Cães

Raça de cachorro sem pelo: confira as principais

Publicado em 06 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 4min

Muita gente não faz ideia de que existe raça de cachorro sem pelo, já que os cães são conhecidos por serem bem peludos. Algumas não têm pelo nenhum, outras têm o pelo bem ralo ou só na cabeça. Seja qual for o tipo, os cachorros pelados geram muita curiosidade.

raca de cachorro sem pelo 1

A princípio, a raça de cachorro sem pelo pode parecer exótica, mas é mais comum do que se imagina em vários países. Atualmente, esses pets têm conquistado o gosto de muitos brasileiros. Vamos conhecer as raças mais famosas!

Terrier Americano sem pelo

O Terrier Americano sem pelo é originário dos Estados Unidos e foi reconhecido oficialmente em 2016 pela American Kennel Club — organização que registra linhagens de cães de raças puras. Ele pode ser de porte pequeno e médio, e adora fazer atividades físicas. Sua descendência é dos cães do grupo Terrier, utilizados para caçar.

Assim, é um animal ágil, esperto e cheio de energia, estando sempre alerta. É um cão extremamente sociável e de fácil adaptação a novos lugares, e na convivência com pessoas.

Xoloitzcuintle

Como seu nome tem uma pronúncia dificil, essa raça acabou sendo mais conhecida com o Pelado Mexicano. É um pet muito conhecido e agora está se espalhando pelo mundo.

É um animal calmo e é fiel ao tutor. Geralmente, se apega a uma pessoa específica da família, mas tem muito carinho por todos. De porte pequeno e médio, existem duas variedades desse pet: na primeira, ele é totalmente sem pelagem, na segunda, tem pelos curtos na cabeça, no rabo e nas patas.

Essa raça de cachorro sem pelo já esteve próxima à extinção, pois era considerado um animal sagrado no passado, sendo sacrificado e enterrado junto ao seu tutor com o propósito de guardar os vivos e guiar as almas dos mortos. Desde a década de 70, o Pelado Mexicano não corre risco de extinção.

Cão Pila

O Cão Pila, que significa “nu” na língua quéchua, também é chamado de Pelado Peruano. Pode apresentar porte pequeno ou médio, e é considerada uma das raças mais antigas do mundo, sendo reconhecida como patrimônio nacional do Peru.

Esses cães têm uma pele flexível e macia. Alguns deles têm uma mecha de pelo estreita no topo da cabeça, como um moicano, e apresentam um pouco de felpa na testa ou tufos esparsos de pelo no rabo e nas patas.

De pernas finas e esbeltas, seu comportamento é tranquilo e amigável com crianças e outros animais, mas deve-se manter cautela com pessoas estranhas. Ainda assim, pode se tornar um excelente companheiro!

Cão de Crista Chinês

O Cão de Crista Chines é um pet pequeno, que pesa, em média, 7 kg. Sua aparência é bastante peculiar, podendo ser totalmente despelado, ter pêlos somente nas patas, rabo ou na cabeça — daí seu nome.

É um cachorro muito alegre e brincalhão, ideal para famílias que procuram um pet de companhia para se divertir. Apega-se facilmente ao tutor e não gosta de ficar sozinho, por isso, é necessário ter bastante tempo para se dedicar a esse cãozinho.

raca de cachorro sem pelo 2

Cuidados especiais com o cachorro sem pelo

O pelo que recobre todo o corpo do cachorro tem a função de aquecer o organismo e proteger contra raios solares e atritos físicos. No caso das raças de cachorro sem pelo, alguns cuidados merecem atenção especial.

É muito importante estar atento aos dias frios. Esses cães geralmente precisam usar roupinhas e cobertores, até mesmo quando não está tão frio, além de ter um local quentinho para dormir.

Um cuidado mais do que especial deve ser com a pele, que tende ao ressecamento, e à exposição ao sol. Por isso, o uso de protetor solar é fundamental. Shampoo, cremes e hidratantes corporais também são necessários.

A pele se torna mais sensível e pode se lesionar mais facilmente. Esses produtos, assim como a frequência dos banhos, devem ser seguidos de acordo com a orientação do médico-veterinário.

Vantagens de ter um cachorro sem pelo

Uma das vantagens de adotar uma raça de cachorro sem pelo é não ter pelos espalhados pela casa. Há quem seja apaixonado por pets ou tenha alergia a pelo de cachorro, mas não goste ou não possa entrar em contato com pelagem solta. Nesse caso, essas raças são mais do que indicadas.

Se ter um cachorro sem pelo não agradou, ainda há raças que, apesar de peludas, não soltam muito pelo, como: Maltês; Poodle; Morkie; Bichon Frisé; Yorkie-Poo; Shih-Tzu; Schnauzer; Cão D’água Português; Yorkshire; Boston Terrier; Schnoodle; Shih-Poo e Lhasa Apso.

raca de cachorro sem pelo 3

Se quer adotar uma raça de cachorro sem pelo, no site da Petz você pode encontrar mais informações e produtos específicos para essas e outras raças. Acesse agora mesmo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog