Bem-Estar

Como usar caixa de areia com peneira para gatos?

Publicado em 18 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Quem é tutor de gato sabe que os bichanos precisam de um lugar fixo para fazer as necessidades fisiológicas. Esse hábito de higiene no dia a dia faz parte do instinto felino. A caixa de areia é o acessório ideal para isso. Existem muitos modelos disponíveis no mercado, mas um dos mais populares é a caixa de areia com peneira.

Caixa de areia para gatos com torrões de madeira e peneira de plástico roxa.

A caixa de areia com peneira para gatos é prática e super-higiênica, mas muita gente ainda não sabe exatamente como ela funciona. Por isso, se você tem dúvidas sobre esse assunto, não se preocupe!

Fique conosco para aprender como usar esse tipo de acessório, além de conhecer as vantagens e as desvantagens. Compartilhar informações úteis para os cuidados diários do seu gatinho é nossa especialidade! Vamos lá?

Dicas de como usar a caixa de areia para gatos

Sem dúvidas, a caixa de areia de gato é uma excelente invenção para os bichanos. Em geral, ela atende perfeitamente às necessidades dos felinos, permitindo que eles enterrem as fezes e escondam a urina para não sujar as patinhas. 

Para quem é tutor de primeira viagem, o senso de limpeza dos gatinhos pode impressionar. Afinal, eles têm o instinto de fazer as necessidades em um só lugar e usar esse pequeno truque para escondê-las.

Porém, de nada adianta investir nesse acessório, seja a caixa de areia com peneira, seja outra de sua escolha, se você não souber como utilizá-lo da maneira correta. Por isso, listamos alguns alertas importantes sobre ele abaixo.

Apenas uma caixa de areia não é suficiente

O correto é sempre ter uma caixa para cada animal, além de outra extra. Ou seja, se você tiver dois gatinhos, invista em três caixinhas. Isso porque os felinos precisam de privacidade na hora de “ir ao banheiro” e odeiam ter que dividir o espaço  com outro animalzinho para fazer as necessidades.

Posicione a caixa de areia no lugar certo

Você sabia que a caixa de areia tem um lugar certo para ser colocada em casa? Ela precisa estar em um cantinho reservado e silencioso, entre duas paredes, para dar a sensação de segurança e privacidade. Além disso, ela deve ser colocada longe do local onde o bichano come e bebe água. 

Faça a limpeza completa da caixa de areia

Quando falamos que os gatinhos são super-higiênicos por natureza, isso inclui as caixas de areia. Por isso, é importante fazer uma limpeza completa, retirando toda a areia, lavando o compartimento com água e detergente, secando bem e colocando areia nova.

Esse procedimento precisa ser feito pelo menos uma vez por semana. Lembre-se de que o pet não gosta de sujeira e, se encontrar a caixa muito suja, pode rejeitá-la. Para facilitar o trabalho de limpar o acessório, a caixa higiênica para gato com peneira pode ser uma aquisição muito interessante, como mostraremos a seguir.

gato sem pelos dentro da caixa de areia roxa ao lado da peneira de plástico.

Como a caixa de areia com peneira funciona?

Afinal, como usar caixa de areia com peneira? O grande diferencial desse modelo de banheirinho para gatos é que ele conta com a peneira, cuja função é separar os grãos de areia sujos daqueles que podem ser reaproveitados. 

Ao ver de perto, você vai notar que a caixa de areia com peneira tem dois compartimentos: uma base removível, onde fica a areia, e o gato faz as necessidades, e uma bandeja na parte de baixo, que armazena os grãos peneirados.

Na prática, a forma correta de utilizar a caixinha de areia com peneira é a seguinte: logo após o animal usar o banheiro, desencaixe os dois compartimentos um do outro e siga o passo a passo adiante para aproveitar o recurso da peneira:

  1. levante a parte de cima da caixa onde tem a peneira;
  2. com as duas mãos, balance a peneira até que só restem os torrões que se formaram com o acúmulo dos dejetos;
  3. os grãos limpos vão cair na bandeja de baixo;
  4. por último, descarte os torrões e retorne a areia limpa para a peneira.

Uma dica para usar esse tipo de caixa é utilizar a areia de grãos finos para facilitar o processo de limpeza. Os granulados em gel ou madeira, por exemplo, não trazem funcionalidade plena para o acessório porque impedem que a areia seja totalmente peneirada.

Vantagens da caixa de areia com peneira

O grande benefício da caixa de gato com peneira é que a presença desse recurso possibilita reutilizar a areia, gerando um pouco mais de economia no dia a dia. Além disso, o uso do acessório torna o processo de limpeza muito mais prático e rápido.

Outra vantagem sobre a qual ainda não tínhamos falado é a possibilidade de mudar a caixa de lugar quando for necessário. Isso só é possível porque ela possui bordas limitadoras, que impedem que a areia caia no chão durante o transporte.

Desvantagens da caixa de areia com peneira

Por incrível que pareça, o fato de o cotidiano agitado dos tutores exigir praticidade também é o motivo pelo qual a caixa pode ser um empecilho. Vamos explicar melhor: o ato de peneirar a areia precisa ser feito todos os dias. Do contrário, o odor pode ficar insuportável. Será que a sua rotina permite fazer a limpeza diariamente?

Por isso, antes de adquirir a caixa de areia com peneira de gatos, tente visualizar o uso no dia a dia, comparando os prós e os contras. Essa é a melhor maneira de fazer um investimento seguro e consciente.

caixa de areia alta com borda branca e peneira de plástico vermelho.

Esperamos que você tenha compreendido o funcionamento da caixa de areia com peneira. Caso opte por adquirir esse acessório para um dos amigos felinos, acesse a loja on-line da Petz e confira o catálogo. Contamos com várias opções disponíveis, além de areias higiênicas e outros apetrechos sanitários.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog