5 dicas para encontrar um gato desaparecido

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 29, 2021

Dicas
5 dicas para encontrar um gato desaparecido
Tempo de leitura: 3 minutos

Os gatos são animais curiosos e bastante independentes. Eles gostam de se aventurar por aí e desfrutar de muita liberdade. Por isso, é preciso se atentar para que eles não acabem se perdendo. Afinal, um gato desaparecido pode ser um problema e tanto.

gato se coçando

Esses pequenos felinos gostam de subir em locais altos e se enfiar em muitas frestas. Por isso, quando decidem sumir, encontrá-los pode ser uma tarefa bem desafiadora. Pensando nisso, resolvemos compartilhar com você cinco dicas de como encontrar um gato desaparecido!

Atraia o seu gato com comida

Por mais que seja a opção mais óbvia, usar comida para atrair o seu gato desaparecido pode funcionar muito bem. Utilize alimentos com cheiros fortes e que seu pet costuma gostar bastante, mas só tenha o hábito de comer em ocasiões especiais. 

Opte por comidas em sachês e latinhas, principalmente por aqueles que são feitos à base de peixe. Assim, as chances de ele vir até você se estiver por perto são maiores. Você também pode fazer barulhos com a embalagem, pois com certeza o seu amigo reconhecerá o ruído do petisco que ele tanto ama. 

Procure transmitir confiança e tranquilidade

Gatos desaparecidos podem ser mais desconfiados que o normal. Assim, por mais próximos que talvez estejam, é provável que não saiam do esconderijo com tanta facilidade. 

O que pode ajudar é manter a calma e transmitir confiança para o bichano. Chamá-lo pelo nome, de forma suave, é uma das melhores maneiras de atrair o animal. Gritar pode acabar assustando o pet ainda mais, complicando a situação. 

Uma boa ideia também é usar algum brinquedo que faça barulho, como chocalhos ou ratos de borracha, e que você costuma usar para se divertir com o felino. O gatinho pode acabar  assimilando o som a um ambiente alegre e seguro, vindo ao seu encontro. 

Divulgue o desaparecimento

Seja à moda antiga ou com a ajuda de redes sociais, tornar público o desaparecimento do seu animalzinho é algo que pode ajudar muito. Quanto mais pessoas souberem sobre o seu pet desaparecido, maiores as chances de ele ser encontrado por alguém. 

Você pode espalhar cartazes com os seus dados e os do gatinho ou produzir posts para seus perfis digitais. O importante é sempre ter uma boa foto do bichano para facilitar a identificação. 

Outra alternativa para garantir que o seu gato desaparecido seja encontrado é incentivar a busca com algum tipo de recompensa. Você pode, inclusive, fazer anúncios em jornais locais para aumentar a visibilidade. Fique atento apenas para possíveis golpes de pessoas mal-intencionadas. 

gato no mato

Use lanternas para facilitar a busca

Como procurar gato desaparecido não é tarefa simples, você deve estar bem equipado. Afinal de contas, os gatos gostam de se esconder. Seja em frestas apertadas, embaixo de carros ou dentro de caixas, os bichanos provavelmente encontrarão um lugar de difícil acesso para se enfiar. 

Isso é ainda mais provável de acontecer se o seu pet tiver fugido de casa, pois ele ficará bem assustado e buscará proteção. Então, uma outra dica para encontrar gato desaparecido é usar uma lanterna. 

Além de ajudar a identificar o animal, que provavelmente estará em um local escuro, a lanterna reflete nos olhos do felino. Assim, esse é um item quase indispensável para levar com você na hora de procurar pelo pet, seja durante o dia ou à noite. 

Capture o bichano com uma gaiola

Se depois de muito tempo perdido o seu gato não tiver voltado para a casa, você pode tentar montar uma armadilha. Muitas lojas especializadas vendem esse tipo de gaiola, que não oferece nenhum tipo de risco ao seu animal. 

Faça uma trilha de alimentos que levem até a gaiola. Dentro, você também pode colocar alguma outra comidinha e um brinquedo do gato desaparecido, o que vai fazer com que ele se sinta mais confortável. 

gato perdido

Esperamos que as nossas dicas possam ajudar você, tutor, a encontrar o seu gato desaparecido o mais rápido possível. Não deixe de conferir dar uma olhada nos no Blog Petz para mais conteúdos como esse!  

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *