Cães

Cruzamento de Lhasa apso com Shih-tzu: como identificar?

Publicado em 17 de setembro de 2020

Tempo de leitura: 4min

Algumas raças caninas são tão parecidas entre si que oferecem um verdadeiro desafio a quem tenta identificá-las. É o caso das raças Shih-tzu e Lhasa apso, ambas originárias da Ásia, respectivamente da China e do Tibete. Mas você sabia que existe um cachorro híbrido, resultado do cruzamento de Lhasa apso com Shih-tzu?

lhasa-apso com shih-tzu

Apesar de muito parecidas, ambas as raças possuem suas singularidades. Ficou interessado no assunto? Continue lendo para saber dicas de como identificar a mistura Lhasa Apso com Shih-tzu.

Shih-apso: conheça a “mistura” de Shih-tzu com Lhasa apso

Quando falamos em cruzamento de Lhasa apso com Shih-tzu, é difícil antecipar qual será a aparência do pet. Afinal, não existe uma regra capaz de determinar quais características ele irá puxar de cada raça. Isso não diz respeito apenas à aparência, mas também em relação ao comportamento.

Nesse sentido, uma das peculiaridades do Shih-apso é que a mistura de raças resulta em filhotes de aparência muito similar. E não é para menos. Ao menos na aparência, Shih-tzu e Lhasa apso são raças muito parecidas. Tanto é que muita gente costuma confundir as duas. 

Com algumas diferenças de um indivíduo para outro, em geral os Shih-apsos têm altura que varia de 22 a 30 cm, com peso entre 5 a 8 kg. Ou seja, são pets de pequeno porte com características muito semelhantes às das raças que deram origem a eles. 

Além disso, são cães braquicefálicos — isto é, com focinho achatado — e possuem pelagem longa. Esta pode tanto ser lisa, como a do Lhasa apso, ou ondulada, mais característica do Shih-tzu. 

Temperamento: um fator de imprevisibilidade

Se na aparência os filhotes do cruzamento de Shih-tzu com Lhasa apso costumam ser muito parecidos, quando falamos de temperamento o quadro muda de figura. Isso porque, apesar de sua origem próxima, ao longo de sua história, as duas raças foram selecionadas com objetivos muito diferentes.

Começando pelo Lhasa apso, embora sejam excelentes cães de companhia atualmente, eles costumavam servir de cães de guarda, protegendo os templos de monges tibetanos e avisando sobre a presença de possíveis invasores. 

Por isso mesmo, apesar de sua aparência fofa, o Lhasa é um cão muito ativo e desconfiado com estranhos. Além disso, é comum ter o hábito de vocalizar (latir) quando percebe alguma novidade no ambiente.

Já o Shih-tzu surgiu especialmente para servir de cão de companhia. De acordo com historiadores, depois de seu surgimento no século XVII, a raça teria se tornado a favorita da família real da Dinastia Ming. Fato é que, como cães de companhia, os Shih-tzu costumam ser mais preguiçosos, muito apegados ao tutor e loucos por um colo.

Esse cruzamento de cachorro, por sua vez, pode puxar o temperamento tanto de uma raça como de outra. Seja como for, espere um pet divertido, companheiro e um pouco teimoso. Este traço, especificamente, está presente nos cães da raça Shih-tzu e Lhasa apso. 

lhaza-apso com shih-tzu

Cuidados com o Shih-apso

Uma vez que certos problemas de saúde são transmitidos de pais para filhotes, o cruzamento de Lhasa apso com Shih-tzu também tem maior propensão a desenvolver algumas condições comuns em ambas as raças. 

É o caso, por exemplo, de luxação patelar, displasia, úlcera de córnea e problemas renais. Para identificar alterações logo no início, leve o pet para uma consulta no veterinário com regularidade, ao menos uma vez por ano. 

A fim de não sobrecarregar as articulações, é importante oferecer uma alimentação balanceada e estimular atividades físicas por meio de passeios diários e brincadeiras. 

Ainda mais no caso de pets que puxaram a inquietação do Lhasa apso, isso também ajuda a manter o cachorro mais tranquilo e saudável física e psicologicamente.

Por fim, a pelagem longa do Shih-apso exige dedicação do tutor para mantê-la seca, limpa e livre de nós. Os banhos devem ser dados com regularidade, ao menos uma vez por semana, sempre com produtos adequados e tomando o cuidado de secar bem a pele e a pelagem. 

Também é importante escovar os pelos do amigo de quatro patas com frequência. Isso ajuda a remover pelos mortos e sujidades que contribuem para o surgimento de doenças de pele. 

filhote de lhasa-apso com shih-tzu

Depois de conferir tudo sobre o cruzamento de Lhasa apso com Shih-tzu, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre bem-estar e saúde animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog