Como plantar pitaya: dicas práticas e de sucesso
Publicado em 25 de agosto de 2025Tempo de leitura: 5min

Além de ser linda por dentro e por fora, a fruta do dragão tem diversos benefícios para a saúde. Já pensou em tê-la no seu quintal? O cultivo é mais fácil do que você pensa. Continue lendo para aprender como plantar pitaya.
Qual é a origem da pitaya?
A pitaya tem origem em diferentes espécies de cactos epífitos, nativos da América Central e do México. A planta pertence à família das cactáceas — inclusive, a árvore é um grande cacto florido e cheio de frutos. No local de origem, a plantação se desenvolve muito bem, já que o clima daqueles países é favorável e o pé de pitaya adora receber bastante sol.
Quais são as vantagens da pitaya para a saúde?
As vantagens da pitaya para a saúde são muitas. A fruta contém minerais, como fósforo, cálcio e ferro, além das vitaminas B1, B2, B3 e C. A absorção desses componentes ajuda no controle do peso e do colesterol, na prevenção de diabetes e anemia e no aumento da imunidade. Além disso, a fruta é anti-inflamatória e equilibra a pressão arterial.
É possível plantar pitaya com muda?
É possível fazer as mudas por meio das sementes ou pelo processo de estaquia. Elas podem ser plantadas diretamente na terra ou em vasos. O importante é ter um solo adequado.
Como plantar pitaya com sementes?
O passo a passo de como plantar pitaya em vaso ou na terra a partir de sementes é simples. Primeiro, retire-as de uma fruta madura e lave-as com água para retirar os resquícios da polpa. Em seguida, coloque-as diretamente na terra, em um vaso ou em uma jardineira.
O que é preciso para plantar pitaya na terra ou no vaso?
Além de saber como plantar pitaya na terra ou no vaso, você precisa de um substrato específico para mudas. Escolha com cuidado, selecionando marcas confiáveis, pois o produto é essencial para o crescimento saudável da planta.
Quais cuidados ter com a germinação das sementes?
Para favorecer a germinação, deixe o vaso em um local protegido da luz direta do sol, mas com bastante luminosidade natural. A muda de pitaya precisa de água todos os dias, mas em pouca quantidade. O solo precisa estar sempre úmido, mas não encharcado.
Em quanto tempo a germinação ocorre?
A germinação da pitaya ocorre em 8 ou 12 dias. Porém, geralmente, é necessário esperar por volta de 5 meses para fazer o transplante das mudas para um espaço com mais profundidade.
Tem como plantar pitaya no muro?
Sim, basta colocar a muda alinhada à superfície vertical. Ela vai crescer se escorando nela. Você pode direcionar a planta como quiser para formar uma linda paisagem.
Como plantar pitaya através da fruta?
Se você quer aprender como plantar pitaya através da fruta, é preciso utilizar estacas. O primeiro passo é selecionar uma planta-mãe adulta, que já tenha as estruturas completamente desenvolvidas. Depois, escolha um caule bem saudável do cacto, bastante rígido e com coloração viva, sem sinais de secura.
Qual tamanho de estaca deve ser usado para plantar pitaya?
A estaca deve ter em torno de 40 cm e pelo menos 3 nós (os pontos nos quais as folhas crescem). Deixe o substrato bem aerado e drenado, pois nenhum cacto gosta de solo encharcado. Faça um buraco profundo para ⅔ da estaca ficarem embaixo da terra. Regue todos os dias, em pouca quantidade, diminuindo a frequência assim que os brotos nascerem.
Como plantar pitaya branca?
O passo a passo de como plantar pitaya branca é prático. Basta usar sementes ou pedaços do caule dessa variação da planta e colocá-los em um vaso ou direto na terra. Use um substrato úmido e mantenha em local iluminado para a germinação.
Como plantar pitaya amarela?
Se você quer saber como plantar pitaya amarela, basta usar a semente da fruta ou mudas prontas, colocando-as em um solo rico em matéria orgânica e com incidência de sol e vento. Durante o cultivo, é preciso regar com moderação, evitando encharcar o solo.
Qual é o local ideal para o cultivo da pitaya?
Dê preferência para ambientes externos. Se isso não for possível, escolha um local arejado e bastante iluminado. Essas condições favorecem o desenvolvimento saudável da planta, desde que você também siga o passo a passo de como plantar pitaya vermelha, branca ou amarela.
É preciso ter espaço para o cultivo da pitaya?
Tenha o cuidado de deixar espaço livre acima da planta, pois ela pode ultrapassar a altura de 1 m. Ao seguir os cuidados de como plantar pitaya, a árvore adulta se desenvolve de maneira saudável, com lindas flores e frutos que deixam os galhos pesados e voltados para o chão, formando um desenho específico.
Como é a polinização da pitaya?
A polinização é o transporte do grão de pólen de uma flor para outra, que ocorre de forma natural. Ela deve ser cruzada, ou seja, com plantas diferentes, e é feita pelos agentes polinizadores, como as abelhas e os morcegos nectarívoros. No entanto, também pode ser feita artificialmente por seres humanos.
Como fazer a polinização artificial?
Basta pegar um pincel macio, passar sobre o pólen da flor da pitaya e, em seguida, esfregá-lo em outra flor. A polinização incentiva a produção satisfatória de frutos. No caso da fruta do dragão, ela deve ser realizada de noite, logo que as flores se abrem.
Já sabe como plantar pitaya? Use as dicas para cultivá-la, decorar o ambiente e consumir a fruta em geleias, sucos e doces. No site da Petz, estão todas as ferramentas necessárias para jardinagem para você comprar e receber direto na sua casa.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Obrigado pelas as dicas, eu tenho um pé no meu quintal e além de muito saborosa os frutos deixa meu quintal bem mais bonito.