Curiosidades

Qual é o menor gato do mundo? Conheça esta fofura e as raças de bichanos pequenos

Bichanos são fofos de todas as formas: grandes, pequenos, bebês ou velhinhos. De um grande leão a um pequeno gatinho, os felinos sempre nos encantam com seu jeito divertido e gracioso. Entretanto, se tivermos que escolher uma unanimidade, não há dúvidas: um pet pequenino sempre conquista a todos! Você sabe qual o menor gato do mundo?

Já imaginou um gato adulto que tem menos que a metade da altura de um bichano comum? Quer conhecer essa fofura? Continue lendo para conhecer curiosidades sobre o menor gato do mundo e as raças com felinos pequenininhos!

O menor gato do mundo

Nome: Tinkey Toy

País: Estados Unidos

Tamanho: 7 cm de altura e 19 cm de comprimento

Se você tem um bichano em casa, provavelmente se lembra com carinho do período em que seu filho de quatro patas era apenas um filhote, não é mesmo? Já ficou olhando para ele imaginando qual é o menor gato do mundo? Ou então, pensou se os bichanos ficassem pequenos para sempre? A família de Katrina e Scott Forbes, nos Estados Unidos, teve a sorte grande nesse caso. 

De acordo com o Livro Guinness dos Recordes, o título de menor gato do mundo pertence a Tinker Toy, este pequeno pet dos Estados Unidos. O bichano, da raça himalaio, tinha apenas 7 cm de altura e 19 cm de comprimento quando adulto! Para se ter uma ideia, um gato himalaio tem, em média, 25 cm de altura e 45 cm de comprimento! 

Tinker Toy nasceu em dezembro de 1990 e, infelizmente, faleceu em novembro de 1997, vivendo apenas seis anos. Apesar do seu tamanho diminuto, a família Forbes conta que seu pet era alegre e ativo, não necessitando nenhum cuidado especial. Ainda hoje, 20 anos depois, Tinker Toy mantém o recorde de menor gato do mundo!

Menor gato selvagem do mundo

Mas não são só os gatos domésticos que merecem nossa atenção. Alguns felinos selvagens conquistam corações com sua aparência fofa e curiosa. Recentemente, a internet foi à loucura com fotos do menor gato selvagem do mundo. Conhecido como “rusty spotted cat”, ou gato ferrugem pintado, esse curioso bichano possui pelos amarronzados com pequenas pintinhas. 

Se parece muito com nossa querida onça-pintada, com exceção de pequeno um detalhe: o rusty spotted cat possui apenas 35 cm de comprimento e pesa, no máximo, 1,5 kg! Pensando que o comprimento médio de um gato doméstico é 45 cm, conseguimos entender como esse felino selvagem é pequenino!  Apesar de muito fofo, o bichano não é domesticado. 

Assim, seu sonho de ter um tigre em miniatura em casa ainda terá que esperar um pouco. A espécie é natural do Sri Lanka, no sudeste asiático e, infelizmente, graças à ação humana, está sob risco de extinção.

Raças de gato pequeno

Se você sonha em ter o menor gato do mundo em sua casa, saiba que essa é uma meta um tanto complicada. O recorde de bichano pequenino está nas mãos, ou melhor, “patas” de Tinker Toy há quase 30 anos. 

Entretanto, para os fãs dos pets pequenos, há uma saída! Algumas raças de bichanos são conhecidas pelo tamanho diminuto. Entre os gatos pequenos famosos, podemos destacar: 

1. Singapura

A raça Singapura é conhecida como a menor raça de gato do mundo! Esses fofos bichanos possuem pelos em tons de caramelo, com olhos grandes e amarelados. Como seu próprio nome indica, acredita-se que essa raça seja originalmente da região de Singapura.

Entretanto, pesquisadores ainda discutem as raízes desse fofo pet. É muito ativo e adora brincadeiras, se dando especialmente bem em casas espaçosas. Um Singapura adulto atinge, em média, 15 cm de altura e apenas 2,5 kg de peso. 

2. Munchkin

Os fofos Munchkins também estão entre os menores gatos do mundo favoritos dos amantes de bichanos pequenos. Com o corpo longo e patas curtas, o Munchkin é parecido com um cão da raça Daschund, sendo considerado o salsichinha dos gatos! 

De acordo com registros, a raça se originou por volta de 1984, quando uma gata deu à luz dois gatinhos com pernas curtas. Logo, os charmosos bichanos conquistaram popularidade e originaram uma nova raça, reconhecida em 1995. A altura de um gato Munchkin varia entre 17 cm e 23 cm, e seu peso, entre 2,5 kg e 4 kg.

3. Siamês

Um dos gatos mais populares do Brasil, o Siamês também é considerado uma raça pequena. A aparência desse bichano é uma de suas características mais marcantes. Seu pelo varia em tons de branco e creme, com manchas escuras ao redor das patas, cauda e orelhas. 

Seus olhos azuis completam um visual irresistível. Sua origem é antiga e um tanto incerta. Porém, pesquisadores afirmam que a raça se originou no Reino de Sião, hoje conhecida como Tailândia. A altura média de um gato siamês é de 20 cm e seu peso varia entre 3 kg e 6 kg, com pouca diferença entre ele e a menor raça de gato do mundo

4. Gato sem raça definida

Se você está buscando um filho de quatro patas, lembre-se sempre de contar com os pets sem raça definida. Esses amigos peludos se destacam pela ótima personalidade, aparência encantadora e saúde de ferro! 

Como os bichanos sem raça possuem uma mistura genética mais rica, sempre é possível encontrar um gato pequeno entre eles. Além disso, estudos mostram que a maioria dos animais abandonados são aqueles sem pedigree. Ou seja, além de trazer mais alegria para sua família, você ainda estará salvando a vida de um peludinho. 

Agora que você já conhece mais sobre o menor gato do mundo, é hora de cuidar do seu filho de quatro patas! Na Petz você encontra tudo que seu amigo peludo, como rações premium, acessórios e brinquedos. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Share
Published by
Petz

Recent Posts

ESPÉCIES ENDÊMICAS

O que são espécies endêmicas? As espécies endêmicas são aquelas que têm uma distribuição restrita…

25 minutos ago

O QUE É O IBAMA

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi criado em…

29 minutos ago

GATO PODE COMER KIWI

"Gato pode comer kiwi?". Essa é uma pergunta que pode surgir para quem tem felino…

35 minutos ago

O QUE É POLINIZAÇÃO

Quando o assunto é plantas, um processo fundamental e muitas vezes subestimado governa a vida…

38 minutos ago

O QUE FAZER COM OS ANIMAIS NA ENCHENTE

Prevenção: Preparando-se para possível enchente Quando se trata de se preparar para possíveis inundações, é…

41 minutos ago

GATO PODE COMER ABOBRINHA?

Os gatos são conhecidos por sua seletividade alimentar e muitas vezes são vistos como carnívoros…

47 minutos ago