Como cuidar de girassol: 4 dicas para mantê-lo bonito

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 16, 2020

Dicas
Como cuidar de girassol: 4 dicas para mantê-lo bonito
Tempo de leitura: 4 minutos

Poucas plantas possuem o charme do girassol. Essa bela flor amarela serve de inspiração para arranjos, decorações e até mesmo obras de arte! E para manter sua beleza, é essencial saber como cuidar de girassol

girassol abrindo

Apesar de seu aspecto rústico, é necessário ter alguns cuidados para que sua planta se mantenha linda por muitos dias, trazendo luz e alegria para a casa! Pensando nisso, separamos quatro dicas sobre como cuidar de girassol! Continue lendo para aprender! 

Girassol: beleza passageira

Antes de falarmos sobre como cuidar de girassol em vaso, é importante compreender que essa não é uma planta perene. Isso significa que suas flores possuem uma sazonalidade e só aparecem uma vez ao ano. Após o período de floração, as plantas murcham, sendo necessário esperar alguns meses para admirar os belos tons de amarelo novamente. 

Porém, saber como cuidar dessa flor é essencial para preservá-la por mais tempo, além de garantir que a planta se manterá saudável para o próximo ano! Continue lendo para aprender as dicas para manter sua planta sempre encantadora! 

1. Quanto maior, mais resistente

Repleto de charme e beleza, o girassol é uma planta que arranca suspiros. Por isso, é comum encontrá-lo em vasos de diferentes formas e tamanhos. O girassol mini, por exemplo, é um excelente presente, que adiciona elegância a qualquer ambiente, principalmente como uma planta para apartamento

Porém, sua durabilidade costuma ser menor, não sendo o modelo mais indicado para quem quer aprender como cuidar de girassol em apartamento. Se você é amante das plantas e quer se arriscar como jardineiro, saiba que quando o assunto é girassol, quanto maior a planta, mais resistente ela é. 

Assim, busque vasos grandes, com plantas de caule grosso e muitas folhas! Os vasos menores também podem alegrar os ambientes por um bom tempo quando aplicamos os cuidados com girassol corretos. Porém, a chance de você ter uma nova floração no ano seguinte é menor em recipientes muito pequenos. 

2. Água na medida

Saber quantas vezes regar girassol é essencial para ter plantas belas e saudáveis. Por sorte, esse não é um tópico complicado quando falamos sobre como cuidar de girassol. Apesar de sua flor de aparência delicada, ele é considerado uma espécie resistente às secas. 

Sendo assim, não precisa de regas constantes: uma vez por semana costuma ser o suficiente para deixar sua planta cheia de energia. Entretanto, é importante lembrar que as regas nunca seguem uma fórmula exata. É necessário observar sua planta, seu crescimento e, principalmente, a terra. 

Quando a terra estiver seca, coloque um pouco de água utilizando um borrifador, sem deixar o ambiente encharcado. Na dúvida, coloque o dedo dentro do vaso. Se perceber que está seco, significa que sua planta está precisando de uma boa rega. 

girassol no vaso

3. O sol é importante

Como o próprio nome indica, essa é uma plantinha que gosta muito de sol! Por isso, se você está pensando em como cuidar de um girassol, procure logo o espaço mais iluminado da casa. Para que sua planta se mantenha saudável e feliz, o ideal é que ela receba cerca de seis horas de sol direto por dia. 

Dessa forma, a flor poderá se manter viva por mais tempo, iluminando o ambiente. O mais indicado é deixar o girassol em um espaço externo, como um jardim ou quintal. Se você mora em apartamento, busque locais próximos a janelas e varandas. 

Agora, se seu lar não recebe muitas horas de sol por dia, não desanime. Com os cuidados corretos, você ainda poderá manter sua planta bela e charmosa por algum tempo. Basta procurar o local mais claro da casa e regar regularmente. Assim, as lindas flores amarelas poderão alegrar o ambiente por mais tempo. 

4. Não se esqueça de podar

Todo bom jardineiro sabe que a poda é um ponto fundamental para a saúde das plantas. No caso do girassol, isso não é diferente. Saber onde cortar é importante para controlar o tamanho de sua plantinha, evitando que ela fique grande demais para o vaso.

Além disso, uma boa poda retira folhas velhas, facilitando a distribuição de energia e o crescimento de novas flores. Podar um girassol não é difícil e mesmo jardineiros iniciantes podem fazer. Basta utilizar uma boa tesoura de jardinagem, realizando um corte transversal no caule principal.

E mesmo que você tenha carinho pelas flores, é importante cortá-las quando elas murcham. Isso irá permitir que a planta se mantenha saudável e tenha uma nova floração no próximo ano.

Conte com a Petz!

Agora que você já conhece essas 4 dicas sobre como cuidar de girassol, pode manter sua planta sempre bela e saudável. E, se precisar de uma mãozinha, não se esqueça que na Petz você encontra tudo para jardinagem! 

vaso com girassóis

Além de plantas, nossas lojas contam com ferramentas especiais, acessórios, fertilizantes e muito mais! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *