Dicas

Quer aprender como limpar focinho de Pug?

Quem tem Pug sabe que ele é um cão muito fofo, amoroso, brincalhão e cheio de dobras na pele, principalmente na cabeça! Se você é tutor de um animal dessa raça, tem o dever de saber como limpar focinho de Pug.

Qual é a importância de limpar o focinho?

Como o Pug tem muita dobra de pele em cima do focinho, acumulando resíduos de água e comida, poeira, secreções oculares e saliva, caso a limpeza não seja feita rotineiramente nessa região, provoca assaduras e dermatite.

Então, como cuidar de um Pug com essa dermatite? Primeiro, entenda sobre a dermatite, conhecida como intertrigo. É uma infecção de pele superficial e ocorre principalmente em regiões onde a dobra da pele é avantajada.

Acomete principalmente os cães de raças braquicefálicas, como o Pug e os Bulldogs. Essas dobras geram atrito na região de contato entre uma e outra, o que irrita e macera a pele superficial, predispondo a região a infecções de fungos e bactérias.

O microambiente da dobra de pele é úmido, quente, escuro e com pouco ou nenhum contato com o ar. Somando essas características aos resíduos, a região fica perfeita para o desenvolvimento desses microrganismos. Quanto maior for a dobra, mais resíduos acumula.

Caso o peludo seja pelancudo e obeso, o intertrigo pode ser pior, pois a gordura da pele faz com que ela seja mais pesada, e o atrito aumenta. Essa dermatite no focinho não costuma ser grave, mas como causa incômodo ao animal, pode ter outras consequências.

Consequências do intertrigo no focinho

Como dissemos, essa dermatite provoca certo incômodo ao Pug. Ele pode tentar arranhar essa região com as patinhas da frente ou esfregar a cabeça em móveis e tapetes para se livrar do mal-estar.

Com isso, é comum desenvolver um problema ocular chamado úlcera de córnea. Além disso, a inflamação, a assadura e a infecção deixam a região com forte odor, que se espalha pelo corpo enquanto o peludo se limpa ou se lambe.

Úlcera de córnea

A úlcera de córnea é uma ferida na camada mais externa do olho, bastante dolorosa e que provoca o acúmulo de remela. É uma urgência oftálmica e, se não for tratada a tempo, pode levar à perda da visão em casos mais graves. Por isso, não deixe de saber como limpar focinho de Pug.

Sintomas do intertrigo

Os sintomas do intertrigo são locais e não são capazes de deixar o pet apático nem sem apetite. É comum o tutor olhar e não ver nada de anormal no focinho do Pug, mas ao levantar a dobra de pele, é possível notar vermelhidão e secreções inflamatórias e/ou purulenta.

Em lesões mais antigas, além da vermelhidão, é possível que a pele esteja enegrecida pela presença de um fungo oportunista chamado Malazessia pachydermatis. Ele recebe esse nome, pois deixa a pele escura como a de um paquiderme.

O que é preciso para limpar o focinho de Pug?

Para saber como limpar o focinho de Pug, é preciso reunir todo o material necessário. Confira se você os tem em casa e já os deixe separados, pois serão usados todos os dias, servindo como cuidados com Pug filhote ou adulto.

  • Algodão, de preferência em disco, pois solta menos fiapos;
  • Água morna ou um produto de limpeza de focinho de Pug de uso veterinário (não utilize produtos de uso humano);
  • Lenços umedecidos sem álcool e perfume ou panos limpos;
  • Medicamentos prescritos pelo veterinário em caso de intertrigo já instalado.

Como fazer a limpeza do focinho?

Você vai ver como limpar focinho de Pug é fácil. No início, teste se prefere usar os lenços umedecidos, o algodão ou o pano para fazer a limpeza, o que lhe for mais conveniente.

Escolhido o material, no caso do pano ou do algodão, passe a loção de limpeza. No caso dos lencinhos, você pode ou não passar a loção de limpeza de focinho, uma vez que eles já são úmidos.

Se for a primeira vez que vai mexer na região, faça isso com calma. Coloque o Pug em algum lugar confortável para ele, mas que o impeça de sair correndo, fugindo da limpeza.

Com uma das mãos, você vai erguer a dobra de pele em direção à testa do pet, para expor o máximo que puder da região. Observe se existe a presença de pus, rachaduras ou sujidades para limpar bem e retirar o que for possível.

Comece a limpar a região gentilmente com o material escolhido já embebido na loção de limpeza de focinho. Dependendo da sujidade, será preciso trocar o material e passar mais loção.

Certifique-se de ter retirado tudo. Se houver a presença de rachaduras ou vermelhidão no local, será necessário levar o peludo para uma consulta veterinária. Caso seja necessário, o profissional prescreverá medicamentos tópicos.

Por fim, seque bem a região com o material escolhido seco. Não use secador de cabelos, pois o vento produzido pode ressecar o olho do pet e causar a úlcera de córnea. Esses são os cuidados com Pug que tem dobra de pele em cima do focinho.

Gostou de saber como limpar focinho de Pug e as consequências de não fazer essa limpeza? Então, corre para a loja da Petz. Lá, você encontra tudo que precisa para o seu Pug ficar limpinho e saudável!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cores e raças de chinchila: escolha uma para chamar de sua!

Os roedores são animais de estimação de uma fofura incalculável! A pelagem é supermacia, e…

20 horas ago

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

2 dias ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

2 dias ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

2 dias ago

Como cuidar de margarida

As margaridas são flores queridas por muitos. Símbolos de pureza, inocência e alegria, elas iluminam…

2 dias ago

Como evitar pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas indesejáveis que podem trazer diversos problemas para nossos pets, como…

2 dias ago