Dicas

Como medir o pH da água? Descubra!

Publicado em 27 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Ainda mais em dias abafados, a piscina é um convite para dar um mergulho sem pensar duas vezes. Porém, para isso, é fundamental fazer a manutenção dos parâmetros da água corretamente. Nesse caso, surgem muitas dúvidas sobre como medir o pH da água.

Manter o nível correto evita problemas como a transmissão de doenças infecciosas e respiratórias, a proliferação de algas e a deposição de ovos de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti. A seguir, saiba como medir o pH da água, um dos fatores mais importantes para a manutenção da qualidade da piscina.

tipos de piscina 3

tipos de piscina 3

 

Aprenda a medir os parâmetros da água

É impossível corrigir algo sem descobrir o que exatamente está errado antes. Por isso, o primeiro passo para saber como medir o pH da água para garantir a qualidade da piscina é usar uma fita-teste própria para isso.

Funciona assim: após retirar uma das fitas da embalagem, posicione-a a pelo menos 30 cm abaixo do nível da água e conte pausadamente até 3. A submersão da fita é importante, pois, em geral, a superfície da água apresenta características diferentes do restante da piscina, como uma concentração maior de contaminantes.

Feito isso, retire a fita da água e aguarde por pelo menos 15 segundos ou até que as cores estejam nítidas. Por meio da colorimetria, a fita-teste recomendada para piscinas indica 4 parâmetros: alcalinidade total, pH, cloro livre e ácido cianúrico.

Com a fita e a embalagem em mãos, compare os resultados utilizando o gabarito de cores presente no tubinho. Desse modo, você aprende como ver o pH da água e fazer a correção.

A ordem dos fatores altera o resultado

Para o tratamento da água ser eficaz, é essencial fazer a correção de cada um dos parâmetros na ordem recomendada pelo fabricante. Isso é importante porque a alcalinidade interfere no pH, que pode interferir na eficiência do cloro.

A correção deve ser feita na seguinte ordem: alcalinidade, pH, cloro livre e ácido cianúrico. A alcalinidade total representa a quantidade de sais minerais presentes na água, sendo que ela ajuda a evitar mudanças no pH.

O nível ideal de alcalinidade de uma piscina fica entre 80 e 120 ppm. Abaixo disso, as condições da água favorecem a proliferação de algas e a corrosão de equipamentos. Acima, a água tende a ficar turva e aumentar o pH. A seguir, saiba como medir a alcalinidade da piscina antes de corrigir o pH.

  • Alcalinidade baixa: utilize um elevador de alcalinidade. De acordo com as orientações do fabricante, o produto deve ser diluído em recipiente com a própria água da piscina. Com o filtro desligado, aplique a mistura nas laterais da piscina, ligue novamente o filtro e deixe-o funcionando por pelo menos seis horas. Aguarde três horas antes de medir novamente. Se for necessário, repita o procedimento;
  • Alcalinidade alta: utilize um redutor de alcalinidade. O produto líquido pode ser aplicado diretamente nas laterais da piscina, conforme orientações do fabricante. O processo deve ser o mesmo realizado para elevação da alcalinidade.
tipos de piscina

tipos de piscina

Como corrigir o pH da piscina?

Com a alcalinidade corrigida, verifique o resultado do pH na fita-teste. Também chamado de potencial hidrogeniônico, o pH indica a quantidade de hidrogênio na água e pode sofrer alterações por conta de diversos fatores, como chuva (ácida), temperatura da água, poluição e uso de produtos químicos.

Assim como ocorre com a alcalinidade, o tipo de correção depende do resultado. Entenda melhor como medir o pH da água da piscina para interpretar o resultado.

  • pH baixo (menor que 6,8): ácido, pode provocar irritação nos olhos dos banhistas e corrosão dos metais. Para saber como medir o pH da água, utilize um elevador de pH em versão líquida ou em pó. Enquanto o último deve ser diluído com água da piscina em recipiente separado, o primeiro pode ser aplicado diretamente nas laterais da piscina com o filtro desligado. Depois disso, ligue novamente a filtragem e aguarde por pelo menos três horas. Em seguida, faça uma nova avaliação;
  • pH alto (acima de 7,4): alcalino, pode causar irritação nos olhos e diminuir a eficiência do cloro. Para reduzi-lo, aposte em um redutor de alcalinidade e pH, seguindo o mesmo processo utilizado na redução da alcalinidade.

Somente após saber como se mede o pH da água e como se faz a correção da alcalinidade é possível fazer a cloração da água de maneira eficiente. Assim, você pode nadar sem correr riscos de contaminação e doenças.

tipos de cloro para piscina3

tipos de cloro para piscina3

Agora que sabe como medir o pH da água, veja outros conteúdos incríveis no nosso blog para manter a sua piscina sempre limpinha e bem cuidada. Não deixe de conferir!

Além disso, temos mais uma dica para ajudar a cuidar da saúde da água da sua piscina: acesse o site da Petz! No nosso catálogo on-line, você encontra vários produtos de qualidade para usar no dia a dia por um preço acessível.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog