Cães

10 curiosidades sobre focinho de cachorro!

Publicado em 18 de outubro de 2020

Tempo de leitura: 5min

Que o focinho de cachorro é uma fofura, ninguém duvida! Porém, o que muita gente não sabe é que a anatomia dos peludos guarda segredos impressionantes. Isso porque o nariz canino é, na verdade, é um órgão complexo e poderoso, que demonstra perfeitamente porque os cães são tão incríveis!

cachorro filhote deitado

Quer descobrir curiosidades sobre o amigo de quatro patas? Continue lendo para aprender 10 curiosidades super relevantes sobre focinho de cachorro! 

1. Cada focinho pet é diferente, como impressões digitais

Se você acha que focinho canino é tudo igual, está completamente enganado! Estudos mostram que as narinas dos peludos possuem ranhuras únicas, assim como nossas impressões digitais.

Assim, cada cãozinho possui uma assinatura especial, localizada na ponta do seu nariz! Essa descoberta tem ajudado cientistas a desenvolverem maneiras de encontrar pets perdidos através de softwares que reconhecem o focinho. 

2. O focinho de cachorro é um órgão perfeito

Todo tutor acredita que seu filho de quatro patas é perfeito. Porém, quando o assunto é focinho canino, podemos dizer que é verdade! A anatomia do nariz de cachorro é tão bem elaborada que cientistas classificam como um órgão perfeito. De acordo com pesquisadores, os peludos são verdadeiras máquinas de cheirar! 

3. Focinho de cachorro úmido para cheirar melhor

Você provavelmente já pegou seu filho de quatro patas lambendo o nariz, especialmente enquanto o peludo espera um belo pote de ração, não é mesmo? 

Estudos mostram que o focinho gelado de cachorro e até mesmo úmido, na verdade, auxilia o cão a cheirar melhor. Assim, os pets costumam molhar o nariz quando estão ansiosos, curiosos ou esperando a hora do almoço! 

4. Focinho de cachorro ressecado nem sempre significa doença

É comum acreditar que focinho de cachorro ressecado indica que o pet está doente. Porém, de acordo com veterinários, isso nem sempre é verdade. Muitas vezes, o nariz fica seco pelo clima ou temperatura, mesmo que o peludo esteja saudável.

Caso o cão esteja com problemas de saúde, além de focinho ressecado, ele deve apresentar outros sintomas, como apatia, falta de apetite ou dificuldade de locomoção. Nesse caso, é importante procurar ajuda de um veterinário.

5. O olfato canino é praticamente um superpoder 

Com seu jeitinho fofo, divertido e encantador, todo pet é um super-herói. E a ciência comprova que o focinho de cachorro é realmente quase um superpoder! A capacidade olfativa dos cães é impressionante, pois, por exemplo, o cachorro sente o cheiro de sua família mesmo estando a um quarteirão de distância! 

6. O focinho ajuda a regular a temperatura

Um fato curioso sobre os cães é que eles não suam como os humanos. De acordo com veterinários, a troca de calor dos pets é feita através de diferentes canais, como as patinhas, a língua e a respiração. 

A temperatura do focinho de cachorro quando regulada ajuda nesse processo, já que ao inspirar e expirar o ar, o peludo refresca e umidifica sua narina e seu organismo. 

cachorro com o focinho arrebitado

7. Cães com focinho curto podem ter problemas de saúde

Os cães com focinho curto, também chamados de braquicefálicos, podem apresentar problemas de respiração. É necessário estar atento especialmente no calor, já que graças a essa anatomia peculiar, eles têm dificuldades em controlar sua temperatura corporal. 

8. A cor do focinho não indica doenças ou problemas de saúde

Alguns pets possuem o focinho mais claro ou rosado. É uma característica comum em cães da raça Pitbull, por exemplo. Fofa e charmosa, essa é apenas uma característica física, não indicando qualquer estado de saúde.

No entanto, é importante que o tutor esteja atento aos possíveis efeitos do sol na região do focinho. Isso porque, como o nariz possui menos melanina, ele está sujeito a sofrer mais com o calor. 

9. Focinho quente de cachorro pode ser sinal de febre

O focinho do cachorro gelado e úmido é perfeitamente normal. Essas características deixam o nariz dos pets em perfeita condição para sentir odores e controlar a temperatura corporal.

Dessa forma, um cachorro com focinho quente pode ser sinal de febre. É importante verificar também outros sintomas, como apatia e falta de apetite. No caso de dúvidas, procure ajuda de um veterinário. 

10. Focinho de cachorro inchado é um sinal de alerta

Um focinho de cachorro inchado pode ter diversas causas. Entretanto, é sempre recomendado buscar ajuda de um veterinário. Mordidas de inseto, quedas, traumas, reações alérgicas e intoxicação alimentar podem causar inchaço nessa região. O especialista saberá identificar a origem do problema e receitar o tratamento correto. 

cachorro de focinho achatado

Quando conhecemos curiosidades sobre os pets, ficamos ainda mais apaixonados por esses amigos de quatro patas. Essas características especiais tornam os peludos fofos, inteligentes, fiéis e encantadores. E você, tem alguma curiosidade sobre focinho de cachorro? Comente no blog da Petz

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog