Cachorros

Como ajudar cachorro com calor

Publicado em 09 de maio de 2020

Tempo de leitura: 5min

Os dias mais quentes vão chegando, e logo as temperaturas vão subindo. E para muitos tutores isso é um problema. Afinal, ninguém quer um cachorro com calor em casa. Já que a maioria dos nossos amigos peludinhos, muitas vezes, não é fã das temperaturas elevadas. 

cachorro tomando banho em banheira

Alguns podem até apresentar certos problemas de saúde quando os termômetros estão altos. Por sorte, com alguns passos básicos, você consegue ajudar o cão a se refrescar. Caso esteja procurando como lidar com um cachorro com calor, continue lendo.

Qual temperatura é muito quente para o pet? 

Calor é uma sensação relativa. Há pessoas que adoram “tomar um solzinho”, enquanto outras gostam mesmo é do inverno. Mas, para os peludinhos, será que a relação é a mesma? 

O Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, explica que cachorro sente calor, mas no caso dos pets, a variação é menor. É claro que cada animal possui sua personalidade e preferências. Entretanto, a maior variação se dá a partir das raças. Algumas não toleram o calor e podem até mesmo passar mal durante o verão. 

O especialista explica que há uma temperatura na qual todos os cachorros se sentem desconfortáveis. Temperaturas a partir dos 30°C são consideradas altas. Chegando aos 35°C, praticamente qualquer pet terá algum tipo de desconforto. Por isso, é sempre bom ter algumas técnicas para ajudar um pet com calor. 

Como ajudar um cachorro com calor

Se você está lidando com um cachorro com calor, saiba que há maneiras de ajudá-lo. O Dr. Bruno explicou alguns cuidados com cachorro no calor que podem auxiliar o cãozinho nos dias mais quentes. 

“O gelo, ar-condicionado e ventilador podem ser extremamente benéficos ao pet”, afirma. De acordo com o especialista, alguns passos simples auxiliam o filho de quatro patas, como: 

  • Ofereça água fresca e limpa. Se preferir, coloque gelo no bebedouro; 
  • Brinque com a água: banhos e brincadeiras com água estão permitidos. Aproveite para se divertir com o amigo nesse período! 
  • Ofereça ambientes climatizados: o ar-condicionado e o ventilador podem ajudar muito os animais durante o verão. Em dias mais quentes, libere o ambiente climatizado para o peludo. Caso o cãozinho fique exclusivamente do lado de fora da casa, pense em como climatizar o ambiente especialmente para ele; 
  • Evite passeios entre 10h e 16h: nesse período, o Sol está muito forte. O chão também pode estar quente e queimar as patinhas do cachorro. Para alguns casos, o uso de protetor solar de pets é recomendado,
  • Não force exercícios físicos: cães adoram atividades físicas, entretanto, estimular muitas brincadeiras com o cachorro no calor pode prejudicar a saúde do peludo. A dica é brincar com o animal dando tempos de descanso e hidratação entre as atividades. 

As recomendações acima são simples, fáceis e divertidas! Você certamente vai passar bons momentos com seu cachorro com calor. O Dr. Bruno lembra ainda que devemos sempre secar bem os peludinhos após um banho, mesmo no calor. 

O excesso de umidade pode causar problemas. “Outro risco é o choque térmico”, avisa o especialista. “Uma alteração térmica muito brusca abaixa a imunidade e deixa os pets mais suscetíveis a doenças”, complementa. 

Por isso, evite transitar com o cachorro entre ambientes de diferentes temperaturas ou oferecer água muito fria. Mantendo equilíbrio, é possível se divertir de maneira saudável. 

cachorro tirando água do corpo

Sinais de alerta para cachorro com muito calor

Alguns tutores possuem uma ótima comunicação com o filho de quatro patas. Entretanto, mesmo aqueles mais afinados com a “linguagem canina” podem ter dificuldades de perceber que seu peludo está sofrendo com a temperatura. Para ajudar, o Dr. Bruno passou alguns sinais de que o pet está precisando de ajuda. São eles:

  • Respiração rápida;
  • Língua para fora;
  • Apatia,
  • Busca por superfícies geladas.

Os sinais acima são comuns em um cachorro com muito calor. Geralmente, um banho ou água gelada já ajuda o peludinho a se refrescar. Entretanto, se mesmo após aplicar alguns alívios, o cachorro ainda apresentar sintomas como respiração acelerada, procure a ajuda de um veterinário. 

A tosa no verão

Uma das práticas mais comuns durante as estações mais quentes, a tosa é uma grande aliada na busca por aliviar cachorros que sentem calor. E especialistas explicam que essa prática é ótima para os peludos. “A tosa ajuda e muito. Principalmente em raças de pelo muito longo e espesso”, comenta o Dr. Bruno. 

Assim, a dica é sempre buscar um centro de estética de confiança para aliviar calor de cachorro, como os da Petz. Lá, especialistas em cuidado animal poderão ajudar seu amigo a passar pelo verão mais tranquilamente. Entre as raças que sentem mais calor, podemos citar: 

  • Shih-Tzu;
  • Lhasa Apso;
  • Maltês;
  • Yorkshire;
  • Spitz;
  • Husky Siberiano;
  • Golden Retriever;
  • Malamute,
  • Chow-Chow.

Mas não são só os cãezinhos acima que deverão visitar um centro de estética nos dias quentes. Qualquer pet que tiver pelagem longa pode aproveitar os benefícios da tosa. E, claro, em locais especializados, seu amigo passa por um banho bem preparado e relaxante, sendo uma ótima opção para se refrescar.

cachorro se refrescando em piscina

Depois de conferir como ajudar cachorro com calor, confira o blog da Petz e tenha acesso a mais conteúdos que deixarão seu amigo de quatro patas ainda mais contente e com saúde!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog