Aprenda como criar um jabuti

Postado por PETZ, em 30/05/2020

Dicas
Aprenda como criar um jabuti

Tartarugas terrestres são ótimos animais domésticos. Além de super tranquilos, são pets que se adaptam facilmente ao ambiente e dão pouco trabalho para aqueles que têm pouco tempo. Portanto, caso você deseje adotar esse pet, aprenda como criar um jabuti

jabuti parado

Dessa forma, você garante o bem-estar do amigo e uma adaptação segura. Por esse motivo, selecionamos algumas dicas e cuidados antes e depois de adotar o novo amigo.

Como criar um jabuti: conheça os principais cuidados

O primeiro passo antes de adotar o pet e saber como criar um jabuti é perceber se o animal silvestre tem autorização do Ibama para viver em ambiente doméstico. Portanto, é preciso receber uma nota fiscal com autorização do referido órgão na hora da compra. 

Não compre o pet sem autorização do Ibama, pois isso compactua com o contrabando de animais. Além disso, é importante saber que jabutis vivem no mínimo 50 anos.  Então, tenha em mente se você vai querer um pet por tanto tempo e não vai deixar de cuidar do novo amigo. 

Outro cuidado antes de adotar e saber como criar jabuti em apartamento ou casa é garantir que ele tenha um quintal ou qualquer ambiente externo para circular. Isso porque só o ambiente interno não garante o bem-estar do pet. 

Ao se perguntar como fazer um habitat para jabuti, saiba que é possível a criação de um terrário com lâmpada UVB, aquecedor de cerâmica, substrato e toca. Assim, simula ao máximo o ambiente natural do pet.

Alimentação do jabuti

Se não sabe como criar jabuti filhote ou adulto, saiba que esses pets são onívoros e se alimentam tanto de vegetais quanto de animais. Por isso, em sua dieta, 85% dos alimentos devem ser verduras e vegetais, 10% frutas e 5% proteína animal, como carne moída crua, ovos cozidos e com casca, e insetos. 

É importante que a alimentação desse pet seja rica em cálcio para manter a estrutura óssea resistente. Além do mais, para saber como criar um jabuti, é essencial deixar à disposição do pet água fresca diariamente. Nesse caso, coloque um recipiente raso se não quiser correr o risco de o animal se afogar. 

Higiene do jabuti

Jabutis tendem a não dar muito trabalho na hora da limpeza e não precisam tomar banho constantemente. No entanto, se o animal estiver sujo, é suficiente limpá-lo com um pano úmido. Banho com água morna também é possível, porém só em dias muito quentes. 

jabuti atento olhando para frente

Temperatura do ambiente para o jabuti

Em dúvida de como criar jabuti para que o pet viva pleno, ele precisa de sol e calor por, no mínimo, uma hora. Então, se isso não for possível, é extremamente importante a instalação de lâmpadas de UVB no terrário. 

Os jabutis precisam de vitamina D, e se eles não tiverem, o casco e os ossos torna-se deformados e fracos. Esses pets também precisam de umidade, que nesse caso deve ser de, no mínimo, 70%. Então algumas borrifadas com água são suficientes.

Terrário para criar um jabuti

Na hora de preparar o terrário, é válido lembrar que jabuti filhote e jabuti adulto precisam de ambientes diferentes. Por esse motivo, para os filhotes, a grama ou um pedaço de jornal já é suficiente para que não escorreguem. Além disso, a lâmpada UVB também garante que o pet não fique com deficiência em vitamina.

Inclusive, existem lâmpadas próprias aos répteis que garantem maior confiança na hora de esquentar o novo amigo. E enquanto se desenvolvem e crescem, no terrário, é preciso além da grama, plantar alguma verdura, instalar um higrômetro para medir a umidade, além de preparar um solo de argila com areia. 

Dessa forma, o animal cresce saudável e não corre o risco de adquirir algumas doenças comuns em jabutis. Além do mais, nunca esqueça seu pet no jardim ou quintal à noite, ele provavelmente vai ajeitar um lugar que possa se esconder e vai perder muito tempo nisso. 

Para finalizar, não se esqueça que os jabutis precisam de luz artificial e natural. Também não deixe que andem em superfícies lisas a fim de que não force os membros do pet. Na alimentação, uma vez por dia pode ser oferecidas verduras, duas vezes na semana frutas e uma vez na semana carnes.

jabuti em grama

Agora que você sabe como criar um jabuti, confira no blog da Petz outras dicas e curiosidades sobre esse pet. 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *