Dicas

Entenda os detalhes de como aumentar o pH da piscina aqui

Uma área de lazer bem cuidada faz toda a diferença, não é mesmo? Afinal, todos gostam de aproveitá-la. Porém, para isso, é preciso fazer uma manutenção constante e entender como aumentar o pH da piscina, por exemplo. Assim, além de limpá-la, você evita quaisquer problemas de pele.

Na verdade, existem muitos motivos para aprender como aumentar o pH da piscina. Então, não deixe de ler o próximo tópico, em que iremos explicar essa importância e apresentar algumas dicas.

Qual é a importância do pH para a piscina?

Primeiro, vamos explicar o que é o pH da piscina. De maneira geral, essa sigla se refere à acidez da água, ou seja, ao controlar esse valor, você garante que a água esteja pronta para o uso, sem nenhum tipo de resíduo que faça mal a você e a sua família.

Mas não é só por isso! Ao aprender como aumentar o pH e deixá-lo em um nível aceitável, você contribui para a durabilidade da piscina e de todos os equipamentos que possui, como aspirador com contato direto com a água.

Ainda existem outros motivos, como, por exemplo: se o pH estiver baixo — menor que 7 —, a água está muito ácida, comprometendo a eficácia dos produtos usados na piscina, afinal eles foram produzidos para serem usados com pH entre 72 e 76. Quer mais motivos? A seguir, listamos alguns deles.

  • Se o pH da água estiver muito baixo e alguém mergulhar nela, é possível que vários sintomas apareçam, como a ardência do olho, da pele e das mucosas;
  • Com o pH baixo, as partes metálicas da piscina podem sofrer uma corrosão intensa, danificando os equipamentos;
  • Ainda com o pH baixo, a água da piscina estará mais alcalina, o que compromete a eficácia dos produtos de desinfestação, deixando a água mais turva e gerando problemas de limpeza.

Depois disso, o que acha da importância de aumentar o pH da piscina? Além de ser uma preocupação sanitária, ela evita dores de cabeça desnecessárias.

Como medir o pH atual?

Antes de partirmos para a explicação sobre como regular o pH da piscina, vamos te ensinar como medir esse nível. Assim, você poderá fazer esse tipo de medição com frequência, garantindo o bem-estar de todos. Veja abaixo.

 

Estojo de testes

A primeira alternativa ocorre com um estojo de testes que você encontra em diversas lojas de manuseio de piscinas. Porém, fique atento ao prazo de validade antes de comprá-lo. Confira o passo a passo.

  1. Mergulhe o tubo usado para colher a mostra cerca de 30 cm abaixo da superfície e depois vire para a água entrar;
  2. Ignore a água que ultrapassar os níveis marcados no tubo;
  3. Adicione quatro gotas de reagente de pH no tubo;
  4. Coloque a tampa e agite o frasco lentamente até que as cores fiquem igualadas. Depois, é só comparar com os padrões fornecidos pelo teste.

Fita teste

Outra alternativa até mais simples é a fita teste. Aqui, você só precisa mergulhar a fita e removê-la completamente. Depois, aguarde 15 segundos, sem retirar o excesso. Feito isso, compare as cores obtidas com o rótulo do produto. Fácil, não é mesmo?

O pH está baixo, como aumentá-lo?

Agora que você já tem a resposta do valor do pH da sua piscina e descobriu que ele está muito abaixo do que deveria, o próximo passo é saber como aumentá-lo para aproveitar a sua área de lazer. A seguir, listamos duas formas de fazer isso.

Com carbonato de sódio

Há alguns produtos para aumentar o pH da piscina, entre eles, o carbonato de sódio. Também conhecido como barrilha leve, essa opção é mais usada entre os donos de piscinas abertas e que recebem mais chuva. Veja os valores que precisará usar para chegar ao pH de 7,5:

  • pH atual de 6,4: 46 g/m³;
  • pH atual de 6,6: 38 g/m³;
  • pH atual de 6,8: 30 g/m³;
  • pH atual de 7,0: 21 g/m³;
  • pH atual de 7,2: 13 g/m³;

Com elevador de pH

Outra solução comum para tratar a água é o elevador de pH. Esse produto pode ser encontrado em diversas lojas, por isso não será um problema usá-lo. Além disso, lembre-se que é preciso deixá-lo agir por pelo menos 30 minutos para a aplicação ser completa. Confira as indicações de uso para aumentar o pH:

  • pH atual entre 7,2 e 7,0: 10 ml por m³;
  • pH atual entre 7,0 e 6,8: 15 ml por m³;
  • Abaixo de 6,8: 20 ml por m³.

E se eu precisar diminuir o pH?

Na maioria das vezes, a diminuição de pH é realizada de maneira natural, por isso é incomum que esse tipo de situação aconteça. Porém, se você precisar, saiba que só tem que usar um diminuidor de pH.

Em dúvida sobre onde encontrar esses produtos? Saiba que, no site da Petz, você adquire isso e muito mais. Acesse e confira como podemos te ajudar a deixar o seu dia mais prático.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Canário-belga pode comer pepino e outros legumes?

Se você é tutor de uma ave, já deve ter se perguntado algumas vezes sobre…

11 horas ago

Por que os gatos não gostam de algumas pessoas? Descubra!

Ao contrário do que muitos acreditam, os felinos são sociáveis, sim, e gostam de estar…

1 dia ago

Mundo dos mamíferos: descubra por que coelho arranca pelo!

Observar que um animal tão peludinho e fofo está ficando careca é preocupante, ainda mais…

2 dias ago

Cachorro com barriga inchada, o que pode ser?

Cachorro com barriga inchada pode deixar o tutor preocupado, e não é para menos. Afinal,…

3 dias ago

Qual remédio pode dar para cachorro com dor?

Seja por aprontar alguma e se machucar, seja por estar com algum mal-estar, os peludos…

4 dias ago

Papagaio pode comer siriguela? Confira os cuidados

Quem tem uma ave em casa está sempre querendo apresentar novidades no cardápio para ver…

5 dias ago