Cães

Adotar animais: um gesto de carinho que pode salvar vidas

Publicado em 16 de outubro de 2018

Tempo de leitura: 4min

De maneira geral, quando alguém decide ter um pet, são duas as formas encontradas para fazer isso: você pode optar  por comprar, ou então, por adotar animais de estimação. 

Se de um lado, a primeira opção tem a vantagem de permitir a escolha da raça com muito mais facilidade, de outro, também não faltam motivos para se decidir pela adoção.

Para ficar só em alguns, ao adotar animais de estimação, você tem baixo custo inicial. Ainda mais importante, você não só estará salvando uma vida, mas também ajudará a diminuir – ao menos um pouquinho – o número de pets que vivem em condições precárias pelas ruas.

Como adotar um cachorro: veja qual é o passo a passo

Adotar animais . dicas

Não importa se você deseja comprar ou adotar um pet, antes de mais nada é preciso pensar e ter certeza de sua decisão. Animais de estimação não são descartáveis, exigem dedicação e, mesmo quando adotados, geram custos com saúde, alimentação, higiene, entre outros. Coloque tudo isso na balança antes de levar um pet para casa e não deixe de conversar com toda a sua família.

Se depois de muito pensar você optar por realmente adotar cachorro, aqui vão alguns passos que você deve seguir:

1. Procure preparar a casa e um enxoval para cachorro

Adotar animais. preparação

Se você já definiu, com certeza, que vai adotar um pet, não tem por que deixar tudo para a última hora. Embora acessórios para cachorros e outros itens fundamentais possam ser comprados no dia, de acordo com as necessidades do pet escolhido, algumas medidas exigem planejamento e servem para todos os animais de estimação.

É o caso, por exemplo, de colocar tela em janelas, sacadas, e de garantir que o pet não tenha por onde escapar. Principalmente no caso dos bichanos, muitas ONGs, inclusive, exigem isso antes de liberar a adoção.

2. Informe-se sobre ONGs de confiança

A maneira mais fácil de levar para casa um cão que foi abandonado é por meio de entidades que resgatam animais de rua e os colocam para adoção. Essas ONGs fazem um trabalho muito sério e bonito, no entanto, costumam estar com seus abrigos sempre abarrotados. Por isso, ao adotar um pet com elas, pode ter certeza que você estará fazendo um bem enorme.

 

3. Certifique-se de que você atende aos pré-requisitos para a adoção

Cada ONG possui uma política. Antes de ir a uma feira de adoção, vale conferir quais são os pré-requisitos da entidade escolhida. De maneira geral, as ONGs só permitem a adoção por maiores de 18 anos (em alguns casos, de 21), que tenham um ambiente seguro e que planejem, de fato, encarar o pet adotado como animal de estimação.

Não é permitido, por exemplo, adotar animais para servirem de guarda ou para ficarem soltos em fazendas, sem supervisão. Como garantia, algumas ONGs também exigem que você aceite receber visitas por parte deles, a fim de garantir a qualidade de vida do pet.

4. Tenha em mãos a documentação necessária para adotar um cachorro

Além de passar por uma triagem, na qual são questionados desde os motivos da adoção até hábitos familiares, o interessado em adotar um cão ou gato também deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência recente.

5. Entre em contato com a ONG ou vá a uma feira de adoção

adotar animais. beneficios

Muitas ONGs de animais para adoção possuem sites nos quais você pode ver fotos e conhecer a história dos pets resgatados. Caso se apaixone por um deles de imediato, você deverá preencher um formulário e aguardar o contato da entidade para que você possa fazer uma visita ao local e acertar os detalhes da adoção.

Outra saída é se informar sobre datas e comparecer a uma feira de adoção. A Petz, por exemplo, realiza feiras todos os sábados, sempre em parceria com ONGs sérias e de muita confiança. Veja o calendário e as lojas participantes clicando neste link.

Lembrando que, além de adotar animais de estimação, existem outras formas de ajudar pets abandonados, como resgatando um cachorro ou gato que esteja sempre na rua da sua casa ou mesmo fazendo a doação de alimentos, acessórios, e medicamentos para as ONGs.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog