Tipos de tartarugas domésticas: conheça cada um deles

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 15, 2021

Curiosidades
Tipos de tartarugas domésticas: conheça cada um deles
Tempo de leitura: 4 minutos

Para começar, uma pergunta: qual é a primeira imagem que lhe vem à cabeça quando se fala em tipos de tartarugas? Pode ser que você pense numa tartaruga marinha, com seu casco achatado e patas semelhantes a barbatanas. Ou talvez você pense num cágado, com seu pescoço longo. 

tartaruga de perfil

Há, ainda, quem pense nos famosos jabutis, arredondados e robustos. Com exceção dos mais apaixonados por biologia, é costume chamar todos os quelônios de tartaruga. Mas saiba que existem diferenças significativas entre elas e os cágados e jabutis. Veja neste artigo quais os tipos de tartarugas que existem. 

Habitat: um diferencial determinante 

Não é preciso ser nenhum expert para saber se um quelônio é uma tartaruga, um cágado ou um jabuti. Pelo contrário! Basta perguntar ao interlocutor se ele é aquático, semiaquático ou terrestre, ou ainda, se vive em água-marinha, água doce ou prefere se manter longe da água. 

Isso ocorre pois o habitat é a principal diferença entre esses três tipos de quelônios. E foi para se adaptar a eles que, ao longo do processo evolutivo, cada um foi adquirindo hábitos, formas e outras particularidades, de acordo com as características de cada ambiente. 

Afinal, quanto melhor adaptada estiver uma espécie a um determinado habitat, mais fácil será sua sobrevivência, seja entre os tipos de tartaruga marinha ou terrestre.

Conheça as diferenças entre tartarugas, cágados e jabutis

A principal semelhança entre tartarugas, cágados e jabutis é evidente. Em comum, os três são répteis dotados de carapaça. De acordo com uma pesquisa conduzida recentemente pelo Museu da Ciência e da Natureza de Denver, nos Estados Unidos, a carapaça teria surgido nas prototartarugas como uma adaptação para as escavações. 

Isso significa que ela não surgiu apenas como forma de proteção, como se acreditou por muito tempo. Já as diferenças entre esses animais simpáticos é bem mais sutil. Mas acredite: levando em conta o habitat de cada um, é possível aprender a diferenciá-los.

Tartarugas

Embora usado para falar de todos os quelônios de maneira genérica, o termo se refere especificamente aos animais marinhos, sejam eles do mar ou de água doce. 

Como seres aquáticos, essas espécies de tartaruga apresentam características morfológicas —  isto é, o formato do corpo —  totalmente adaptadas a esse ambiente. 

Por isso, possuem corpo hidrodinâmico, com o casco mais achatado e patas em forma de remo, facilitando a natação. Alimentam-se principalmente de algas e de pequenos animais marinhos, como moluscos, crustáceos e peixes. Ao contrário dos cágados, não dobram o pescoço na hora de retraí-lo para o casco, recolhendo-o verticalmente. Podem estar entre os tipos de tartarugas domésticas

tartaruga no mar

Jabutis

Talvez o tipo mais diferente de quelônio, o jabuti é um animal terrestre. Não à toa, possui patas bem robustas e em formato cilíndrico, preparadas para carregar seu peso. Além disso, suas unhas são úteis para dar mais equilíbrio durante as caminhadas. Possui um casco pesado e arredondado e está entre os tipos de tartaruga terrestre.

Sobre este aspecto, cientistas sugerem que o formato tenha uma função um tanto curiosa: evitar que o quelônio fique “emperrado” ao cair de costas. De hábitos onívoros, os jabutis comem de tudo, desde folhas secas e frutas até pequenos insetos e restos de animais mortos. 

Os dois tipos de jabuti presentes no Brasil são o jabuti-tinga e o jabuti-piranga, ambos liberados pelo IBAMA para a criação em cativeiro. Isso, claro, desde que sejam adquiridos de vendedores legalizados.

Cágados

Semiaquáticos, os cágados dividem seu tempo entre os ambientes aquático e terrestre. Por isso mesmo, apresentam características que podem ora lembrar mais as tartarugas, ora os jabutis. 

Ao contrário das tartarugas, são animais exclusivamente de água doce. Possuem uma carapaça achatada e pouco espessa. Menos hidrodinâmicas que as das tartarugas, suas patas possuem dedinhos com membranas, facilitando a locomoção na água ou em terra firme. 

Quanto à alimentação, têm hábitos preferencialmente carnívoros, alimentando-se especialmente de pequenos peixes e crustáceos. 

E a tartaruga-tigre-d’água?

Tecnicamente, devem ser chamados de tartarugas apenas os quelônios aquáticos. No entanto, o nome popular de uma espécie nem sempre se preocupa com a classificação científica. É o que acontece, por exemplo, com as famosas tartarugas-tigre-d’água

Apesar de amplamente conhecido por esse nome, o quelônio é, na verdade, um cágado. Portanto, ao criá-lo em casa, é importante que o terrário tenha água e uma plataforma seca.

tartarugas juntas

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre os tipos de tartaruga. Continue acompanhando o blog da Petz e nossas redes sociais para mais dicas e curiosidades!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *