Lagartixa tem veneno? Confira esta e outras curiosidades

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 2, 2021

Curiosidades
Lagartixa tem veneno? Confira esta e outras curiosidades
Tempo de leitura: 4 minutos

Ao contrário das baratas, repudiadas pela maior parte das pessoas, as lagartixas gozam de certa simpatia. Ainda que alguns sintam calafrios só de pensar no corpo gelado delas, muitos veem o fato delas se alimentarem de insetos com bons olhos e acabam não se questionando se a lagartixa tem veneno.

lagartixa na pedra

Ao mesmo tempo, há quem pergunte se lagartixa é venenosa ou pode transmitir doenças para seres humanos e outras espécies. A seguir, respondemos a algumas das principais dúvidas sobre este pequeno réptil comum em nosso dia a dia urbano. 

Qual é a diferença entre lagartixa e lagarto?

Toda lagartixa é um pequeno lagarto, mas nem todos os lagartos são lagartixas. De maneira geral, são chamados de lagartos os répteis cujo corpo é coberto por escamas, possuindo quatro patas e cauda. 

Derivado de “lagarto”, o termo “lagartixa” refere-se a mais de 750 espécies com tamanhos que variam de 3 a 15 cm. Além disso, enquanto muitos lagartos são diurnos, geralmente, as lagartixas têm hábitos noturnos. Isso explica porque nos deparamos com elas nesse período.

Lagartixas têm veneno?

A lagartixa doméstica não possui veneno. Respondendo a outra dúvida muito comum, elas também não mordem nem atacam seres humanos e outros animais, contando com uma estratégia bastante peculiar para se defenderem de predadores. Por isso, não precisa ter medo!

A lagartixa branca tem veneno? A cor não influencia nada desses animais. Contudo, eles podem ser perigosos para os pets. Mais para frente, falamos detalhadamente sobre esse assunto.

A maior parte dos lagartos também não é venenosa. Porém, existem exceções, a exemplo do famoso dragão-de-komodo, considerada a maior espécie de lagarto do mundo, podendo chegar a três metros de comprimento. 

Com o veneno, este lagarto originário da Indonésia é capaz de matar presas tão grandes quanto o búfalo-asiático, espécie bovina cujo peso pode ultrapassar meia tonelada, muito diferente das inofensivas lagartixinhas.

Lagartixa transmite doença?

Esclarecemos se lagartixa tem veneno, mas e quanto à transmissão de doenças? Isso depende de como e para quem. Uma vez que não costumam se aproximar de nós com facilidade, as lagartixas são bastante inofensivas para os seres humanos. 

lagartixa na folha

Porém, assim como outros animais, elas também podem carregar micro-organismos potencialmente perigosos. Além disso, é sabido que as fezes de lagartixa transmitem doença. Por isso, depois de manuseá-la, por qualquer motivo, é importante lavar as mãos em seguida. 

Quem convive com bichanos deve fazer o possível para evitar lagartixas em casa. Isso porque algumas delas podem carregar o parasita causador da platinosomose, doença que afeta o funcionamento do fígado dos gatos. Então, fique atento!

Como predadores natos, os bichanos tendem a perseguir lagartixas quando as veem pela casa. Com isso, podem ingerir um indivíduo contaminado, contraindo o parasita. Apesar de em escala menor, a lagartixa é venenosa para cães também.

Por que o rabo da lagartixa cai e cresce de novo?

Já sabemos se lagartixa tem veneno, porém ainda há muitas dúvidas sobre esse animal, como, por exemplo, por que o rabo desse réptil cai? De forma prática, esse é um dos principais mecanismos de defesa das lagartixas. É incrível como a natureza ajudou esses bichinhos a resistirem diante dos ataques dos predadores.

Elas fazem isso de maneira intuitiva, sempre que se sentem ameaçadas. Uma vez que o rabo da lagartixa continua a se mexer por um período após se desprender do corpo, o objetivo é confundir e distrair o predador durante a perseguição. Assim, a lagartixa ganha mais tempo para fugir e salvar a própria pele. 

Tal fenômeno é chamado de autotomia ou mutilação espontânea. A regeneração leva, em média, três semanas, tempo que pode variar dependendo da estação do ano. 

O mais incrível é que a cauda regenerada é sempre diferente da original, geralmente, mais curta e mais grossa. Talvez, essa seja a marca registrada desses bichinhos que passam a vida se protegendo.

Por que a lagartixa não cai da parede?

Isso é possível graças aos dedos da lagartixa, repletos de lamelas, que combinam pequenos pelos e minúsculas almofadinhas, capazes de aderir às superfícies, desde as mais lisas até as mais rugosas. 

Os estudos mostram que a aderência é resultado das ligações de Van der Waals, uma soma das forças atrativas ou repulsivas entre moléculas, que vão se alternando no processo. Ou seja, não há nenhuma cola nas patinhas, caso você tenha imaginado essa hipótese!

lagartixa
Gostou de saber se lagartixa tem veneno? Como vimos, ela é um réptil com muitos recursos surpreendentes de autoproteção, exceto o uso de veneno. Continue acompanhando o blog da Petz para mais curiosidades sobre as diferentes espécies de animais!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *