Raça de cachorro muito popular no Brasil: conheça as 10 mais!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 16, 2020

Cachorros
Raça de cachorro muito popular no Brasil: conheça as 10 mais!
Tempo de leitura: 5 minutos

Os cães continuam reinando como os pets favoritos dos brasileiros. Já que, de acordo com o IBGE, em 2015, eles já eram 52 milhões (considerando apenas os domiciliados) e estavam presentes em quase 45% dos lares do país. Pensando nisso, consegue adivinhar uma raça de cachorro muito popular no Brasil?

lhasa-apso deitado

Entre os mais famosos estão os vira-latas. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Qualibest, em 2017, os cães sem raça definida correspondem a 41% do total de cachorros de estimação. Continue lendo para saber quais cachorrinhos pertencem aos outros 59%.

O que contribui para a popularidade de uma raça?

Se você tem mais de 40 anos já deve ter percebido que as raças de cachorro que mais notamos nas ruas não são as mesmas ao longo das décadas. Nos anos 90, por exemplo, era comum vermos Dálmatas, Pastores alemães e Huskies siberianos. 

Hoje, os cães das raças citadas são menos comuns, o que cedeu espaço a animais como Shih-tzu, Spitz ou Buldogue francês. As raças de cachorro grande saíram de moda, afinal, filmes, séries, peças publicitárias e a cultura pop em geral têm certa influência sobre essa mudança. 

Além disso, a popularidade das raças acompanha o estilo de vida das pessoas e, também por isso, cachorros pequenos estão em alta, pois são muito mais adaptáveis à vida em apartamentos.

As 10 raças mais populares do Brasil

Agora é hora de conhecer as raças mais populares no Brasil. E como há inúmeras pesquisas, com algumas diferenças entre os resultados, listamos aquelas que se repetem nos levantamentos, sem ordem de preferência. 

Shih-tzu

O antigo cão da realeza chinesa tem se mostrado um companheiro leal. Pequeno e atarracado, ele tem um focinho curto, que torna sua aparência ainda mais fofa e irresistível. 

É muito sociável, tranquilo, apaixonado por colo e não tem o hábito de latir muito. Perfeito para quem mora em apartamento, o Shih-tzu é a raça de cachorro mais popular do Brasil

Buldogue francês

Outro braquiocefálico (nome dado aos cães de focinho curto), o Buldogue francês é uma raça de cachorro muito popular no Brasil. Resultado de cruzamentos feitos a partir do Buldogue inglês, a raça é bem menor do que seu parente mais próximo.

Ele também é mais ativo e brincalhão, além de muito dócil e paciente. Adora receber carinho e ser o centro das atenções, o que o torna uma boa opção para famílias com crianças.

Spitz alemão

Também conhecido pelo simpático nome de Lulu da Pomerânia, o Spitz alemão anão é um típico cão de companhia, o que significa que é carinhoso, dócil, brincalhão e adora ficar ao lado do tutor, de preferência recebendo muitos mimos e carinhos. Sendo assim, não é difícil entender por que é uma raça de cachorro popular no Brasil.

homem segurando golden retriever

Yorkshire Terrier

Não é de hoje que o Yorkshire é uma raça de cachorro muito popular no Brasil, e não é difícil entender o motivo. Com uma pelagem bem característica, nas cores azul-aço e canela, eles são pequenos, divertidos e bastante apegados à família, além de serem muito fiéis e fáceis de adestrar.

Mas seja consistente na criação e capriche na fase de socialização do pet. Caso contrário, ele pode começar a latir muito, atrapalhando o convívio com a família (e com a vizinhança!).

Poodle

Assim como o Yorkshire, o Poodle Toy está entre os cachorros mais populares do Brasil já há algumas décadas. Afinal, como resistir a esses pelos cacheados e macios que não caem muito pela casa e têm fácil manutenção?

No entanto, é o temperamento dócil, brincalhão e extremamente fiel que faz do poodle uma raça tão querida. Mas atenção: seja firme no adestramento para evitar latidos em excesso.

Lhasa apso

É muito comum as pessoas confundirem o Shih-tzu com o Lhasa Apso, principalmente quando eles são filhotes. Apesar de terem diferenças discretas na aparência, é no comportamento que os dois se distanciam.

Enquanto o Shih-tzu é um típico cão de companhia, o Lhasa surgiu como cão de guarda. Por isso, espere um cãozinho mais arisco e com maior tendência aos latidos.

Maltês

Olhinhos pretos bem atentos e uma pelagem branca, longa e sedosa dão ao Maltês um ar ao mesmo tempo fofo e aristocrático. Animais dessa raça são muito ativos e brincalhões, além de muito inteligentes. Sem adestramento adequado, no entanto, podem se mostrar ciumentos, possessivos e até agressivos.

Golden Retriever

Não é por acaso que o Golden Retriever é usado como cão-guia para deficientes visuais. Além de inteligentes, os cães dessa raça são amáveis e fiéis companheiros, mas precisam de boas doses diárias de exercício. Se não gastarem energia, podem se tornar muito agitados e desenvolver problemas de comportamento.

Pug

Já deu para notar que os braquicefálicos são um verdadeiro sucesso entre as raças de cães para os brasileiros, não é mesmo? Junte a isso dobrinhas fofas no rosto e você entenderá as razões deste pet pequeno figurar entre as raças de cães mais vendidas. 

Border Collie

Junto com o Golden, o Border Collie é outro cão maiorzinho que segue entre as raças de cachorro mais populares no Brasil. A raça é considerada a mais inteligente do mundo e, exatamente por isso, não se adapta a qualquer estilo de vida.

Por serem extremamente ativos e espertos, precisam de muita atividade física e de estímulos para que não fiquem ansiosos e desenvolvam problemas de comportamento. Caso você não possa oferecer isso ao pet, melhor optar por uma raça mais tranquila.

yorkshire com a língua para fora

Depois de conferir qual é a raça de cachorro muito popular no Brasil, acesse o blog da Petz e tenha outros conteúdos sobre curiosidades e bem-estar pet!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *