Curiosidades

Descubra se gato tem dente de leite ou não!

Publicado em 22 de julho de 2022

Tempo de leitura: 5min

A troca de dentes é um momento muito significativo. Afinal, é um sinal de que estamos crescendo e entrando em uma nova fase da vida. Por esse motivo, é comum que tutores se perguntem se o mesmo acontece com seus bichanos. Afinal de contas, gato tem dente de leite ou não?

gato filhote com cara de curiosidade.

Como já é de conhecimento geral, os pets têm organismos muito diferentes dos nossos. Por mais que gatos e cachorros sejam mamíferos como os seres humanos, alguns processos metabólicos são bem diferentes para os bichinhos. Por isso, é normal não saber se o dente do gato cai como o nosso. 

Pensando nisso, preparamos este artigo recheado de informações sobre o assunto. Assim, você saberá se a troca de dentes também é uma realidade entre os peludos e, se sim, como ela ocorre. Dessa forma, será possível oferecer os devidos cuidados ao bichano.

Como é a boca dos gatos?

Antes de saber se gato tem dente de leite ou não, é interessante entender como está estruturada a boca dos bichanos. De forma geral, os filhotes têm 26 dentes na boca, enquanto os adultos têm 30. Cada dente desempenha uma função específica para o processo digestivo do pet: 

  • incisivos: são mais discretos e retangulares que os caninos. Servem para prender presas e cortar alimento. Isso sem contar, é claro, seu papel fundamental na mastigação da comida; 
  • caninos: alongados e pontiagudos, os dentes caninos são os que mais se destacam na boca dos gatos. Eles são característicos de animais carnívoros e servem para perfurar, morder e rasgar carne e outros alimentos duros;
  • pré-molares: esses dentes são os responsáveis por moer a comida que entra na boca do seu gato. Eles costumam ser mais largos e fortes, preparados para amassar qualquer tipo de alimento;
  • molares: os molares são ainda maiores que os pré-molares, com várias irregularidades em sua superfície. Eles são excelentes ferramentas trituradoras e deixam o alimento preparado para a digestão. 

Quando filhotes, os pets têm 12 dentes incisivos, 4 caninos e 10 pré-molares. A partir da fase adulta, essa configuração passa a ter 4 dentes molares. A grande questão é: será que ocorre a troca entre as “pérolas” do seu bichano? 

Gato troca de dente? 

Agora que você já entendeu como está estruturada a boca do seu mascote, chegou a hora de descobrir se gato tem dente de leite ou não. Já informamos logo de cara que sim, os peludos também trocam seus dentinhos durante a fase de crescimento. 

gato filhote no colo de tutora.

Assim como nós, os pets nascem “banguelas”. Os dentes de leite do gato nascem entre as primeiras duas e seis semanas de vida do bichinho. Os primeiros a aparecer são os incisivos, seguidos pelos caninos e finalizando com os pré-molares. Ao fim do processo, o peludo terá 26 dentes de leite. 

No entanto, a partir dos três meses de idade, o gato troca de dente. Os “de leite” caem para dar lugar aos permanentes, assim como acontece com seres humanos e até mesmo cachorros. 

Dessa forma, bichanos adultos acabam com 30 dentes na boca, uma vez que é nessa fase que nascem os 4 molares adicionais. O processo de troca pode demorar até que o bichano complete cinco ou até mesmo sete meses de idade. 

Quais são os riscos da troca de dentes?

Entenda o seguinte: a queda de dentes em gatos é um processo 100% natural. Por isso, não entre em pânico ao encontrar um dentinho do felino no tapete da sala ou no chão do banheiro (ou até mesmo nas fezes do animal, como acontece bastante). 

Durante esse processo, o gatinho pode apresentar sintomas comuns causados pelo incômodo da troca de dentes. Alguns deles são: inapetência, dores, estresse, entre outros. Porém, em situações extraordinárias, o problema pode ser um pouco mais sério.

Esse é o caso, por exemplo, da dupla dentição. Ela ocorre quando o dente permanente do gatinho começa a nascer sem que o de leite tenha caído. Isso pode gerar uma série de problemas ao pet, como o entortamento da dentição, acúmulo de tártaro e de outras doenças periodontais.

Por isso, em qualquer ocasionalidade durante o processo de troca de dentes, não hesite em consultar um veterinário qualificado. O especialista resolverá problemas como a dupla dentição e outros. 

Cuidados com a saúde bucal do seu felino

Agora você já sabe que gato tem dente de leite e de que forma ocorre o processo de troca. No entanto, é importante se atentar para um outro tópico relacionado ao assunto: a saúde bucal diária do seu bichano. 

Seja o dente do gato de leite ou permanente, é importante que ele seja escovado diariamente. Para isso, você precisará de creme dental e escova apropriados para a boca do bichano. Esses itens podem ser encontrados em pet shops como a Petz, por exemplo. 

Acostume seu gatinho à escovação diária dos dentes desde os primeiros meses de vida. Assim, será muito mais fácil lidar com a higiene oral do bichano no futuro. Esse hábito é importantíssimo, pois evita o acúmulo de placas bacterianas e tártaro. 

gato filhote branco deitado.
Hoje você aprendeu que gato tem dente de leite e qual a forma correta de cuidar da boca do peludo. No entanto, os cuidados com seu mascote vão muito além da saúde bucal. Para aprender mais sobre seu bichinho de estimação, continue explorando o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog