Seu gato não usa caixa de areia? Saiba como resolver

Postado por PETZ, em 16/04/2020

Comportamento
Seu gato não usa caixa de areia? Saiba como resolver

Os bichanos são fofos, divertidos, independentes e, claro, higiênicos. Pois, afinal, felinos sempre enterram suas necessidades, não é mesmo? Para alguns tutores, a história não é bem assim. Na verdade, eles muitas vezes relatam que o gato não usa a caixa de areia

gato deitado no cobertor

Entretanto, é importante entender que tal comportamento merece atenção. Além de ser desagradável encontrar as necessidades do pet em qualquer lugar, a prática de enterrar o xixi e o cocô é natural dos bichanos. 

Assim, caso esteja se perguntando “por que meu gato não usa a caixa de areia?”, é hora de buscar ajuda. Por sorte, preparamos um guia que vai te ensinar a resolver o problema. Continue lendo para saber mais.

Gato sempre procura a caixa de areia?

É um fato bem conhecido que os bichanos fazem suas necessidades na areia. Mas será que isso sempre acontece? A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que esse realmente é o comportamento padrão dos felinos. “Bichanos são naturalmente limpos”, afirma. 

Segundo a especialista, a prática de higiene é algo natural dos peludos. Basta lembrar que os gatos também tomam seu próprio banho. A veterinária conta que é um comportamento selvagem, e é uma forma de os gatos se protegerem. 

“Enterrar as necessidades é um meio de esconder seus rastros de possíveis predadores”, afirma. E quando o gato não usa caixa de areia? Será que há algo errado? Em alguns caso sim, outros não. Tudo vai depender do seu pet. 

Causas para errar a caixinha

Se o gato não quer usar a caixa de areia, algumas razões podem estar por trás do comportamento. Você poderá analisar o seu filho de quatro patas e entender quais os principais motivos.

O bichano não sabe ir ao banheiro

Alguns bichanos nunca aprenderam a enterrar suas necessidades. Apesar de ser uma atitude natural, há casos de gato filhote que não usa caixa de areia e precisa de um empurrãozinho para aprender a ir ao banheiro. 

“Acontece especialmente com aqueles gatinhos que foram afastados da mãe”, comenta a Dra. Suelen Silva, médica-veterinária da Petz. “Neste caso, o tutor pode estimular o comportamento, colocando o gato na areia e fazendo movimentos com suas patinhas”, complementa. 

A boa notícia é que não é preciso muito esforço. O peludo, naturalmente, vai perceber que na verdade ele gosta da areia, e passará a utilizá-la como banheiro logo quando entender o próprio extinto.

Problemas comportamentais

Os problemas comportamentais são outra razão comum quando um gato não usa caixa de areia. Segundo Dra. Cássia, o peludo pode ter problemas de adaptação, marcação de território ou desafios de convivência. 

Nesses casos, no entanto, o bichano não faz um xixi comum. “A urina de marcação de território é em forma de spray e tem um odor mais forte”, comenta a Dra. Suelen. Ou seja, em alguns casos o bichano pode usar a caixinha para o xixi mas, mesmo assim, ainda marcar seu território em outros espaços da casa. 

Problemas de saúde

Caso se questione “por que meu gato não quer mais usar a caixa de areia?”, pode ser que ele esteja com algum problema de saúde. Isso porque algumas doenças do trato urinário, como cálculos renais, infecção urinária ou na bexiga, podem dispor o peludo a errar na hora de ir ao banheiro. 

Não procurar a caixinha não é o único sintoma. Verifique se o pet demonstra dor, apatia ou falta de apetite. Ao notar alguns dos sinais e se perguntar “por que meu gato não usa mais a caixa de areia?”, procure um veterinário. 

gato deitado com manha

Porém, a fim de identificar a causa do problema, há algumas dicas. A Dra. Cássia explica que quando um gato não procura a caixinha, seja por problemas de saúde ou por não saber utilizar, é como uma ida ao banheiro comum. 

O bichano se agacha, faz suas necessidades e, muitas vezes, ainda arranha o chão, tentando enterrar o seu feito com uma areia invisível. Já a urina de marcação de território ou problemas comportamentais é diferente. Ela sai como um esguicho, e geralmente sobre a parede ou móveis. 

Como fazer o pet usar o local certo para urinar

A ajuda naquele momento em que o gato não usa caixa de areia vai depender da origem do problema. Entender se o bichano está errando o lugar por problemas comportamentais ou por alguma doença é essencial para saber como agir. Entretanto, algumas dicas podem auxiliar você a estimular o bichano a procurar a caixinha.

Mantenha a caixa limpa

Gatos são muito higiênicos e odeiam um espaço sujo. Se encontrarem uma caixa de areia sem limpar e descuidada, provavelmente vão procurar outro espaço para se aliviar.

Tenha mais caixas do que gatos

A dica é especialmente importante para quem tem mais de um bichano em casa. Como a urina é uma forma de comunicação entre os felinos, é fundamental ter mais caixas do que bichanos. 

Muitas vezes um pet mais forte pode tomar conta do banheiro, deixando o outro bichano sem espaço para se aliviar. A recomendação é sempre ter, pelo menos, uma caixa a mais que o número de gatos. Ou seja, se você tem 2 peludos, tenha 3 caixas de areia, e assim por diante.

Verifique se há algo incomodando o pet

Gatos são pets com personalidade forte e, muitas vezes, podem se incomodar com a família. Mudanças de espaço, a chegada de um novo membro, a saída de um membro antigo, uma rotina muito atribulada ou mesmo a falta de atenção podem levar o pet a problemas comportamentais e erros na hora de ir ao banheiro. 

Analise a rotina da casa e verifique se há algo incomodando o bichano. Tente trabalhar na raiz do problema, deixando o pet mais confortável e contente para evitar os xixis de marcação de território.

Invista em feromônios

Se mesmo pensando nos pontos citados o pet ainda não usa a caixa de areia, talvez seja a hora de buscar ajuda. É possível encontrar produtos que tanto evitam o xixi do gato em alguns locais como convidam o bichano a procurar o banheiro certo. Já que é uma forma de dar um empurrãozinho no seu amigo. 

  • Lembre-se do reforço positivo: para um bichano que está no treinamento da caixinha, é muito importante oferecer o reforço positivo! Sempre que o felino acertar na hora do banheiro, faça um carinho e dê um pequeno petisco. É uma forma de acostumar o bichano a procurar a caixinha sempre,
  • Procure um veterinário: caso desconfie que o seu filho de quatro patas está errando a caixinha por uma questão de saúde, não hesite: procure um veterinário rapidamente. As doenças no sistema urinário são comuns em bichanos, e somente um especialista poderá ajudar seu amigo. 

Com as dicas acima, você provavelmente não terá mais que lidar com a preocupação de que o gato não usa caixa de areia. Além disso, garante a saúde e o bem-estar do amigo peludo. 

gato deitado no cobertor

Agora que você sabe os motivos desse comportamento nos felinos, confira o blog da Petz e tenha outros conteúdos que vão deixar o animalzinho mais feliz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *