Dicas

Como plantar morango em vaso? Aprenda em 5 passos!

Publicado em 11 de maio de 2021

Tempo de leitura: 5min

O morango é uma das frutas preferidas de adultos e crianças de todo o mundo. Com sua cor vermelha e seu sabor doce e ácido, é a estrela de sucos e sobremesas! Se você também é fã dessa fruta, uma dica: aprender como plantar morango em vaso é mais simples do que parece. 

morangos em um pote

Com alguns passos simples, é possível montar uma pequena horta em casa, enriquecendo sua dieta com alimentos orgânicos! Por isso, se você busca aprender como plantar morango em vaso, continue lendo. Preparamos um guia com cinco passos simples para o cultivo dessa fruta! 

Passo a passo para plantar morango em casa

1. Selecione um vaso apropriado

Com os métodos certos, é perfeitamente possível aprender como plantar morango no vaso. Entretanto, alguns pontos são importantes para que você tenha sucesso em sua empreitada! 

O primeiro passo é escolher um vaso apropriado. Toda planta precisa de uma boa quantidade de terra para o desenvolvimento de suas raízes. Por isso, o indicado é escolher um recipiente com, no mínimo, 30 centímetros de profundidade. 

Outra característica importante é em relação à dimensão do vaso. O morango se adapta melhor como planta pendente. Por isso, não há como plantar morango em vaso pequeno demais. Dê preferência a vasos amplos e plante suas sementes próximas à beirada. Assim, elas terão mais espaço e maiores chances de sucesso! 

2. Prepare bem a terra

O solo precisa estar bem preparado, com todos os componentes necessários para o desenvolvimento do morango. Para obter bons resultados, devemos contar com um ótimo aliado: o adubo. 

Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra diversas opções de adubos e fertilizantes que irão deixar seu vaso repleto de nutrientes. Assim, seus morangos irão crescer mais fortes e saudáveis. 

3. Escolha o local ideal

Um dos segredos sobre como plantar morango em vaso está relacionado ao local apropriado. Apesar de ser uma planta de climas amenos, o morango necessita ao menos 4h de sol direto diariamente. 

Para que sua verdinha cresça ainda mais saudável, escolha o sol da manhã ou do fim da tarde. Nesses horários, a intensidade dos raios é um pouco menor e mais confortável para a planta. Por isso, busque o local mais ensolarado da casa e prepare-se para colher seus morangos! 

muitos vasos em um jardim

4. Plante as sementes

Seu vaso pode até estar preparado, mas ainda falta um elemento muito importante: as sementes! Estes pequenos grãozinhos mágicos irão se desenvolver e, em pouco tempo, você terá uma bela planta! Mas nessa fase é importante saber como plantar a semente de morango em vaso corretamente. 

Por isso, o ideal é escolher sementes já prontas para o cultivo, ao escolher essa opção para fazer a plantação de morango em vaso. Você encontra este tipo de produto em lojas especializadas, como a Petz. 

Eles devem ser enterradas a aproximadamente 10 centímetros de profundidade, com um espaço de cerca de 15 centímetros entre cada planta. Agora, é só partir para o próximo passo

5. Tome cuidado nos primeiros dias

Os primeiros dias são cruciais no desenvolvimento de qualquer planta. Nesse período ocorre a germinação, e é quando as verdinhas estão mais frágeis. Por isso, precisamos oferecer uma atenção especial. 

As regas devem ser frequentes, diariamente ou a cada dois dias, deixando a terra úmida, sem encharcar. A partir do momento em que sua planta atingir cerca de 15 centímetros, você já pode passar para o próximo passo! 

Dica extra: atente-se à manutenção

Com as plantinhas germinadas, agora é só cuidar delas e esperar os belos morangos! A manutenção do morango não é complicada. Basta manter a terra úmida, sem encharcar, regando uma vez ao dia. 

As podas também devem ocorrer regularmente, removendo as folhas fracas ou queimadas. Adubar periodicamente sua planta é outro passo importante para que ela cresça bela e saudável! Realizando esses passos, em pouco tempo você terá saborosos morangos para adocicar sua mesa! 

Alguns pontos importantes

Com os cinco passos acima, será possível cultivar plantas belas e saudáveis em sua casa. Mas, para fechar este guia de como criar morango em vaso, vale destacar alguns pontos importantes: 

  • A colheita do morango ocorre próximo ao inverno, entre os meses de maio e agosto; 
  • Para o morango crescer de forma saudável, o ideal é que ele não encoste na terra. Por isso, prefira plantas pendentes; 
  • Essa é uma planta perene, que sobrevive o ano todo. Após a colheita, basta continuar cuidando de sua verdinha para ganhar novas frutas no próximo ano; 
  • Os morangos se adaptam melhor a regiões de climas amenos. 

morando em vaso

Agora que você já sabe tudo sobre como plantar morango em vaso, já é hora de colocar a mão na massa! E o primeiro passo para iniciar sua horta é procurar a Petz mais próxima. Em nossas lojas você encontra tudo que um jardineiro precisa. Venha nos fazer uma visita! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog