Dicas

5 dicas para encontrar um gato desaparecido

Publicado em 16 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Os gatos são animais curiosos e bastante independentes, gostam de se aventurar por aí e desfrutar de muita liberdade. Por isso, é preciso se atentar para eles não se perderem, afinal um gato desaparecido pode ser um problema e tanto.

Gato deitado em asfalto

Esses pequenos felinos gostam de subir em locais altos e se enfiar em muitas frestas. Inclusive, não se engane pensando que ele não pode sair ou entrar em um lugar pequeno, os felinos são animais que encontram maneiras inovadoras de se meterem em encrencas.

Por isso, quando eles decidem sumir, encontrá-los pode ser uma tarefa bem desafiadora. Pensando nisso, resolvemos compartilhar com você cinco dicas sobre como encontrar um gato desaparecido! Assim, fica mais fácil reaver seu companheiro felino, não é mesmo?

Atraia seu gato com comida

Por mais que seja a opção mais óbvia, usar comida para atrair seu gato desaparecido é medida eficaz se você está se perguntando como achar um gato. Utilize alimentos com cheiros fortes, que seu pet costuma gostar bastante, mas só tenha o hábito de comer em ocasiões especiais.

Opte por comidas em sachês e latinhas, principalmente feitas à base de peixe. Assim, são maiores as chances de ele vir até você se estiver por perto.

Você também pode fazer barulhos com a embalagem ou o próprio potinho de ração, pois com certeza o seu amigo reconhecerá o ruído do petisco que ele tanto ama. Afinal de contas, os bichanos são muito curiosos.

Procure transmitir confiança e tranquilidade

Gatos desaparecidos podem ser mais desconfiados que normalmente. Assim, por mais próximos que talvez estejam, é provável que não saiam do esconderijo com tanta facilidade. Além disso, pode ser que eles fujam.

Assim, o que pode ajudar é manter a calma e transmitir confiança para o bichano. Chamá-lo pelo nome, de forma suave, é uma das melhores maneiras de atrair o animal. Não se desespere! Gritar pode assustar o pet ainda mais, complicando a situação.

Uma boa ideia também é usar algum brinquedo que faça barulho e você costuma usar para se divertir com o felino, como chocalhos ou ratos de borracha. O gatinho pode assimilar o som a um ambiente alegre e seguro, vindo ao seu encontro.

Divulgue o desaparecimento

Seja à moda antiga, seja com a ajuda de redes sociais, tornar público o desaparecimento do seu animalzinho pode ajudar muito. Quanto mais pessoas souberem sobre seu pet desaparecido, maiores são as chances de ele ser encontrado por alguém.

Você pode espalhar cartazes com seus dados e os do gatinho ou produzir posts para seus perfis digitais. O importante é sempre ter uma boa foto do bichano para facilitar a identificação.

Uma alternativa para garantir que seu gato desaparecido seja encontrado é incentivar a busca com algum tipo de recompensa. Inclusive, você pode fazer anúncios em jornais locais para aumentar a visibilidade. Atente-se apenas para possíveis golpes de pessoas mal-intencionadas.

Use lanternas para facilitar a busca

Como procurar gato desaparecido não é tarefa simples, você deve se equipar bem. Afinal, os gatos gostam de se esconder. Em frestas apertadas, embaixo de carros ou dentro de caixas, os bichanos provavelmente encontram um lugar de difícil acesso para se enfiar.

Gato laranja em local escuro

Isso é ainda mais provável de acontecer se o seu pet tiver fugido de casa, pois ele ficará bem assustado e buscará proteção. Então, outra dica para encontrar gato desaparecido é usar uma lanterna.

Além de ajudar a identificar o animal, que provavelmente estará em um local escuro, a lanterna reflete os olhos do felino. Assim, ela é um item quase indispensável para levar na hora de procurar pelo pet, seja durante o dia, seja à noite.

Capture o bichano com uma gaiola

Se o seu gato não tiver voltado para a casa depois de muito tempo, você pode tentar montar uma armadilha. Muitas lojas especializadas vendem esse tipo de gaiola que não oferece nenhum tipo de risco ao seu animal.

Faça uma trilha de alimentos que levem até a gaiola. Dentro, você também pode colocar outra comidinha e um brinquedo do gato desaparecido, o que vai fazer ele se sentir mais confortável.

Também não se preocupe, seu gatinho não vai se machucar! Essas armadilhas foram criadas para ajudar no passo a passo de como achar um gato perdido. Assim, não hesite em usá-las para aproveitar a companhia do seu bichano por muito tempo.

Esperamos que nossas dicas ajudem você, tutor, a encontrar o seu gato desaparecido o mais rapidamente possível. Não deixe de conferir o blog da Petz para mais conteúdos como esse! Por lá, é possível ler várias dicas incríveis sobre seu animalzinho.

Gato laranja

Mas não só isso! Ainda podemos ajudar com vários produtos incríveis para seu animal. Acesse o site da Petz e confira nosso catálogo completo para mimar seu amiguinho felino.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog