Espécies

Conheça os animais polinizadores e a importância deles

Publicado em 21 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você sabe quais são os animais polinizadores? Se estiver pensando nas abelhas, a resposta está certa, porém, esses bichinhos não são os únicos que fertilizam as plantas, ajudando na produção de frutos e sementes, algo muito importante.

borboleta em uma folha

É verdade dizer que, aproximadamente, 90% das espécies de plantas do mundo dependem da polinização. Inclusive, essa taxa pode chegar a 94% em regiões tropicais. Isso quer dizer que os polinizadores são essenciais para a manutenção da vida.

O mais interessante é que a maioria desses animais é formada por insetos. Eles se alimentam principalmente do néctar das flores e realizam a polinização sem perceber, ao irem de uma planta a outra para comer.

O que é o pólen?

O pólen é o nome dado ao conjunto de pequenos grãos produzidos pelas plantas que têm flores e/ou frutos. Eles contêm o gameta masculino e, ao atingirem o gameta feminino de outra planta da mesma espécie, a fecunda. Então, ocorre a polinização.

Animais polinizadores

São aqueles que transportam o pólen de uma planta para outra. Apesar de parecer algo sem muita importância, na verdade, é o contrário. Sem eles, não haveria vida no planeta, pois eles mantêm todo o ecossistema dependente dessas plantas.

Além disso, têm papel fundamental na produção de alimentos. Estima-se que, somente no Brasil, eles economizam 12 bilhões ao ano. Esse seria o valor gasto com os produtores de alimentos caso necessitassem fazer o serviço dos animais polinizadores.

Diversos animais são polinizadores. Embora as abelhas sejam as mais conhecidas, outros insetos são igualmente importantes para a vida na Terra, bem como muitos pássaros e mamíferos.

Abelhão ou mamangava-de-cauda-amarela-clara

Ao falar de abelhas polinizadoras, é importante destacar o abelhão comum, que pelas cores, amarelo e preto, é um inseto confundido com as abelhas, porém o é muito maior.

Esse animal polinizador se alimenta do néctar e do pólen armazenados nas colônias. Quando é necessário, ele sai para fazer essas “fertilizações” por meio da polinização vibratória, vibração das asas para a liberação do pólen.

Formigas

As formigas não se destacam apenas pela organização hierárquica, mas também por serem animais polinizadores. Isso porque as flores também fazem parte da alimentação delas, contribuindo para a polinização.

Quando as formigas saem à “caça” de flores, o pólen fica nas costas delas, que, acidentalmente, fazem a polinização dos lugares por onde passam, ajudando na plantação de sementes.

Borboletas

As borboletas também são agentes polinizadoras. Além de serem belas, com as asas coloridas, elas são essenciais para quatro plantas: a pereira, a mangabeira, a laranjeira e o abacaxizeiro-do-cerrado.

Elas extraem o néctar das flores com o “tubo bucal”, chamado de “espirotromba”, e o sugam para se alimentar. O pólen fica grudado no corpo. Com isso, elas transportam o pólen para diferentes flores.

Lêmures

Um tanto incomum, os lêmures também são animais polinizadores, mas noturnos. Por conta da dieta à base de frutas, folhas, néctar, pólen e ervas, eles polinizam os lugares por onde passam, já que o pólen fica grudado nos pelos.

Mosca

A mosca é agente polinizador de sete espécies de plantas. Entre elas, a planta produtora do cacau, que é a matéria-prima para a fabricação do chocolate. Além dessa, poliniza a mangueira, a pereira e o pé de pimentão.

Vespas e marimbondos

São 11 espécies de vespas e 3 espécies do marimbondo responsáveis por polinizar 5 tipos de plantas: mangueira, umbuzeiro, pereira, juazeiro e aroeira-vermelha.

Mosquitos

Os zumbidos e a vermelhidão após a picada são incômodos, porém sabia que os mosquitos também se alimentam de néctar? Isso é feito principalmente pelos machos, já que as fêmeas preferem o sangue. Inclusive, na América, eles são responsáveis pela polinização de mais de 400 espécies de plantas.

lêmure em um toco de árvore

Besouros

Os besouros são responsáveis por polinizar muitos alimentos, como abóbora, quiabo, buriti, melancia, açaí e babaçu. Eles fazem a polinização ao se reproduzir nas plantas ou ao se alimentarem das partes.

Beija-flores

É possível que o beija-flor não seja uma surpresa, mas vale a pena mencioná-lo nesta lista. Isso porque o principal alimento dele é o néctar. Ao se alimentar, o beija-flor fica com o corpo coberto de pólen e o transporta para outras plantas.

Outras aves e morcegos

Periquitos, maritacas, sanhaços e mais cinco espécies de morcegos polinizam bacurizeiro, maracujá, abacaxizeiro-do-cerrado, pequizeiro, cajueiro, jatobá-do-cerrado e bananeira. O jatobá-do-cerrado é polinizado somente pelo morcego.

Gecko diurno

O nome é um pouco estranho, mas o gecko diurno é um lagarto verde que adora lamber o néctar das flores e das árvores. Por isso, o rosto e as patas dele ficam cheios de pólen, espalhado onde quer que ele passe.

Rato-do-arroz

Por último, trouxemos um animal polinizador que poucos conhecem: o rato-do-arroz. Esse pequeno mamífero é comum nos Andes da Colômbia, no Peru e no Equador. Vive em florestas e adora as flores da planta Oreocallis grandiflora. Então, sempre que ele as visita, o pólen fica preso na pelagem.

beija flor voando

O que você achou de conhecer alguns animais polinizadores? Nas lojas da Petz, você encontra todos os produtos necessários para fazer um belíssimo jardim para atrair esses animais e ajudar na manutenção da vida deles e de todo o planeta!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog