Plantas para apartamento: 10 espécies perfeitas para ambientes internos!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 14, 2020

Dicas
Plantas para apartamento: 10 espécies perfeitas para ambientes internos!
Tempo de leitura: 7 minutos

Se você sempre sonhou com um lar repleto de plantas, mas acha que elas não se adaptam a ambientes internos, está com sorte! Hoje, ter cômodos floridos não é uma exclusividade das casas e sobrados. Com uma pequena ajuda, é fácil encontrar diversas plantas para apartamento que vão deixar qualquer ambiente irresistível.

Ter um espaço repleto de verde não é bom apenas para a decoração. Afinal, nossas amigas folhadas trazem benefícios como purificar o ar e regular a temperatura, além de serem perfumadas! Não faltam motivos para colocar mais vida em sua casa, então conheça 10 plantas para apartamento e como cuidar delas!

Moça cuidando de plantas em uma bancada

1. Samambaias

Tamanho: médio
Cuidado: fácil

Um clássico na decoração, as samambaias nunca saem de moda! Com suas folhas finas e muito volumosas, adicionam um toque exótico para a decoração, além de combinarem com qualquer ambiente. Por ficarem suspensas, são ótimas plantas para ter em apartamento, pois não precisam de tanto espaço.

São vegetais fortes e muito antigos. Aliás, estudos indicam que as samambaias conviveram com dinossauros! Com tanta experiência, o que não falta para a samambaia é resistência. São plantas que se adaptam a diferentes ambientes e não precisam de muito cuidado.

Então já sabe: se você for um jardineiro de primeira viagem, samambaias são uma ótima opção. Elas gostam de iluminação indireta e se dão muito bem ao lado de janelas. Como preferem o clima tropical, precisam de um ambiente úmido. Por isso, regue sua samambaia todos os dias com um borrifador de água para que ela cresça saudável e bela!

2. Azaleia

Tamanho: médio
Cuidado: difícil

Essa delicada planta asiática desperta atenção por sua beleza. Com flores coloridas, que crescem em pequenos arbustos, as azaleias conquistam olhares e ficam bem em qualquer decoração. Apesar de se adaptarem bem a apartamentos, as azaleias precisam de sol.

Apenas luz não basta, a planta precisa tomar um bom banho de sol algumas horas por dia. Por isso, o indicado é criar suas azaleias na varanda ou naquela janela que todas as tardes recebe luz e calor.

As regas devem ocorrer duas vezes por semana, sempre no período da manhã. Dessa forma, com os cuidados corretos e muito carinho, a azaleia pode florescer em qualquer época do ano.

3. Zamioculca

Tamanho: médio
Cuidado: fácil

Bonita, elegante e muito resistente, a zamioculca é indicada para qualquer ambiente. Possui caules longos e folhas de um verde-escuro e brilhante. Natural da África, é uma planta muito bonita e de fácil trato. Por conta dessas características, é muito valorizada por decoradores, e é comum encontrá-la em escritórios e shoppings.

Se você busca plantas para interior de casas, a zamioculca é perfeita para espaços como corredores e halls de entrada. A rega também não é um problema, já que é uma planta de ambientes secos. Por isso, o ideal é colocar água uma vez por semana, dependendo da estação.

4. Mini cactos

Tamanho: variável
Cuidado: fácil

Quando o assunto é resistência, os mini cactos são os campeões. Com diversos modelos e espécies diferentes, é fácil encontrar um mini cacto que se adeque perfeitamente ao seu ambiente!

Se dão bem em locais fechados e com pouca luz direta, por isso são ideais para quem procura por plantas para apartamento pequeno. Também é possível combinar diferentes espécies em um vaso maior, criando um modelo mais personalizado.

Para cuidar de mini cactos basta colocar água uma ou duas vezes por mês e mantê-los em um espaço iluminado e longe dos raios solares. Seguindo esses passos, essa charmosa plantinha vai trazer muito charme e personalidade para seu lar!

5. Violetas

Tamanho: pequeno
Cuidado: médio

Muito conhecidas e admiradas, as violetas também integram o time de plantas para se ter em casa. Pequenas e delicadas, encaixam em qualquer ambiente, mesmo cômodos menores e sem muito espaço. Possuem folhas largas, verde-escuras, e toque aveludado.

Porém, o grande destaque vai para suas flores de diferentes tonalidades de roxo, azul e branco. Gostam de luz indireta, por isso são flores para dentro de casa. A rega deve ocorrer duas vezes por semana. Cuidado, no entanto, ao molhar sua violeta: a água deve atingir somente o solo.

Caso a planta não esteja florindo, em lojas como a Petz é possível encontrar adubos e vitaminas específicas para a espécie. Esses produtos ajudam a violeta a crescer de forma mais saudável. Com o cuidado correto, ela dá flores durante todo o ano.

Planta com flores roxas pequenas

6. Cróton

Tamanho: médio
Cuidado: médio

E quem disse que apartamento só pode ter verde? O cróton é uma linda espécie de planta com folhagem colorida, que traz mais energia para a sua decoração. Suas folhas longas possuem diferentes tons de laranja, vermelho e amarelo, em uma combinação única!

Apesar de se adaptar bem a ambientes internos, os cuidados com o cróton são um pouco mais delicados. Afinal, são espécies que precisam de muita luz e adoram o calorzinho dos raios de sol. A dica é buscar o espaço mais iluminado da casa.

Também adoram água e devem ser regados uma vez a cada um ou dois dias. Um cróton saudável apresenta flores firmes e coloridas, adicionando charme a qualquer ambiente.

7. Antúrio

Tamanho: médio
Cuidado: médio

Outra planta que nunca sai de moda, o antúrio é perfeito para apartamentos. Natural das Américas, ganhou o mundo por sua aparência charmosa e elegante. Possui longas folhas verde-escuras e uma inflorescência vermelha em forma de coração. Gosta de ambientes com luz indireta e se adapta bem próximo a janelas ou varandas.

Como tem origem tropical, adora umidade e deve ser regada de duas a três vezes por semana, dependendo da estação. Assim, com os cuidados corretos, as inflorescências do antúrio também vão decorar sua casa durante o ano todo.

8. Orquídeas

Tamanho: médio
Cuidado: difícil

Quem nunca se admirou com a beleza de uma bela orquídea? Símbolo de elegância e sofisticação, as orquídeas são um encanto. Possuem um caule longo, repleto de grandes e delicadas flores, com cores vivas e formas exóticas. Impossível não se apaixonar!

Além de lindas, as orquídeas se adaptam perfeitamente a apartamentos. Precisam de luz indireta e muita ventilação. Por isso, as janelas são os locais mais indicados. A rega deve ocorrer de duas a três vezes por semana, dependendo do clima.

Mas regar uma orquídea não é tão simples. O ideal é mergulhá-la em água rapidamente para que absorva os nutrientes de baixo para cima. O borrifador também é uma ótima ideia! São plantas delicadas e que precisam de muito cuidado.

Caso note que sua orquídea não está se desenvolvendo, procure um local mais adequado ou um fertilizante de orquídeas, encontrado em lojas especializadas.

9. Suculentas

Tamanho: variável
Cuidado: fácil

Se você busca plantas para dentro de casa que sejam versáteis e de fácil adaptação, as suculentas são as espécies perfeitas. Além de muito resistentes e de fácil trato, os diversos tipos de suculentas se adaptam perfeitamente ao espaço disponível.

Aí, é só utilizar a criatividade de acordo com a preferência de cada jardineiro! Alguns vasinhos dessa planta têm menos de 10 cm de altura. Para os mais ousados, é possível fazer um vaso grande, com diferentes espécies de suculentas que convivem em perfeita harmonia.

São plantas para sala de apartamento ou casa, já que se adaptam a ambientes iluminados, mas sem sol direto. Suas folhas gordinhas retém água e, por isso, não é preciso regá-las com tanta frequência. O ideal é que a planta receba água uma vez a cada 10 dias. A dica é sempre observar o solo: se ainda estiver úmido, é melhor esperar antes de regar de novo.

Suculenta pequena para apartamento

10. Árvore da felicidade

Tamanho: grande
Cuidado: difícil

Seu nome já diz tudo: a árvore da felicidade é conhecida por trazer fortuna aos habitantes de seu lar. De origem asiática, acredita-se que deve ser presenteada especialmente para quem está montando uma nova casa! Frondosa e repleta de folhas, precisa de bastante espaço.

Em um vaso grande, atinge facilmente até 1,5 m e, por isso, é indicada para apartamentos maiores. Precisa de muita luz, mas não gosta tanto de sol direto. Aquele canto próximo a uma grande janela é perfeito para essa planta.

Gosta de muita umidade e deve ser regada diariamente. Com seu aspecto charmoso e muito fofo, é fácil entender porque essa planta é conhecida como árvore da felicidade!

Agora que você já conhece 10 plantas para apartamento, está pronto dar uma modernizada na decoração de seu lar! Na Petz você encontra diversas plantas para todos os ambientes, além de regadores, tesouras para poda, fertilizantes e muito mais! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *