Como usar a caixa de areia com peneira?

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 18, 2021

Curiosidades
Como usar a caixa de areia com peneira?
Tempo de leitura: 4 minutos

Você, que é tutor de gato, sabe que os bichanos necessitam de um lugar fixo para fazer xixi e cocô, e a caixa de areia é o local ideal para isso. Existem muitos modelos disponíveis no mercado, mas a caixa de areia com peneira está entre as mais populares.

caixa-de-areia-com-peneira

Fique conosco para aprender como usar a caixa de areia com peneira e conhecer as vantagens e desvantagens desse acessório. Compartilhar informações úteis para os cuidados diários do seu gatinho é nossa especialidade! 

Dicas de como usar a caixa de areia para gatos

Sem dúvidas, a caixa de areia é uma excelente invenção. Quase sempre atende às necessidades do gatinho, que permite que ele enterre o cocô e esconda a urina para não sujar suas patinhas. Sim, o senso de limpeza desses animais é impressionante.

Mas de nada adianta investir nesse acessório se não utilizá-lo da maneira correta. Por isso, listamos abaixo alguns alertas importantes sobre a caixa de areia para que você observe se está utilizando corretamente a do seu bichinho de estimação. Veja abaixo.

Apenas uma caixa de areia não é suficiente

O correto é sempre ter uma caixa para cada animal, além de outra extra. Ou seja, se você tiver dois gatinhos, invista em três caixinhas. Isso atende à necessidade extrema de limpeza dos gatos.

A caixa tem o lugar ideal

Você sabia que a caixa de areia tem um lugar certo para ser colocada? Pois é, ela precisa estar em um local calmo e sem barulho, no canto entre duas paredes para dar a impressão de segurança e longe da comida e da água. 

Faça a limpeza completa uma vez por semana

Quando falamos de limpeza completa, quer dizer retirar toda a areia, lavar o compartimento com água e detergente neutro, secar bem e colocar areia nova. Esse procedimento precisa ser feito pelo menos uma vez por semana. Lembre-se de que o seu pet não gosta de sujeira, e se encontrar a caixa muito suja, pode rejeitá-la.

Como funciona a caixa de areia com peneira?

Esses cuidados são válidos para todos os tipos de caixa de areia, até mesmo para o modelo que vamos falar hoje: a caixa de areia com peneira. Vamos aprender como ela funciona?

Ao ver de perto você vai notar que ela tem dois compartimentos: uma base removível, que é onde fica a areia e o gato faz as necessidades, e uma bandeja na parte de baixo que armazena os grãos peneirados.

A peneira para caixa de areia é o grande diferencial desse modelo, porque possibilita reutilizar a areia, podendo assim economizar um pouco mais. Mas como usá-la corretamente? Confira a seguir o passo a passo de como fazer a limpeza da caixa aproveitando o recurso da peneira.

  1. Levante a parte de cima da caixa onde tem a peneira;
  2. com as duas mãos balance a peneira até que só restem os torrões que se formaram com o acúmulo dos dejetos;
  3. os grãos limpos vão cair na bandeja de baixo;
  4. Por último, descarte os torrões e retorne com a areia limpa para a peneira.

Uma dica para usar esse tipo de caixa é utilizar a areia de grãos finos para facilitar o processo de limpeza. Os granulados em gel ou os de madeira, por exemplo, não trazem funcionalidade plena para o acessório, porque impedem que a areia seja totalmente peneirada.

caixa-de-areia-com-peneira

Vantagens e desvantagens

Ao aprender como funciona a caixa de areia com peneira você pode perceber o quanto esse modelo é muito prático, não é mesmo? Por isso, ela está no topo da lista das caixas mais populares. Mas será que tudo são flores quando se trata do seu uso diário?

Como consideramos importante alertar você para o que, por ventura, pode não dar muito certo ao optar pela caixa de areia de gato com peneira, vamos aqui listar as vantagens e desvantagens desse produto. Dessa forma, ficará mais fácil decidir se vai se juntar ou não aos fãs desse modelo.

Vantagem 

Acreditamos que você já deve ter entendido porque a caixa de areia com peneira para gatos é tão querida pelos tutores. Existem dois motivos: a praticidade ao limpar e a possibilidade de reutilizar a areia. Afinal, como em todos os campos da vida contemporânea, a facilidade e rapidez ao atingir o objetivo final e a economia são primordiais.

Outra vantagem sobre a qual ainda não tínhamos falado é a possibilidade de mudar a caixa de lugar quando for necessário. Isso só é possível porque ela possui bordas limitadoras, que impedem que a areia caia no chão durante o transporte.

Desvantagem

Por incrível que pareça, o fato de o cotidiano agitado dos tutores exigir praticidade é também o motivo pelo qual a caixa pode vir a ser um empecilho. Vamos explicar melhor: o ato de peneirar a areia precisa ser feito todos os dias, do contrário, o odor pode ficar insuportável. Será que a sua rotina permite fazer a limpeza diariamente?

Por isso, antes de adquirir a caixa de areia com peneira de gatos, tente visualizar o seu uso no dia a dia e compare os prós e contras. Essa é a melhor maneira de fazer um investimento seguro e consciente.

caixa-de-areia-com-peneira

Esperamos que você tenha compreendido o funcionamento da caixa de areia com peneira e suas especificidades. Caso as vantagens tenham superado qualquer obstáculo, vá até a loja da Petz mais próxima e adquira uma para o seu gatinho. Depois, deixe nos comentários como tem sido a experiência.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *