comum, Shih-tzu e Pinscher miniatura são cães amigáveis, brincalhões e muito afetuosos.

Já no que diz respeito às diferenças, Shih-tzus costumam ser um pouco menos agitados e ariscos com estranhos do que os Pinschers. Em geral, recomenda-se socializar o Pin-tzu desde filhote para evitar problemas. 

Durante o adestramento, o amigo de quatro patas pode ser teimoso e perder o foco com frequência. Porém, com carinho e dedicação, é possível ensinar a ele muitos truques.

pinscher de perfil

Cuidados de saúde e de higiene

Alguns cuidados de saúde são básicos para todos os cachorros, independentemente da raça. Ainda que não precisem de muitas horas diárias de exercícios, é fundamental passear com o pet diariamente. 

Além disso, estabeleça uma rotina com horário para as refeições, para dormir, brincar, passear, etc. Especialmente quando for preciso deixar seu amigo sozinho, enriqueça o ambiente com brinquedos que estimulam os instintos caninos, como mordedores e comedouros-brinquedos.

A manutenção da pelagem pode demandar mais ou menos trabalho, dependendo do comprimento da pelagem. Cães de pelagem média ou longa devem ser penteados diariamente para evitar a formação de nós e remover as sujidades, que podem provocar doenças. 

Já cães de pelos curtos podem ser escovados duas vezes por semana, para remover pelos mortos e sujeiras. Seja como for, procure levar o pet para tomar banho uma vez por semana.

Como é de se esperar, em geral, o Pin-tzu tem propensão a apresentar problemas comuns ao cruzamento de Pinscher com Shih-tzu. Entre os problemas de saúde mais comuns estão:

  • Síndrome braquicefálica (focinho achatado);
  • Ceratopatia por exposição (doença ocular);
  • Doença do Disco Intervertebral;
  • Luxação patelar,
  • Cataratas.

Para garantir a saúde desse cruzamento de cachorro, é importante levá-lo ao veterinário para um check-up ao menos uma vez por ano, sempre de acordo com a avaliação individual do pet. Alguns dos exames de rotina recomendados são os exames para verificação dos olhos, coração e problemas de pele.

cãozinho peludo

Agora que sabe tudo sobre o cruzamento de Pinscher com Shih-tzu, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros artigos sobre o mundo pet!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog