Curiosidades

Hamsters são carinhosos? Entenda aqui

Se você não tem muito espaço em casa, mas ama os animais, o que acha de ser tutor de um hamster? Afinal, esse roedor é pequenino e bem fofinho. Talvez, a única dúvida que fica é: será que hamsters são carinhosos?

Isso porque, ao contrário dos gatinhos e dos cachorrinhos, que demonstram afeto pelas lambidas, pelas passadas nas pernas e pelos latidos animados, os gestos dos roedores ainda são um mistério para a grande maioria dos brasileiros, não é mesmo?

Assim, se você admira a independência desses roedores e quer entender melhor a personalidade desses animais de estimação que estão cada vez mais populares, preparamos um conteúdo exclusivo sobre hamsters carinhosos. A seguir, explicamos todos os detalhes.

Afinal, hamsters são carinhosos?

Por não realizarem grandes gestos de carinho, há quem diga que os hamsters não são carinhosos, mas não é bem assim! É claro que você não os verá correndo freneticamente ao serem chamados pelo nome, nem te seguindo onde quer que você ande. Porém, isso não quer dizer que esses pequenos roedores não o amem.

Pelo contrário, o hamster é carinhoso! A ideia de que ele é apático vem da independência, ou seja, de conseguir viver bem sem muita atenção humana. Afinal, ele ainda tem um “toque selvagem”.

Muitos tutores perguntam “como saber se meu hamster gosta de mim?”. Pode ser um pouco complicado, mas é possível notar se o seu pequeno roedor tem carinho por você por meio de algumas observações. Abaixo, explicamos mais detalhes.

Os pequenos gestos importam!

A primeira coisa que você precisa saber é que o bichinho nunca fará grandes gestos ou demonstrações de amor, por isso sempre fique atento aos detalhes! Por exemplo, se ele ficou alguns minutinhos extras descansando na sua mão, já é um bom sinal. Se ele correr na rodinha ao seu redor, é mais uma boa notícia.

Quanto mais apegado ele se demonstrar, maiores serão os gestos de carinho. Por isso, o conselho é ficar atento e não perder nenhum detalhe para entender cada vez mais o seu pequeno roedor.

Os hamsters não são sociáveis com outros

Como mencionamos, os detalhes são muito importantes, por isso é válido reforçar que os hamsters não são muito sociáveis com outros bichinhos. Isso quer dizer que não é uma boa ideia manter mais de um animalzinho na mesma gaiola, ok? 

Às vezes, o afastamento não quer dizer que ele não gosta de você, mas que está estressado. É comum achar que ele queira companhia, mas cada espécie possui necessidades, por isso todo cuidado é pouco na hora da criação.

Por que ter um hamster?

Mesmo que os hamsters sejam carinhosos, por não demonstrarem afeto abertamente, há quem prefira um gatinho ou um cachorrinho, não é mesmo? Afinal, eles tendem a “amar incondicionalmente”. Porém, quem é tutor de um hamster não se arrepende!

Fáceis de cuidar

Uma das principais vantagens de ser tutor de hamster é não precisar de muito para aprender a como cuidar de um hamster. Isso porque, tendo uma gaiola, ração à disposição e uma rodinha para se exercitar, esse pequeno roedor não vai exigir mais nada. 

Além disso, ao contrário de outros animais mais comuns, como cachorros, gatos ou pássaros, o hamster não precisa de muito espaço para criação. Na verdade, se você tiver um cantinho na sombra para colocar a gaiola, já é suficiente para ele ficar confortável e feliz.

Inclusive, sabia que você não precisa se preocupar com a higiene desse pequeno roedor? Assim como os gatos, que são responsáveis pelos próprios banhos, o hamster fica limpo sem “uma boa chuverada”.

Assim, fique preparado para vê-lo dar algumas lambidas em si mesmo. Essa é a maneira dele se manter limpinho, uma forma bem higiênica e eficaz no mundo animal.

Sociáveis

Apesar do hamster não ser muito sociável com outros da espécie, isso não acontece entre os tutores. Por isso, é possível dizer que ele é carinhoso. O hamster aceita o contato humano e, algumas vezes, até procura por esse tipo de carinho. 

Agora que você já sabe que os hamsters são carinhosos, o que acha de mimar o seu pequenino? No site da Petz, você encontra vários acessórios, como casinhas, rodinhas, bebedouros e muito mais. Venha conferir nosso catálogo on-line!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

19 horas ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

20 horas ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

20 horas ago

Como cuidar de margarida

As margaridas são flores queridas por muitos. Símbolos de pureza, inocência e alegria, elas iluminam…

20 horas ago

Como evitar pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas indesejáveis que podem trazer diversos problemas para nossos pets, como…

20 horas ago

Como plantar alface americana

A alface americana é uma das hortaliças mais populares do mundo, apreciada por suas folhas…

20 horas ago