Curiosidades

Saiba quantos dentes tem o tubarão

Publicado em 18 de outubro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Essa é uma curiosidade muito comum quando o assunto é o peixe de água salgada mais temido por nós. Muitas ficções, documentários, desenhos animados, entre outras produções de conteúdo exaltam a boca imensa desse animal, e com ela vem a pergunta: quantos dentes tem um tubarão?

quantos-dentes-tem-um-tubarao

Se você é vidrado em tudo que diz respeito ao tubarão e aos seus mistérios, está no lugar certo! Vamos falar sobre as características mais marcantes de algumas espécies, desvendar mitos sobre a sua mordida e, é claro, responder a grande questão sobre a quantidade de dentes que eles têm. Continue com a gente.

Características marcantes do tubarão

Os tubarões pertencem à classe dos condrictes, o nome científico dos peixes cartilaginosos. Isso quer dizer que em vez de espinhas, como boa parte dos peixes, seu esqueleto é feito de cartilagem.

Em geral, são muito grandes, mas cada espécie apresenta comprimentos diferentes. O maior tubarão que existe é o tubarão baleia, que pode atingir nada menos do que dez metros! Mas também existem os bem pequenos, chamados tubarões pigmeus. As fêmeas dessa espécie atingem 25 cm, e os machos, até 22 cm.

Porém, sem dúvidas, a característica mais marcante dos tubarões são os seus dentes. Você sabia que eles não ficam presos na mandíbula? Estranho, não é mesmo? Essas verdadeiras armas letais, inclusive, dão para o tubarão branco o título de maior predador marinho existente. 

Como é a arcada dentária do tubarão?

O fato de os dentes não serem fixados na mandíbula possibilita que eles se desprendam com facilidade. Mas não pense que isso é um problema para esse grandão! Em pouco tempo, os dentes se regeneram e tudo volta ao que era antes.

Essa é apenas uma de tantas outras especificidades da arcada dentária desse peixe incrível. Quer saber mais uma? Os tipos de dentes variam a cada espécie. Podem ser em formato de serra, afiados, cortantes e exclusivos para prender a presa com uma força descomunal. Ou seja, dentes com funções especializadas!

Por fim, podemos falar também sobre a sua mandíbula. Assim como o esqueleto, é composta de cartilagem, e isso traz grande mobilidade ao tubarão na hora de abrir a boca para caçar. Isso explica aquelas cenas de filme, cuja cavidade bucal toma toda a tela de cinema.

quantos-dentes-tem-um-tubarao

Afinal, quantos dentes tem o tubarão?

Agora que você já sabe tudo sobre as características marcantes e a arcada dentária desses animais, chegou o momento de saber quantos dentes tem um tubarão. Para essa pergunta, não existe uma resposta universal. Isso quer dizer que esse é mais um detalhe que varia de espécie para espécie.

Mas não pense que você ficará sem essa resposta. A seguir vamos falar sobre duas espécies de tubarão muito populares. Onde habitam, o que comem e, principalmente, quantos dentes tem um tubarão. Vamos lá?

Tubarão branco

Essa espécie, infelizmente, corre risco de extinção. Está presente em grande parte dos oceanos tropicais e, como dito anteriormente, é considerado o maior predador do mar. Comem mamíferos marinhos, peixes e tartarugas.

E quantos dentes tem um tubarão branco? Uma espécie adulta pode ter até 3.000, muito fortes e afiados. Os dentes principais são distribuídos em duas fileiras, e mais duas ou até três fileiras atrás, formadas por dentes que vão substituindo os que vão caindo.

Tubarão martelo

Não tem como não citar o formato da cabeça deste peixe tão excêntrico. Como o nome já diz, a sua cabeça lembra um martelo e também está na lista dos animais em extinção. 

Eles vivem espalhados em diversos oceanos, principalmente os de águas quentes e tropicais. Comem peixes, outros tubarões e arraias e possuem dentes em formato de gancho e muito afiados. 

E quantos dentes tem um tubarão martelo? Possuem no total 80 dentes, quando adultos, distribuídos em duas fileiras em cima e embaixo da mandíbula. Eles também têm a capacidade de se renovarem em pouco tempo.

Muitos dentes são um sinal de forte mordida?

Não se pode afirmar que a quantidade de dentes está associada à potência da mordida. Quando comparamos com outros animais, esse pensamento cai por terra. A onça-pintada, por exemplo, que possui 30 dentes, tem uma mordida tão potente quanto a de um tubarão branco, com 3000 dentes.

Por isso, a mordida tão temida por sua força não é privilégio apenas dos tubarões. O melhor mesmo é ter grande respeito e manter distância de qualquer animal selvagem. Todos saem ganhando: eles, vivendo livres no seu habitat e nós longe dos seus dentes afiados.

Em resumo, quando se trata dos tubarões, os números são surpreendentes, não é mesmo? Seja o comprimento ou a quantidade de dentes, tudo é tão exagerado quanto o tamanho da sua boca. O que só reforça o encantamento dos fãs desses peixes espetaculares.

quantos-dentes-tem-um-tubarao

Como você pode perceber, quantos dentes tem um tubarão é apenas um dos questionamentos que circundam esse animal. Você é sempre bem-vindo ao blog da Petz, que está cheio de curiosidades sobre muitos outros animais e a natureza. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog