Comportamento

Gato escolhe o dono? Saiba mais sobre os sentimentos dos bichanos!

Publicado em 17 de fevereiro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Bichanos são conhecidos por sua personalidade seletiva! Do momento de carinho até hora da soneca, os felinos fazem tudo do seu jeito sem aceitar interferências! Mas será que isso também é válido para o lar em que ele vive? O gato escolhe o dono

gato cinza de olhos verdes

Por muito tempo se acreditou que os bigodudos possuíam favoritos mesmo dentro da família. Será que isso é realmente verdade? Se você é um gateiro de carteirinha e gostaria de saber mais sobre o comportamento dos nossos amigos, continue lendo. Aprenda aqui como o gato escolhe seu dono e como entender as relações com os felinos! 

Uma escolha ancestral

Para entender se o gato escolhe o dono, precisamos primeiro compreender como começou a relação entre humanos e felinos! Historiadores acreditam que essa aproximação se iniciou por interesse mútuo. 

Com o desenvolvimento da agricultura, as sociedades passaram a acumular grãos e cereais. Isso atraiu um visitante bem desagradável: o rato. Consequentemente, os gatos selvagens começaram a se aproximar, buscando os pequenos roedores. 

Não demorou muito para os humanos perceberem que os bichanos eram companheiros bem agradáveis. Além de fofos e divertidos, eles ainda mantinham os temidos ratos longe!

Para os bichanos, essa relação também era proveitosa, já que ali era um local seguro e com muita comida disponível. Por isso, eles decidiram ficar! Em outras palavras, os gatos escolheram seus donos há 12 mil anos! 

Uma escolha diária

Para que o gato desempenhasse bem o seu papel na sociedade, ele não poderia ser completamente domesticado. Afinal, sua aptidão para caça era muito bem aproveitada! Isso explica porque os bichanos são tão independentes e possuem muitas características de seus ancestrais. 

Especialistas explicam que mesmo que os bichanos estejam muito acostumados à vida doméstica, eles provavelmente se sairiam muito bem caso precisassem caçar seu próprio alimento. 

E mesmo sendo tão independentes, os bigodudos ainda escolhem viver com seus tutores. Em outras palavras, podemos dizer que gato escolhe seu dono todos os dias! Quer uma prova de amor maior que essa? 

gato laranja

E nos dias de hoje? 

Os bichanos são tão independentes que não é difícil ouvir a frase “um gato me adotou”. Mas será que isso é verdade? Será que o pet te escolheu? Para responder a essa pergunta, basta analisar a história e o comportamento dos felinos. 

Nossos amigos são ótimos caçadores e dificilmente passam fome sozinhos. Além disso, são extremamente atléticos e, por isso, podem escapar facilmente dos mais diferentes lugares. Isso significa que os bigodudos jamais ficariam em um lar onde não se sentem confortáveis. 

Se eles preferirem, conseguem sair dali e viver uma vida diferente em outro lugar. Ou seja: quando um gato aparece na sua porta e decide ficar, é porque ele gostou de sua companhia! Assim, podemos dizer porque o gato escolhe o dono

Gatos têm dono? 

Quem tem um bichano em casa sabe que, muitas vezes, eles é o rei da casa! Mas como o gato reconhece seu dono? Será que nossos amigos entendem que são pets? Os pesquisadores demonstram que, mais uma vez, o assunto é um pouco mais complexo do que parece. 

O Dr. John Bradshaw, especialista em comportamento felino, afirma que os felinos entendem os humanos como seus iguais. Claro, eles percebem que nós somos fisicamente bem diferentes. Mas, para eles, nós representamos diferentes membros de uma grande família, cada um com sua função e personalidade. 

Dessa forma, a função de “dono” ou “mestre” não faz muito sentido para os gatos. Essa não é a forma como eles enxergam o mundo. Por isso, uma figura de autoridade pode ser mal compreendida pelos bigodudos. Para se aproximar e adestrar seu amigo, é necessário aplicar outras técnicas. 

Gatos têm um preferido na família? 

Mas e dentro de uma mesma família? Será que os gatos escolhem alguém como membro favorito? O Dr. Bradshaw afirma que não, pois os sentimentos dos felinos é mais complexo. Como os bichanos são muito curiosos e observadores, eles logo irão perceber qual tutor é mais maleável e qual é mais durão. 

Desse modo, quando um gato te escolheu, ele quer dormir com você baseando-se na sua personalidade. Se o peludo perceber que alguém sempre vem socorrê-lo quando ele está com fome, provavelmente irá passar a seguir essa pessoa com mais frequência. 

Tudo é uma resposta ao próprio comportamento do tutor. Por isso, se esforce para cuidar do seu filho de quatro patas da melhor maneira possível! Ele logo irá responder com muitos carinhos e brincadeiras! 

Quando aprendemos mais sobre a personalidade e comportamento dos nossos amigos, podemos tratá-los com mais consciência. Dessa forma, os pets ganham mais qualidade de vida e, consequentemente, podem trazer sua alegria para nossos os lares por muitos anos! 

gato filhote olhando para cima

Gostou de descobrir que gato escolhe o dono? Então, veja outras curiosidades sobre o universo pet no blog da Petz e se torne um verdadeiro especialista em bichanos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog