Gatos

Gato pode comer morango? Tire suas dúvidas sobre a alimentação dos felinos!

Publicado em 14 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Vamos falar da fruta natural de climas temperados, mas que faz sucesso por onde passa! Além de ser a estrela de sucos e sobremesas, é um ótimo alimento para incluir no dia a dia! Mas será que os pets também podem aproveitar essa fruta? Gato pode comer morango

gato deitado

Alguns pets são mais audaciosos e gostam de mordiscar alguns alimentos da despensa. Entretanto, é importante estar atento, pois algumas comidas comuns em nossa dieta podem ser tóxicas para os peludos. Se você quiser saber mais sobre a alimentação dos felinos, aprenda aqui se gatos podem comer morango

A alimentação dos gatos

Conhecer os hábitos dos nossos amigos de quatro patas é muito importante. Dessa maneira, é possível adaptar sua rotina para atender melhor às necessidades dos pets! No quesito alimentação, os bichanos possuem regras bem específicas. 

Conforme explica a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, os felinos são exclusivamente carnívoros. Na natureza, se alimentam de pequenas presas, que caçam utilizando suas habilidades de predador! 

Por isso, o cardápio dos gatos precisa conter muita proteína e gordura. Estes são os nutrientes mais importantes para o bom funcionamento de seu organismo. 

O melhor cardápio 

Antes de responder se gato pode comer morango, é importante conhecer qual o melhor cardápio para os bichanos. Como vimos, os felinos são exclusivamente carnívoros e, por isso, sua dieta deve conter altas doses de proteína e gordura. 

A Dra. Luiza explica que a melhor forma de obter esses nutrientes é com uma boa ração. “Ela atende a todas as exigências nutricionais dos gatos”, comenta. Além disso, é um produto com uma boa durabilidade, de fácil conservação e que preserva seus nutrientes mesmo com o tempo. 

gato de olho azul

Gato pode comer morango? 

Sabendo que os felinos são exclusivamente carnívoros, fica a dúvida: será que pode dar morango para gato? Esse alimento, apesar de considerado saudável, não está presente na dieta natural dos bichanos. Mas será que ele está liberado? 

A Dra. Luiza afirma que a fruta, na realidade, não possui substâncias tóxicas para os peludos. Assim, se você está pensando em variar no cardápio do seu amigo, saiba que o morango está permitido! 

Porém, é importante lembrar que o morango para gatos não é o petisco mais recomendado. Além disso, para servir seu pet com segurança, devemos seguir algumas recomendações. 

Como servir morango para gato

Como os felinos são carnívoros, as frutas para gatos e legumes não são os petiscos mais recomendados para os peludos. Porém, se seu pet gosta de alimentos diferentes, alguns vegetais estão liberados, desde que sejam tomadas algumas precauções. 

Abaixo, listamos as recomendações para o gato que pode comer morango.

  • Prefira alimentos orgânicos: as frutas orgânicas são cultivadas sem o uso de agrotóxicos, que podem trazer prejuízos para a saúde. O morango é um dos alimentos com maior quantidade de agrotóxicos, graças à sua delicadeza;
  • Por isso, para a saúde da sua família,  incluindo seu filho de quatro patas, prefira produtos orgânicos! 
  • Higienize bem a fruta: todo vegetal precisa ser higienizado antes do consumo. No caso dos morangos, uma boa ideia é deixá-lo de molho alguns minutos em uma solução higienizadora de sua preferência; 
  • Remova as folhas: o famoso “cabinho” do morango é indigesto e pode causar engasgos. Por isso, sirva a fruta sem folhas;
  • Controle a quantidade: como não é um alimento natural na dieta dos bichanos, o morango deve ser apenas um petisco. Apesar de não conter toxinas, a fruta é rica em frutose e, se for consumida em excesso, pode trazer prejuízos para a saúde. Um morango médio é o suficiente para satisfazer seu pet! 

Seguindo as dicas acima, seu gato pode comer morango de forma mais segura. Lembre-se apenas que as frutas são petiscos e, por isso, devem ser oferecidas no máximo uma vez por semana, como um agrado em ocasiões especiais! 

Petiscos saudáveis

A Dra. Luiza explica que os vegetais, em geral, não são petiscos recomendados para gatos. De acordo com a especialista, as fibras, muito presentes em legumes e frutas, auxiliam o sistema digestivo dos peludos. Entretanto, não há muitos nutrientes que os bichanos possam aproveitar. 

Por isso, o ideal é buscar um petisco mais saudável, elaborado especialmente para os felinos. Encontre quais frutas os gatos podem comer e ofereça a eles com todos os cuidados.

morangos vermelhos

Nas lojas da Petz você encontra diversas opções de produtos específicos para nossos amigos de quatro patas! Desenvolvidos por cientistas e veterinários, esses petiscos são seguros, nutritivos e os bichanos adoram! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog