Gato dormindo com o dono é uma boa ideia?

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 26, 2020

Dicas
Gato dormindo com o dono é uma boa ideia?
Tempo de leitura: 4 minutos

Ninguém resiste a um chamego com o filho de quatro patas. Porém, ainda há muita dúvida sobre permitir que o pet suba na cama. Nesse caso, será que gato dormindo com o dono é uma boa ideia? Por mais limpinhos que sejam os bichanos, às vezes essa proximidade causa certa insegurança. 

gato dormindo

Se o peludo adora subir na cama da hora da soneca, você está no lugar certo. Conversamos com um especialista que explicou se faz mal dormir com gato. Continue lendo para aprender mais sobre o tema! 

Por que gatos gostam de dormir com o tutor? 

Se você tem um bichano em casa, provavelmente já reparou que ele adora dormir com o tutor. Tanto que, muitas vezes, insiste em entrar no quarto e subir na cama, mesmo após várias negativas. Mas por que será que isso ocorre? 

Na verdade, ter um gato dormindo na cama é um ótimo sinal. O Dr. Ítalo Teixeira, médico-veterinário da Petz, explica que isso significa que o peludo tem muito carinho, respeito e confiança pelo tutor. Abaixo, separamos os principais motivos que levam o bichano a dormir com o tutor. 

  • Companhia: apesar das más línguas dizerem o contrário, os gatos odeiam ficar sozinhos, mesmo durante a noite. Por isso, o bichano busca companhia, dormindo perto do seu tutor; 
  • Carinho: quando o gato escolhe sua cama para dormir, também é um sinal de carinho. Significa que o peludo gosta de passar bons momentos com você; 
  • Confiança: os felinos são muito desconfiados e sabem que a hora do sono é um momento em que estão mais frágeis. Assim, quando o gato dorme com o tutor ele está demonstrando que confia plenamente que nada de ruim vai acontecer, 
  • Calor: por fim, os gatos adoram dormir no conforto. Por isso, preferem dormir próximo ao seu tutor, pois é quase como uma almofada quentinha. 

O especialista explica também um fato curioso: muitas vezes, os gatos preferem dormir próximos à cabeça do tutor. Por mais que isso possa parecer incômodo, há bons motivos para essa escolha.! Além dessa ser uma região mais quente, nós mexemos menos a cabeça enquanto dormimos. Assim, o gato se sente ainda mais seguro. 

gatos dormindo juntos

Gato dormindo com o tutor: é permitido? 

Certo, já sabemos os motivos que levam os bichanos a deitar com seus tutores. Mas será que gato pode dormir com o dono? O Dr. Ítalo explica que está tudo bem ter essa prática, contanto que o tutor esteja se sentindo confortável. 

“Depende. Se alguém da família tem alergias ou outro problemas de saúde, dormir com gato faz mal. Caso contrário, de modo geral, não há problemas”, afirma o veterinário. Por isso, pode deixar seu peludo subir em sua cama sem medo. 

O especialista, entretanto, reforça que é necessário atenção para a segurança de ambos os lados. Os cuidados para o gato dormindo com o tutor sem problemas são: 

  • Higiene: os gatos são considerados quase autolimpantes. E, de acordo com especialistas, os banhos de língua são muito eficientes. Porém, se você desejar dormir com seu bigodudo, um banho ocasional pode ser uma boa ideia; 
  • Vacinação: a vacinação é importante não só para quando o gato sobe à cama. Entretanto, se o amigo dorme do seu lado, esse é um ponto essencial. Os pets podem carregar zoonoses, doenças que são transmitidas para humanos. Por sorte, as vacinas previnem a maioria das enfermidades; 
  • Vermifugação: os vermífugos também são uma recomendação para todos os pets. Porém, quando o gato dorme com o tutor, isso é ainda mais importante, 
  • Deixar a porta aberta: por fim, o veterinário explica a importância de deixar a porta aberta ao dormir com o gato. Isso vai permitir que seu peludo saia quando precisar e evitar qualquer estresse. 

Benefícios de dormir com o gato

Seguindo as recomendações indicadas, gato dormindo com o tutor não só é permitido como traz diversos benefícios. De acordo com estudos, quando os gatos gostam de dormir com o dono há vantagens para ambas as partes. Sendo elas:

  • Melhoras para a saúde: estudos mostram que os tutores de gatos têm menores chances de ataques de coração. Isso porque os bichanos têm o poder de nos desestressar; 
  • Poder de cura: o ronronar dos felinos não é só fofo e divertido. De acordo com estudos, essa prática tem um alto poder curativo para os bichanos. Pesquisadores ainda estão tentando descobrir qual o efeito do ronronar nos humanos, mas ninguém duvida do poder terapêutico de um ronronar, 
  • Carinho: além dos efeitos acima, dormir com gato pode ser um ótimo momento para trocar carinho com o pet. Lembre-se que momentos de afago são muito importantes em uma tutoria responsável. 

Assim, se você desejar continuar dormindo com o gato, saiba que não há problemas! Apenas siga as recomendações para que ambos possam curtir a noite sem medo. 

gato dormindo na cama

Após conferir tudo sobre gato dormindo com o dono, acesse o blog da Petz e tenha outros conteúdos sobre o universo pet em primeira mão!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *